blog

Logística Integrada – Por que você precisa aderir?

Logística Integrada – Por que você precisa aderir?

Dar uma cara nova aos processos é fundamental quando pensamos em inovação. Abandonar estratégias antigas, também. É por esse motivo que surgiu a logística integrada, método que deixa para trás a ideia de que o setor é responsável apenas pelo recebimento de materiais, gestão de estoque e distribuição.

A missão agora é pensar na logística como uma ferramenta para que você possa acompanhar o fluxo de vendas de ponta a ponta e ter o controle de todos os processos, desde a chegada da matéria prima, até a entrega do produto final.

Com esse novo jeito de aplicar a logística, é possível analisar os setores em conjunto e ter maiores insights com uma visão holística dos processos.

 

O que é logística integrada?

Como próprio nome diz, logística integrada é a união de toda a cadeia de suprimentos, desde a origem dos produtos até as mãos do consumidor final.

Isso traz um novo olhar para o setor, que passa a ser visto como um processo muito mais complexo, onde diversas áreas estão envolvidas. Dessa forma, os gestores podem acompanhar cada setor de forma muito mais estratégica.

Esse talvez seja o grande core da logística integrada: a possibilidade de controlar cada parte envolvida em toda a cadeia de suprimentos.

 

 

Benefícios da Logística integrada

 

  • Gestão de estoque mais eficiente

Em vez de focar apenas nas operações dentro do armazém, a administração acompanhará cada etapa desde o setor de compras. Dessa forma, o gestor se torna capaz de olhar falhas e descobrir os gargalos iniciais no processo.

 

  • Agilidade e otimização

Por conta da extensão e densidade da base de dados gerada, as decisões podem ser tomadas em cima de informações sólidas e confiáveis. Da mesma maneira, a comunicação entre os setores permite que os processos se tornem mais ágeis e possam ser otimizados, criando diferenciais que poderão deixar a concorrência de cabelo em pé.

 

  • Maiores vantagens competitivas

Por falar em concorrência… Graças ao acompanhamento constante e completo de todas as etapas que procederam o pedido do cliente, esse será beneficiado com um produto de maior qualidade, além de não sofrer com imprevistos e ter o que necessita rapidamente.

  • Redução de custos

A eliminação de etapas desnecessárias, redução de erros e aumento da produtividade garantem a diminuição de gastos dentro da empresa, também otimizados graças à contenção de desperdícios e melhorias no ambiente de trabalho.

 

 

Como deve ser o profissional na logística integrada

Por conta dessa interação entre os setores, os responsáveis pela área devem estar antenados não somente em questões operacionais, mas também ter conhecimentos estratégicos em:

– Compras

– Produção

– Armazenagem

– Distribuição e entrega

Além disso, é importante que saibam manter a calma e ter jogo de cintura para contornar momentos de crise e saber tomar boas decisões.

Não podemos esquecer também de que devem estar engajados em todo o processo, pois são eles que respondem por todos os tipos de problema, como atrasos não programados e reclamações quanto à qualidade do produto.

 

Como aplicar o método ao meu negócio?

Depois de decidir quem serão os responsáveis pela área, é importante investir em um sistema de controle em tempo real, já que a realização manual do processo o torna passível de erros por conta da quantidade de tarefas acontecendo simultaneamente.

Em seguida, faça um levantamento de todos os processos envolvidos na logística e os organize junto ao profissional – ou equipe – que tomará conta deles. É interessante investir em métodos de rastreamento para saber qual a movimentação do seu staff.

Depois, organize sua comunicação. Conte com o auxílio de dispositivos móveis para faze-la em tempo real e invista pesado. Uma comunicação interna bem feita permite a tomada de decisões rápidas e assertivas, além do compartilhamento de informações entre os setores para evitar sérios problemas na produção e entrega. Etapa fundamental!

Por fim, conheça as 3 principais áreas da logística integrada:

– Logística Inbound – Relacionada à comunicação entre a empresa e o fornecedor. Abrange operações de compra, negociações, transporte, armazenamento, controle de qualidade, etc.

– Logística Outbound – É o fim do processo, a forma com que os produtos produzidos chegam ao consumidor final. Deve garantir qualidade, preço, satisfação do cliente e agilidade. Importante pensar nos setores de distribuição e transporte.

– Logística industrial – Tem a missão de impedir a ocorrência de gargalos no processo e ociosidade. Compreende processos de planejamento da produção e gestão da movimentação de materiais usados para fabricar os produtos. É função da área evitar desperdícios e zelar pela segurança e transporte.

 

 

Como a Novidá pode ajudar você

Você já parou para pensar na importância em saber sobre a movimentação de máquinas, pessoas e ativos em sua empresa?

Além de extremamente útil para a logística integrada, ferramentas de geolocalização indoor e outdoor podem te oferecer informações em tempo real que ajudarão a cortar gastos, realocar equipes da melhor forma e aumentar a produtividade do negócio.

Com nosso sistema de precisão, você é capaz de ter tudo na palma da mão com muita praticidade e segurança. Quer saber mais sobre nosso trabalho? Clique aqui e descubra como podemos ajudar você.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil