Nascido no Japão após a Segunda Guerra Mundial, o Kaizen é um dos principais temas discutidos quando falamos sobre aumentar a produtividade da empresa e reduzir custos, ainda mais no cenário mercadológico exigente, que é ágil e competitivo.
Na língua de seu país de origem, a metodologia significa melhoria contínua, por isso, se você pretende adota-la em seu negócio, saiba que é algo cíclico e que deve ser constantemente pensado, tanto na parte da gestão de processos, quanto no desenvolvimento de funcionários, gerentes e gestores.
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O que é o Kaizen?
Como já comentamos, a tradução de kaizen é melhoria contínua. Ou seja, trata-se de uma metodologia que envolve todos os colaboradores – dos operários aos diretores – em busca de otimização de processos e aumento da eficiência.
Trata-se de um processo cíclico, constante, que nunca chega ao fim. Afinal, sempre haverá algo há ser otimizado dentro da empresa e sempre surgirão novas tecnologias para deixar os processos ainda mais eficientes.
Para ser colocado em prática, o Kaizen se utiliza de outros conceitos que pregam a eficiência, como o Just in time (técnica para produzir apenas o que for expedido, evitando perdas e desperdícios) e a Manutenção Produtiva Total – TPM (metodologia que cria condições para que os processos operem de forma padronizada e sem interrupções imprevistas).
Características do Kaizen
1) Pode ser aplicado em qualquer negócio, seja de grande ou pequeno porte;
2) Prega a eliminação de todo desperdício e se apoia nos conceitos de Lean Manufacturing;
2) Preza pela excelência na gestão de pessoas e pelo trabalho colaborativo;
4) Visa a melhoria contínua e o aumento da produtividade;
5) Apoia a transparência dos processos e o compartilhamento dos resultados. Portanto, busque métodos de gestão à vista para facilitar o processo;
6) Prioriza o Gemba;
Como implementar o Kaizen
Avalie sua empresa
É essencial que você entenda tudo sobre os processos que ocorrem na sua empresa.
Por isso, o passo número um é verificar as áreas que apresentam gargalos e então estipular soluções para eles.
Depois, busque estabelecer metas para que você possa medir seu crescimento.
Utilize outras metodologias, como o PDCA, para acompanhar e sempre melhorar o processo
Estabeleça padrões
Crie e implemente algumas regras e práticas a serem seguidas por todos. Elas podem variar desde a implementação de novas tecnologias até simples atos, como jogar papel apenas no lixo reciclável.
Invista no trabalho conjunto
Para que seja possível implementar um projeto de melhoria contínua, é necessário garantir que o espírito de trabalho em equipe esteja forte.
Dessa forma, crie grupos de Kaizen e escolha um líder para cada célula criada, permitindo que haja um responsável por transmitir os avanços identificados e por garantir que soluções sejam encontradas para os problemas da empresa.
Engaje seus funcionários
Procure manter os colaboradores por dentro de tudo que acontece no negócio e engaje-os para que os resultados sejam cada vez mais satisfatórios.
Promova treinamentos sempre que preciso e garanta que cada um desempenhe seus papéis com empenho.
Uma cultura de transparência e gestão à vista são cruciais para extrair o melhor comprometimento das pessoas.
Como a Novidá pode te ajudar
Pensar na forma de gerir pessoas é um dos principais pontos de interesse do Kaizen, e analisar suas equipes pode ficar muito mais fácil com o sistema de gestão de pessoas e equipamentos desenvolvido pela Novidá.
Nossa solução é focada no entendimento e melhoria de processos operacionais focado nas pessoas e suas atividades operacionais. Através de um conjunto de tecnologias proprietárias, que envolvem Geolocalização indoor e outdoor (RTLS), Internet das Coisas e Inteligência Artificial.
Entregamos aos nossos clientes um entendimento holístico destes processos permitimos a medição de dados confiáveis e o controle integral – em tempo real – de diversos indicadores críticos sobre sua operação e garantir que as normas de segurança sejam aplicadas da forma correta.
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