Blog

Limpeza no ambiente de trabalho – Como otimizar?

Limpeza no ambiente de trabalho – Como otimizar?

Em meio as diversas atividades do dia-a-dia, muitas vezes nos esquecemos de detalhes que influenciam na produtividade da empresa. A limpeza no ambiente de trabalho, por exemplo, pode ter grande impacto na performance dos colaboradores.

Embora seja um assunto totalmente apartado dos objetivos principais do negócio, ele não pode ser deixado de lado. Um ambiente limpo, agradável e organizado é fundamental para que os funcionários tenham uma boa experiência e cumpram suas funções corretamente.

 

 

A importância da Limpeza no ambiente de trabalho

O local de trabalho é um dos espaços onde o funcionário passará grande parte do seu dia. Só por aí já dá para entender porque esse ambiente precisa ser bem higienizado, certo? No entanto, separamos algumas outras razões pelas quais você deve se atentar a limpeza desse local:

 

Garanta a saúde dos colaboradores

Se olharmos para os direitos trabalhistas, a falta de zelo na higiene do ambiente de trabalho não vai caracterizar um ambiente como “insalubre”. No entanto, isso não significa que, na prática, os colaboradores não possam ter problemas causados pela limpeza não adequada.

O acúmulo de sujeira facilita a proliferação de vírus e bactérias, o que aumenta a probabilidade de gerar doenças respiratórias nas pessoas que convivem por ali. Além de ser péssimo para a experiência do funcionário (afinal, ninguém quer ficar doente), o gestor ainda sofre com o aumento de faltas e licenças médicas.

 

Crie um ambiente mais produtivo

Você já reparou em uma sensação boa quando está em um ambiente organizado e agradável? Isso acontece com praticamente todos os colaboradores e afeta diretamente na produtividade. Quando estamos nos sentindo mais confortáveis, a tendência é ter mais organização e foco para as atividades do trabalho.

Além da motivação, a própria organização ajuda a ser mais produtivo: em um ambiente onde ninguém sabe onde fica uma determinada ferramenta ou documento, a tendência é perder tempo procurando materiais e, consequentemente, atrasar as atividades que precisariam ser realizadas.

 

Melhore a imagem diante dos clientes internos

Manter um ambiente de trabalho limpo também é uma estratégia de marketing: um local desorganizado ou sujo não passa uma boa impressão para os clientes e fornecedores que visitem o espaço.

Se o cliente percebe uma falta de organização e zelo no ambiente, ele pode deduzir que o serviço/produto oferecido também não terá uma boa qualidade, o que pode dificultar inclusive o fechamento de contratos. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

 

 

Dicas para otimizar a limpeza no ambiente de trabalho

A essa altura você já entendeu a importância de se preocupar com a higienização do ambiente de trabalho, certo? Mas como colocar isso em prática e tornar esse processo o mais eficiente possível? Para te ajudar nessa missão, preparamos três rápidas dicas:

 

1- Terceirize a atividade

Muitas organizações preferem cuidar internamente da limpeza e higienização, geralmente até com profissionais que não são especializados nessa área. No entanto, existem empresas focadas em gestão de facilities, que tem como o core business realizar o trabalho de limpeza e higienização.

Contratar o serviço de uma dessas empresas é uma boa opção para quem não quer dores de cabeça e deseja se preocupar mais com o trabalho da empresa em si do que com a limpeza no ambiente de trabalho

 

2- Use Checklist de tarefas

Seja em um serviço terceirizado ou não, outra dica importante é criar um checklist de atividades que os responsáveis pela limpeza precisarão cumprir. Ou seja, divida todo o trabalho em etapas e defina tudo que precisa ser feito para deixar o ambiente impecável.

Isso ajudará os próprios profissionais de limpeza a organizarem sua rotina e ainda organizará todo esse processo.

 

3-  Monitore o trabalho

Por fim, é preciso acompanhar de perto se o trabalho de limpeza e higienização está sendo cumprido corretamente e com a maior qualidade possível. De nada adianta contratar uma empresa ou profissionais especializados se você não sabe o que está sendo de fato realizado em seu ambiente.

Hoje já existem ferramentas que conseguem acompanhar a execução de tarefas desses profissionais e garantir que elas sejam cumpridas com qualidade sem que o gestor precise estar presente nesses locais.

 

Como a Novidá ajuda a melhorar a limpeza no ambiente de trabalho?

A Novidá desenvolveu uma plataforma de geolocalização indoor que acompanha a movimentação de profissionais dentro do ambiente de trabalho. Por meio de beacons, sensores IoT e smartphones, monitoramos automaticamente a localização dos colaboradores durante sua jornada produtiva, além de acompanhar a execução de atividades.

Quando a solução é usada por profissionais de limpeza, é possível conferir os tempos de execução de cada tarefa, fazer uma avaliação de desempenho de cada colaborador, comparar performances, verificar os principais gargalos e otimizar a gestão de pessoas como um todo.

Empresas como Gerdau, FCA e Boticário já testaram nossa solução e tiveram ótimos retornos na performance de suas equipes operacionais. Baixe nossos cases de sucesso gratuitamente e veja como sua empresa também pode se beneficiar da solução!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil