Novo Além da superfície: conheça mais sobre Limpeza Industrial
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endere莽o

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

Além da superfície: conheça mais sobre Limpeza Industrial

Além da superfície: conheça mais sobre Limpeza Industrial

limpeza industrial

Limpar, que é o ato de retirar impurezas de algo ou algum lugar, adquire nuances de atividade imperativa quando pensamos em ambientes de trabalho, principalmente industriais. É senso comum a necessidade de se fazer sua limpeza e manutenção, consideradas como essenciais para garantir não somente condições salutares para os empregados, mas também que o fluxo de trabalho funcione da melhor forma possível. É, inclusive, um dos pilares do Programa 5S.

 

Limpeza é tudo igual?

 

Existem vários tipos de abordagem sobre a limpeza, em especial quando aplicada a um ambiente corporativo. É preciso, então, adaptar o método às necessidades das atividades ali executadas. Uma linha de produção, um escritório, um armazém ou uma oficina, por exemplo, demandam diferentes procedimentos de limpeza.

Enquanto a limpeza comum tende a focar na retirada superficial de impurezas como poeira, líquidos e no descarte de lixo comum, a limpeza industrial busca livrar o ambiente de impurezas físico-químicas, muitas vezes pesadas ou tóxicas e, portanto, realizando procedimentos que exijam mais força e especialização, e outras que tratam de partículas e componentes especiais encontrados no ambiente.

Ambas são necessárias para garantir uma melhor usabilidade do ambiente de trabalho e devem ser realizadas com cuidado, pois a primeira, que lida com procedimentos mais simples, como varrer o piso, podem fazer com o que algumas substâncias possam ficar suspensas no ar por um período, o que pode ser extremamente prejudicial para a saúde e segurança, e mesmo para as atividades, dos empregados.

É importante utilizar os métodos certos para os resíduos e para cada um dos ambientes. Além disso, dependendo do material e das atividades realizadas naquele ambiente, não apenas uma limpeza baste, mas seja necessária uma higienização mais específica para garantir a qualidade de produtos, por exemplo, evitando que haja contaminações por substâncias estranhas ao processo.

 

limpeza industrial

 

Quando devemos optar pela limpeza industrial?

 

Chegado o momento em que é necessário escolher um tipo de limpeza mais eficaz para o nosso ambiente, é preciso levar em conta:

  • Quais os tipos de substâncias podem contaminar não somente o espaço físico, mas também os itens envolvidos nas atividades ali executadas, em especial em linhas em que os produtos possam ser contaminados de forma a prejudicar sua qualidade;
  • Qual a periodicidade com que os resíduos devem ser retirados;
  • Qual a infraestrutura de pessoal, equipamentos e materiais necessários (incluindo, é claro, os EPIs);
  • Quais técnicas de limpeza serão utilizadas; e
  • Se será necessário interromper as atividades, dedicando um turno exclusivo para a limpeza ou suspender parcialmente a execução de tarefas com paralisação de equipamentos.

Ao pensarmos em limpeza industrial, induzidos pelo nome dado a esta modalidade, a primeira imagem que nos vem à mente são parques fabris e, mais especificamente, grandes linhas de produção. Outras vezes, lembramos de grandes armazéns. Mas, ao contrário desse sentimento inicial, são muitos os ambientes que necessitam de serem incluídos nesse processo.

Acompanhando este raciocínio, é importante destacar que, escritórios onde há a circulação de pessoas e materiais que venham de locais contaminados, devem receber atenção especial e procedimentos em menor escala desse tipo de limpeza pesada.

Por ser uma forma especializada, a limpeza industrial tem diversos benefícios para o ambiente de trabalho e para o processo produtivo. Ao realizar uma limpeza além da retirada superficial de resíduos, é possível evitar a contaminação dos meios e materiais de produção, melhorando a qualidade das entregas, além de contribuir para o aumento da vida útil dos equipamentos. Por isso ela deve fazer parte, também, das rotinas de manutenção.

Muito além da conservação das condições produtivas/qualitativas de máquinas e produtos, a limpeza industrial é essencial para garantir as condições de trabalho seguras para as pessoas, e beneficiando, também, a saúde dos empregados para que possam realizar suas tarefas da melhor forma possível.

 

As necessidades da limpeza industrial

 

Uma coisa não se pode negar, a chamada linha de produção é um dos principais ambientes onde necessitamos do que se conhece como “limpeza industrial”, limpeza em sua forma mais completa e profunda.

A limpeza industrial enfrenta desafios referentes ao ambiente fabril como a presença de grandes máquinas, ou mesmo de substâncias como graxa, lubrificantes ou tintas que possam estar contaminando o ambiente. Além disso, é responsável pela realização de higienização de locais de difícil acesso como silos, tetos, paredes, tubulações e tanques, espaços confinados e em altura.

Além do fator substâncias, o ambiente industrial costuma ficar sujo mais rapidamente do que um escritório. Assim, torna-se necessário que a limpeza seja realizada com uma maior frequência, já que o acúmulo de materiais mais pesados pode tornar o trabalho ainda mais complexo com o passar do tempo.

É importante salientar que os processos de limpeza industrial têm influência direta em questões como logística e controle de qualidade. O fluxo de máquinas pesadas, alocação de equipes e equipamentos, bem como a integração com o sistema de gestão de manutenção, já que muitas vezes esses dois braços andam juntos, são elementos de significativa relevância na conservação das melhores condições de produção.

Outro desafio enfrentado pelo time de limpeza industrial é o tempo gasto para poder realizar o processo, já que muitas instalações funcionam em diversos turnos e, muitas vezes, com um intervalo muito pequeno para que esse tipo de limpeza seja realizado. Planejamento e prontidão das equipes alocadas são aspectos vitais para o sucesso da operação.

A responsividade das equipes é também importante, assim como a manutenção de uma comunicação clara junto ao cliente. Estar atento aos requisitos e mesmo imprevistos que possam ocorrer nas áreas produtivas. A ação deve ser rápida e precisa, utilizando não só as ferramentas, mas também os produtos corretos para a ocasião.

 

Como escolher a equipe para limpeza industrial?

 

Por ser uma modalidade flexível para o cuidado com o ambiente fabril, a limpeza industrial lida com diversos equipamentos e maquinários que exigem conhecimentos e habilitações específicas para sua operação, como equipamentos com alta pressão ou mesmo a operação de caminhões.

Por isso é necessário, antes de qualquer liberação para serviço, certificar-se de que os integrantes das equipes passaram pelos treinamentos necessários para suas atividades, bem como verificar a necessidade de qualquer um deles ter autorizações de acesso. Além disso, a capacitação é necessária para o tipo de indústria em que a limpeza irá ocorrer.

Após a realização da atividade, é necessário que os resíduos recolhidos sejam destinados de forma correta, seguindo as legislações vigentes. É necessário que aqueles trabalhando na limpeza industrial saibam, também, como realizar o descarte dos resíduos de forma higiênica, correta e, principalmente, segura para o ambiente e para si.

 

limpeza industrial

 

A Novidá pode te ajudar a melhorar o seu processo de limpeza industrial

 

Já pensou em utilizar sistemas de coleta de dados de alta precisão pra monitorar o fluxo de atividades da equipe de limpeza industrial, conseguindo assim mapear as necessidades do ambiente da melhor forma?

Com a utilização de um sistema baseado em inteligência artificial, nosso sitema é capaz de apresentar análises detalhadas sobre a execução das atividades de todas as equipes designadas, e assim mapear desperdícios e gargalos de forma mais assertiva.

É possível, por exemplo, gerenciar os planos de atividades das equipes, além de monitorar as necessidades das áreas em termos de frequência e duração da limpeza industrial.

Para conhecer cases como o da WeWork para gestão de equipes de limpeza, dentre outras aplicações para as nossas soluções, acesse a nossa página e faça download dos materiais completos.

 

Faça um diagnóstico

rápido e explore mais como a Novidá pode
eliminar desperdícios na sua empresa

Agende agora
celphone

Entre em contato!

voltar ao topo
× Vamos falar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday