blog

Lead Time: o que é e qual sua importância?

Lead Time: o que é e qual sua importância?

O tempo sempre é um fator importante em todo e qualquer contexto em que sua análise seja necessária. Gerenciá-lo pode ser um dos maiores desafios que se possa enfrentar dentro de qualquer processo seja dentro ou fora do ambiente empresarial.

Por isso, é importante que se escolham os indicadores-chave mais eficazes para que seja possível mensurar a eficiência dos processos e melhorá-los de forma contínua. Um dos mais utilizados para isso é conhecido como Lead Time.

 

Qual a definição de Lead Time?

 

Chama-se Lead Time o tempo decorrido entre o princípio e o fim de um processo, ou, aquele permitido para que o processo se complete.

Esse termo é, muitas vezes, utilizado como termo de referência para processos como gestão de cadeia de fornecimento, manufatura e gestão de projetos.

Este é uma das principais métricas para empresas que querem otimizar seus processos e reduzir desperdícios.

 

 

Como calcula-se o Lead Time?

 

Monitoramento é a palavra-chave para a medição de muitos dos indicadores, mas principalmente do Lead Time. É preciso cronometrar as atividades realizadas dentro de um processo, desde o seu início até a sua conclusão.

Em paralelo à essa medição, mapear o processo é importante, porque as informações quando analisadas em conjunto, são as chaves para descobrir possíveis desperdícios e gargalos.

Há uma diferença importante a ser destacada. Muitas vezes o Lead Time pode ser confundido com o Takt Time, pois os dois conceitos tratam de tempos de produção. Enquanto o primeiro trata do tempo entre o início e a conclusão de um processo, o segundo é calculado baseado no ritmo de vendas e demanda do mercado, dividindo-se o volume da demanda do cliente pelo tempo disponível para o trabalho.

Lead Time e Takt Time são utilizados em conjunto para que os processos sejam melhorados de forma contínua, podendo ser utilizados na análise das metodologias lean utilizadas no planejamento de produção, melhorando o aproveitamento dos recursos do negócio.

 

 

Quais os principais tipos de Lead Time?

 

Como o conceito de Lead Time pode parecer bem amplo, é importante que essa métrica se encaixe no processo que está sendo executado dentro da empresa.

Os principais processos que em que o conceito de Lead Time é aplicado são os seguintes:

  • Lead Time de Material: aplicável na cadeia de fornecimento (ou processo de compra de materiais), refere-se ao tempo decorrido entre a realização de um pedido de compra para um determinado fornecedor e o recebimento do material solicitado, aqui estendendo-se à conferência e validação da qualidade do produto.
  • Lead Time de Produção/Manufatura: o tempo que leva para se fabricar um produto e enviá-lo. É importante considerar o tempo despendido na movimentação interna de matérias-primas, insumos e produtos intermediários até o despacho do produto final.
  • Lead Time do Consumidor: o tempo que se leva entre a confirmação do pedido de um cliente e o atendimento do mesmo, seja ele a entrega de um produto ou realização de um serviço.
  • Lead Time cumulativo: combinação dos Lead Times de material e fabricação. Neste caso, considerando que o material é apenas solicitado quando o pedido do cliente é confirmado. Isso está alinhado e deve ser utilizado como métrica para medir a eficácia e eficiência de metodologias como Just in Time.

 

Qual a importância de se medir o Lead Time?

 

Lead Time é um dos principais fatores para a garantia de satisfação do cliente. Assim como qualquer empresa quer ter suas expectativas de prazos atendidas, assim também querem os seus clientes.

Quanto menor foi o Lead Time combinado, maiores serão as chances de se atender ou superar as expectativas que tiverem quando realizarem o pedido de um produto ou contratação de um serviço.

Mas não apenas a satisfação do cliente está em jogo quando falamos desta métrica. Ela é uma excelente indicação de que seus processos podem ser melhorados, sejam de realização de pedidos de materiais, sejam de suas relações com os fornecedores, seja com o processo de envio de produtos.

 

É possível reduzir o Lead Time?

 

Analisando-se cada um dos processos dentro de uma empresa, e principalmente aqueles listados acima, alguns fatores podem interferir nos tempos das ações, assim interferindo no Lead Time de cada um deles.

Assim, é possível analisar o lead time de cada um dos processos de forma a buscar melhoria contínua deles.

Alguns componentes que fazem parte desses processos e que precisam ser analisados são:

  1. Sobre Lead Time Material e Cumulativo: é possível realizar o pedido do material ao fornecedor após a confirmação da demanda pelo cliente? Ou é necessário manter um estoque de matérias-primas e/ou produtos intermediários, sempre disponíveis para realizar o processo de fabricação e atendimento dentro dos prazos estipulados pelo cliente?
  2. Geolocalização dos fornecedores de materiais e componentes utilizados na linha de produção: onde estão geograficamente localizados? O tempo em que os materiais ficam em transporte é adequado ao processo produtivo? Caso seja preciso, podem ser ajustados os tempos de com a contratação de fornecedores locais?
  3. Demandas marginais: em caso de necessidades emergenciais de componentes ou materiais críticos, os atuais fornecedores são capazes de entregá-los, ou é possível manter-se um fornecedor reserva que possa ser acionado?
  4. É possível utilizar automação industrial para otimizar os tempos de manufatura e também os erros gerados por operação humana, minimizando possíveis atrasos na produção?
  5. A alocação de pessoas, nos processos, é realizada de forma flexível para que possam ser adaptadas de forma a melhor gerir os tempos de execução das atividades que necessitam de interferência humana, como manutenções e limpeza?
  6. Os equipamentos, máquinas e ambientes são constantemente monitorados de maneira a que seja possível realizar uma gestão eficiente da manutenção, de forma que seja adequado o wrench time necessário para que todas as atividades sejam concluídas?
  7. A logística de entrega do seu produto é planejada e realizada com vistas a que seu produto chegue ao cliente final de forma segura, mas também rápida?
  8. A expectativa dos tempos está alinhada com todas as partes envolvidas no processo, incluindo fornecedores e clientes? É importante que os Lead Times entre a realização de pedidos e a entrega dos produtos sejam condizentes com todas as ações necessárias dentro desses processos.

 

CTABlog_FCA_Cronoanálise

 

Como a Novidá te ajuda a otimizar o Lead Time?

 

A Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização capaz de reduzir o lead time da sua empresa. Trabalhamos com um software de alta precisão que identifica a localização de equipamentos e pessoas dentro do seu ambiente de negócio.

Por meio dessa tecnologia, você consegue identificar em tempo real onde está um determinado profissional para realizar a manutenção de uma máquina, por exemplo. Além disso, é possível medir tempos de execução para entender como é o fluxo da sua empresa e onde estão os principais gargalos que possam ser melhorados. Isso torna possível monitorar tempos e movimentos, rotas ou mesmo realizar otimizações em seu controle de inventário.

A Renault, por exemplo, já utilizou o nosso sistema e as tecnologias de IoT para realizar a supervisão intralogística em sua fábrica e seu pátio de expedição. Conhecendo com precisão os dados de localização de pessoas e equipamentos, melhorias foram implementadas e oportunidades identificadas para realizar otimização de tempo neste processo, reduzindo, consequentemente, os custos de transportes internos maximizando os resultados da planta fabril.

O material completo deste e mais cases de sucesso estão disponíveis para download em nossa página. Além disso, se quiser entender melhor nossos produtos ou como podemos ajudar o seu negócio, fique à vontade para marcar um bate-papo com um dos nossos consultores!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil