Blog

Kaizen – conheça essa metodologia de gestão

Linha de Produção: Como torna-la mais eficiente?

Nascido no Japão após a Segunda Guerra Mundial, o Kaizen é um dos principais temas discutidos quando falamos sobre aumentar a produtividade da empresa e reduzir custos, ainda mais no cenário mercadológico exigente, que é ágil e competitivo.

Na língua de seu país de origem, a metodologia significa melhoria contínua, por isso, se você pretende adota-la em seu negócio, saiba que é algo cíclico e que deve ser constantemente pensado, tanto na parte da gestão de processos, quanto no desenvolvimento de funcionários, gerentes e gestores.

Quer saber mais sobre como sua empresa pode ficar ainda melhor? Confira!

 

 

O que é o Kaizen?

Como já comentamos, a tradução de kaizen é melhoria contínua. Ou seja, trata-se de uma metodologia que envolve todos os colaboradores – dos operários aos diretores – em busca de otimização de processos e aumento da eficiência.

Trata-se de um processo cíclico, constante, que nunca chega ao fim. Afinal, sempre haverá algo há ser otimizado dentro da empresa e sempre surgirão novas tecnologias para deixar os processos ainda mais eficientes.

Para ser colocado em prática, o Kaizen se utiliza de outros conceitos que pregam a eficiência, como o Just in time (técnica para produzir apenas o que for expedido, evitando perdas e desperdícios) e a Manutenção Produtiva Total – TPM (metodologia que cria condições para que os processos operem de forma padronizada e sem interrupções imprevistas).

 

Características do Kaizen

1) Pode ser aplicado em qualquer negócio, seja de grande ou pequeno porte;

2) Prega a eliminação de todo desperdício e se apoia nos conceitos de Lean Manufacturing;

2) Preza pela excelência na gestão de pessoas e pelo trabalho colaborativo;

4) Visa a melhoria contínua e o aumento da produtividade;

5) Apoia a transparência dos processos e o compartilhamento dos resultados. Portanto, busque métodos de gestão à vista para facilitar o processo;

6) Prioriza o Gemba;

 

Como implementar o Kaizen

 

Avalie sua empresa

É essencial que você entenda tudo sobre os processos que ocorrem na sua empresa.

Por isso, o passo número um é verificar as áreas que apresentam gargalos e então estipular soluções para eles.

Depois, busque estabelecer metas para que você possa medir seu crescimento.

Utilize outras metodologias, como o PDCA, para acompanhar e sempre melhorar o processo

 

 

Estabeleça padrões

Crie e implemente algumas regras e práticas a serem seguidas por todos. Elas podem variar desde a implementação de novas tecnologias até simples atos, como jogar papel apenas no lixo reciclável.

 

Invista no trabalho conjunto

Para que seja possível implementar um projeto de melhoria contínua, é necessário garantir que o espírito de trabalho em equipe esteja forte.

Dessa forma, crie grupos de Kaizen e escolha um líder para cada célula criada, permitindo que haja um responsável por transmitir os avanços identificados e por garantir que soluções sejam encontradas para os problemas da empresa.

 

Engaje seus funcionários

Procure manter os colaboradores por dentro de tudo que acontece no negócio e engaje-os para que os resultados sejam cada vez mais satisfatórios.

Promova treinamentos sempre que preciso e garanta que cada um desempenhe seus papéis com empenho.

Uma cultura de transparência e gestão à vista são cruciais para extrair o melhor comprometimento das pessoas.

 

 

Como a Novidá pode te ajudar

Pensar na forma de gerir pessoas é um dos principais pontos de interesse do Kaizen, e analisar suas equipes pode ficar muito mais fácil com o sistema de gestão de pessoas e equipamentos desenvolvido pela Novidá.

Nossa solução é focada no entendimento e melhoria de processos operacionais focado nas pessoas e suas atividades operacionais. Através de um conjunto de tecnologias proprietárias, que envolvem Geolocalização indoor e outdoor (RTLS), Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

Entregamos aos nossos clientes um entendimento holístico destes processos permitimos a medição de dados confiáveis e o controle integral – em tempo real – de diversos indicadores críticos sobre sua operação e garantir que as normas de segurança sejam aplicadas da forma correta.

Já geramos impactos consistentes nas operações de nossos clientes, na ordem milhões de reais ao ano, com ROI médio de 14x o valor investido!

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Clique aqui e confira!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil