Blog

IoT na Logística: veja o que há de novo

IoT na Logística: veja o que há de novo

Quem diria, alguns anos atrás, que a IoT na logística se transformaria em algo tão importante? Graças à tecnologia, os espaços se reduzem, a eficiência aumenta, os gastos despencam e os desafios se tornam mais fáceis de serem geridos.

Claro que quem sai ganhando são os gestores da empresa, já que dá para abrir uma boa margem entre a concorrência apenas fazendo uma logística de qualidade. Entretanto, é necessário lembrar que, para o benefício ser contínuo, é importante estar sempre por dentro das novidades no mundo tecnológico.

Por isso separamos as principais utilidades de uma das tecnologias mais promissoras da atualidade dentro da logística. Confira!

 

 

Gestão de Frotas

Estima-se que a solução chegará a 180 milhões de veículos comerciais na América do Norte até 2020, e você não pode ficar fora dessa!

A gestão de frotas é essencial para quem opera um grande número de veículos no dia a dia, já que possibilita que caminhões de entrega, vans, envio de contêineres e todos os outros processos estejam integrados e gerem dados.

Essas informações ajudarão a reconhecer possíveis falhas e a entender, em tempo real, sobre os locais e operações das frotas.

Para adotar a IoT nesse cenário, basta procurar uma tecnologia de rastreamento, como o GPS, muito útil na realização de monitoramento outdoor.

 

Monitoramento por vídeo

Essa tecnologia complementa a de gestão de frotas, mas agora na perspectiva de segurança.

Que gerente logístico não se preocupa com furtos de carga, combustível, assaltos e roubos? A maioria com certeza tem essa preocupação, já que qualquer uma das situações descritas causa grandes dores de cabeça e inúmeros prejuízos.

Se você se enquadra nesse grupo, uma boa solução para o problema é o monitoramento de veículos com câmeras conectadas a uma central e interligadas a sensores nas mercadorias e tanques de combustível.

Parece complexo demais, mas na verdade a tecnologia funciona de modo simples. Por exemplo: quando algo pode estar errado, como alguém mexendo no tanque ou o motorista fora da cabine, o sistema emite um alerta e envia as imagens para a central, que tomará as medidas necessárias e chamará a polícia caso necessário.

 

Rastreamento de ativos

Além de monitorar seus veículos, as tecnologias RTLS são capazes de descobrir onde qualquer objeto ou pessoa está com a utilização de tags.

Por mais que haja uma vasta gama de opções, como beacons, WiFi, RFID e outros, é fundamental saber qual o protocolo ideal para seu projeto, já que os investimentos nem sempre são baixos e cada tecnologia oferece uma solução diferente.

Porém, quando bem aplicada, é capaz de reestruturar todos os processos, desde gestão de estoque até realocação de equipes, permitindo corte de gastos significativos e melhor eficiência da empresa.

De acordo com a Cisco, soluções de rastreamento de ativos têm o poder de impactar mais de US$1,9 trilhão no setor de logística e cadeia de suprimentos, e para não perder tempo, cerca de 70% das empresas de varejo e manufatura já começaram um projeto de transformação digital nessas áreas. É um bom momento para começar a pensar em inovar!

 

 

Inventário

Graças às maravilhas da tecnologia, você nunca mais perderá um prazo. Como? Simples: basta adotar os sensores da IoT!

Com eles, você pode rastrear todo seu inventário, incluindo os materiais em estoque para produções futuras de forma fácil e prática.

A Amazon, por exemplo, decidiu adotar a tecnologia e se beneficia de robôs WiFi para escanear códigos QR em seus produtos.

Além de ser uma opção muito mais eficiente para realizar inventário, os dados gerados possibilitam a percepção de novas tendências e auxiliam na tomada de decisões estratégicas.

 

Como a Novidá pode ajudar a implantar IoT na Logística

Como empresa, queremos te ajudar a resolver seus mais complexos desafios com tecnologia de ponta, soluções personalizadas e excelente custo/benefício.

É com essa missão em mente que a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor de precisão, capaz de monitorar ativos, pessoas e equipamentos com praticidade e segurança.

Quer saber mais sobre nosso trabalho e otimizar os processos na sua empresa? Conheça nossa solução para logística e veja como podemos te ajudar!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil