blog

A importância das soluções simples com o Karakuri Kaizen

Karakuri

 

Quando se pensa em eficiência na produção e aplicação de conceitos para melhorar os índices de produtividade, as técnicas japonesas se destacam – o sistema Toyota de Produção é um ótimo exemplo dessa afirmação. O Karakuri Kaizen tem a sua origem nos bonecos de madeira com nome similar, o “karakuri ningyou” com registros no século XII e popularizado durante o século XVI.

Esse importante conceito não tem o seu sucesso somente atrelado a algum boneco ou modelo figurativo. O Karakuri Kaizen converge com os conceitos aplicados também no Lean Manufacturing para entregar muito mais valor ao sistema produtivo da fábrica. Assim, a partir de um item simples consegue-se transmitir uma mensagem importante de simplificação em prol da máxima eficiência.

Continue acompanhando a nossa publicação para saber mais sobre o Karakuri Kaizen, o Lean Manufacturing e importância de aplicá-lo na sua linha de produção!

 

 

A história por trás do nome Karakuri

 

A história por trás do nome dado ao conceito do Karakuri Kaizen pode ser estranha, mas tem total ligação após entender um pouco mais da sua evolução. Karakuri na verdade era o nome de alguns bonecos de madeira muito comuns no Japão desde o século XII, quando um registro da sua existência foi feito em um conto popular.

Este conto fala sobre a história de uma comunidade japonesa que era governada por um príncipe e estavam enfrentando um longo período de grave seca. Este príncipe imaginou um boneco Karakuri com baldes de água e um mecanismo mecânico que os virava de tempos em tempos. Assim, conseguiu ter a atenção da população que queria ver o boneco em funcionamento, garantindo a irrigação para as plantações de arroz.

 

A evolução dos bonecos Karakuri 

 

Os bonecos Karakuri se popularizaram com a aplicação cada vez mais criativa de técnicas de movimentação mecânica e formas diferentes de executar estes movimentos. De forma similar as marionetes, mas por meio de dispositivos mecânicos como molas, ar, água, areia e até o mercúrio.

O conceito principal da evolução dos bonecos Karakuri e a aplicação em outros locais se dá principalmente quando se entende o próprio cenário de industrialização japonês. É utilizar a criatividade para gerar alguma ação que impacte em benefícios para o ambiente ou para a produção, convergindo com o Lean Manufacturing e o seu foco em redução de desperdícios. 

Evoluiu ainda mais para qualquer dispositivo mecânico que não utiliza ou tem acesso limitado a alguma fonte de energia elétrica, hidráulica ou pneumática para realizar o seu movimento. Assim, a gravidade, cinemática ou até algum tipo de jogo de pesos pode ser utilizado para a manipulação do objeto.

 

O Karakuri e o Lean Manufacturing

 

O Lean Manufacturing e o Karakuri convergem bastante nos seus conceitos e na sua aplicação. Tem como foco principal otimizar os processos ou os sistemas de transporte do local e evolui para a metodologia de Karakuri Kaizen.

Assim, o Karakuri Kaizen tem alguns princípios básicos para a sua aplicação com sucesso em diferentes etapas da produção.

  • Não se deve utilizar o esforço humano – o objeto deve-se mover automaticamente;
  • Não gaste dinheiro com isso, ou o mínimo possível;
  • Utilize alguma força já existente no equipamento em si ou até a gravidade para realizar o movimento;
  • Ouça os conselhos de quem trabalha diretamente naquela etapa, a “sabedoria do chão de fábrica”;
  • É importante aplicar conceitos de segurança como dispositivos que parem automaticamente.

 

 

A observação é importante para aplicar o Karakuri Kaizen

A observação é uma das etapas mais importantes na hora de aplicar o Karakuri Kaizen devido principalmente a forma de absorver os problemas e sugerir propostas criativas de solução. Uma das melhores formas de aplicá-lo é incentivar tanto os líderes de time quanto os operadores para utilizar a elementos simples com o intuito de aumentar a sua produtividade.

 

Exemplos da aplicabilidade do Karakuri Kaizen numa linha de produção

 

Os conceitos do Karakuri Kaizen são excelentes na teoria mas podem ser difíceis de entender sem exemplos práticos e que demonstrem o seu poder de transformação e evolução de uma organização. Os pontos em comum são o de ter baixo ou nenhum custo e de promover o desenvolvimento das pessoas. E vale salientar que são sempre aplicações simples e criativas.

 

O Karakuri Kaizen para garantir o abastecimento de materiais na linha de produção

Um ótimo exemplo do Karakuri Kaizen é na hora de garantir o abastecimento de materiais numa determinada linha de produção de uma indústria. Um determinado operador percebeu que precisava sempre realizar uma movimentação para buscar mais insumos quando os seus acabavam e aplicando alguns conceitos e a criatividade, pensou numa solução simples.

Ao instalar um alçapão conectado por um fio a uma garrafa de água para servir de contrapeso, conseguiu-se balancear o recipiente de peças. Toda vez que este recipiente esvazia, o contrapeso atua fazendo com que o alçapão se abra e o recipiente caia. Em seguida outro cheio já desliza para o local de uso do operador, removendo esse tipo de trabalho repetitivo que poderia existir na linha de produção.

 

O Karakuri Kaizen pode ser aplicado até em ambientes fora da linha de produção

Quando se entende o conceito do Karakuri Kaizen, percebe-se também que este pode ser aplicado em todos os lugares e ir além da linha de produção em si. Um ótimo exemplo da sua aplicação é no fechamento automático de portas, utilizando uma garrafa de água, alguns fios e polias.

Quando a porta é aberta, a garrafa de água que serve como contrapeso é suspensa pelo fio que está conectado à porta. Ao soltar a porta, o contrapeso age e realiza o movimento inverso, fechando a porta enquanto retorna ao chão. Assim, garante-se por exemplo que o fechamento da porta influencie diretamente na conservação do conforto térmico de uma sala, evitando desperdícios de recursos.

 

 

Principais benefícios da aplicação do Karakuri Kaizen na sua organização

 

Que o Karakuri Kaizen é uma aplicação com um grande potencial transformador numa linha de produção, isso já é conhecido. E alguns dos seus benefícios são inerentes tanto do Lean Manufacturing quanto do incentivo de soluções criativas e com alto impacto de aumento da produtividade.

 

Simplifica soluções

Um benefício do Karakuri é trazer soluções simples e com um impacto claro no dia a dia da produção. Assim, para aumentar as capacidades Kaizen não é necessário máquinas mais robustas ou altamente específicas com alto custo – e sim uma ideia criativa.

 

Desenvolve pessoas para trabalhar melhor 

Ao utilizar o Karakuri e aplicar de fato as soluções simples, consegue-se também desenvolver pessoas para trabalhar melhor utilizando o que foi desenvolvido. Um operador na linha de produção pode visualizar melhor uma forma de otimizar o seu dia a dia, melhorando até a sua integração com o negócio.

 

Simples de manter, simples de evoluir

Outro ponto importante é a simplicidade para manter e evoluir. Com itens como cordas, polias, armações e um contrapeso pode-se criar uma ótima solução. Além de ser possível evoluir sem a necessidade de grandes investimentos, incentivando que a ideia seja cada vez mais refinada.

 

Melhora a segurança e a ergonomia do trabalho

Outro ponto importante é a melhora na própria segurança e ergonomia do trabalho. O Karakuri também pode ser aplicado para garantir outros dispositivos de segurança além da atenção do próprio operador. Um ótimo exemplo é um contrapeso que evita que uma peça chegue ao chão ou que o operador a derrube.

 

 

A Novidá pode auxiliar na implementação dos conceitos do Karakuri!

 

A Novidá é a parceira ideal para o seu negócio aplicar os conceitos do Lean Manufacturing e do Karakuri Kaizen, principalmente para desenvolver soluções simples e que entreguem mais valor para a sua produtividade. Ao permitir que tenha-se uma visão geral de processos aliada com soluções de tecnologia e precisão, garante-se que a redução de desperdícios seja realizada de forma eficiente.

Entre em contato com o nosso time de atendimento e fale com um de nossos especialistas para entender como a Novidá pode auxiliar o seu negócio e produzir mais, otimizando os recursos existentes!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil