Blog

Kaizen na saúde: como funciona?

Kaizen na saúde: como funciona?

A filosofia japonesa de melhoria continua não falha! Tal é seu sucesso, que até a área hospitalar já percebeu como aumentar a produtividade e reduzir os gastos por meio da metodologia. Mas e você, já conhece os benefícios do kaizen aplicado à saúde?

Para você ter uma ideia de sua eficácia, países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido não dispensam as técnicas do processo e, desde 2004, Portugal entrou na lista dos fãs do Kaizen.

Dentre as soluções que a metodologia apresenta, podemos citar:

– Redução dos gargalos

– Eliminação da muda

Gestão de processos simplificada

– Melhoria no desempenho e engajamento dos funcionários

– Integração entre os sistemas

– Maior controle das operações e da qualidade

Gostou? Então confira o que ele pode fazer na área hospitalar!

 

Por que investir no Kaizen aplicado à saúde?

Além de todos os benefícios citados acima, a filosofia garante melhorias específicas tanto para as indústrias farmacêuticas quanto para os pacientes de um hospital.

Quando a equipe se engaja em implementar o Kaizen, é possível notar grande redução nos tempos de espera desde o instante em que o doente chega em busca de auxílio até o momento da cirurgia. Tudo isso contribuiu para a excelência do atendimento no hospital e a satisfação dos médicos com relação ao ambiente de trabalho.

Além disso, a gestão de processos é facilitada, já que o Kaizen também aprimora a logística e ajuda a elencar as prioridades do local.

 

Como implementar o Kaizen na saúde

Para eliminar todos os desperdícios, conte com o Modelo 7 Muda, responsável por agrupar os erros em categorias. No caso hospitalar, você deve pensar em:

 

– PEPs, prontuários eletrônicos – acabe com a papelada e reduza as falhas automatizando o transporte de fichas.

 

Gestão de estoque eficiente – aplique uma solução que impeça que medicamentos e materiais fiquem guardados sem uso. Opte por um sistema voltado para a filosofia do Just in Time para que a compra e a entrega sejam realizadas na hora certa.

 

– Aposte no digital – chegou a hora de você informatizar seus dados. Além de garantir maior segurança, implementar novas tecnologias torna os procedimentos muito mais ágeis.

 

– Movimentação de pessoas e máquinas – saber tudo que acontece no Gemba é fundamental para a tomada de decisões estratégicas. Por meio da geolocalização indoor, você consegue rastrear suas equipes e visualizar o negócio como um todo.

 

– Dê prioridade aos casos mais graves – a automatização da classificação de risco ajuda na excelência do atendimento ao cliente e acaba com a espera desnecessária. Vale a pena investir!

 

– Mande mensagens – remarque e confirme consultas por meio de SMS, mensagens de WhatsApp e e-mails. Dessa forma, você reduz faltas e relembra o paciente do horário agendado.

 

– Organize o fluxo – utilize sistemas capazes de direcionar os pacientes para as salas de consulta em vez de deixar tudo na mão dos assistentes. Assim, você pode delegar tarefas mais importantes para seus funcionários e impedir que erros básicos aconteçam.

 

Como a Novidá pode te ajudar

Pensar na gestão de pessoas é um dos principais pontos de interesse do Kaizen, e analisar suas equipes pode ficar muito mais fácil com o software de geolocalização indoor e outdoor de precisão desenvolvido pela Novidá.

Além de permitir que você realoque médicos e enfermeiros de acordo com a necessidade de cada andar, o sistema ajuda a rastrear máquinas e ativos, o que possibilita saber com facilidade onde se encontram equipamentos móveis, como o eletrocardiograma.

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Clique aqui e confira!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil