Dar uma cara nova aos processos é fundamental quando pensamos em inovação. Abandonar estratégias antigas, também. É por esse motivo que surgiu a logística integrada, método que deixa para trás a ideia de que o setor é responsável apenas pelo recebimento de materiais, gestão de estoque e distribuição.
A missão agora é pensar na logística como uma ferramenta para que você possa acompanhar o fluxo de vendas de ponta a ponta e ter o controle de todos os processos, desde a chegada da matéria prima, até a entrega do produto final.
Com esse novo jeito de aplicar a logística, é possível analisar os setores em conjunto e ter maiores insights com uma visão holística dos processos.
O que é logística integrada?
Como próprio nome diz, logística integrada é a união de toda a cadeia de suprimentos, desde a origem dos produtos até as mãos do consumidor final.
Isso traz um novo olhar para o setor, que passa a ser visto como um processo muito mais complexo, onde diversas áreas estão envolvidas. Dessa forma, os gestores podem acompanhar cada setor de forma muito mais estratégica.
Esse talvez seja o grande core da logística integrada: a possibilidade de controlar cada parte envolvida em toda a cadeia de suprimentos.
Benefícios da Logística integrada
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Gestão de estoque mais eficiente
Em vez de focar apenas nas operações dentro do armazém, a administração acompanhará cada etapa desde o setor de compras. Dessa forma, o gestor se torna capaz de olhar falhas e descobrir os gargalos iniciais no processo.
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Agilidade e otimização
Por conta da extensão e densidade da base de dados gerada, as decisões podem ser tomadas em cima de informações sólidas e confiáveis. Da mesma maneira, a comunicação entre os setores permite que os processos se tornem mais ágeis e possam ser otimizados, criando diferenciais que poderão deixar a concorrência de cabelo em pé.
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Maiores vantagens competitivas
Por falar em concorrência… Graças ao acompanhamento constante e completo de todas as etapas que procederam o pedido do cliente, esse será beneficiado com um produto de maior qualidade, além de não sofrer com imprevistos e ter o que necessita rapidamente.
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Redução de custos
A eliminação de etapas desnecessárias, redução de erros e aumento da produtividade garantem a diminuição de gastos dentro da empresa, também otimizados graças à contenção de desperdícios e melhorias no ambiente de trabalho.
Como deve ser o profissional na logística integrada
Por conta dessa interação entre os setores, os responsáveis pela área devem estar antenados não somente em questões operacionais, mas também ter conhecimentos estratégicos em:
– Compras
– Produção
– Armazenagem
– Distribuição e entrega
Além disso, é importante que saibam manter a calma e ter jogo de cintura para contornar momentos de crise e saber tomar boas decisões.
Não podemos esquecer também de que devem estar engajados em todo o processo, pois são eles que respondem por todos os tipos de problema, como atrasos não programados e reclamações quanto à qualidade do produto.
Como aplicar o método ao meu negócio?
Depois de decidir quem serão os responsáveis pela área, é importante investir em um sistema de controle em tempo real, já que a realização manual do processo o torna passível de erros por conta da quantidade de tarefas acontecendo simultaneamente.
Em seguida, faça um levantamento de todos os processos envolvidos na logística e os organize junto ao profissional – ou equipe – que tomará conta deles. É interessante investir em métodos de rastreamento para saber qual a movimentação do seu staff.
Depois, organize sua comunicação. Conte com o auxílio de dispositivos móveis para faze-la em tempo real e invista pesado. Uma comunicação interna bem feita permite a tomada de decisões rápidas e assertivas, além do compartilhamento de informações entre os setores para evitar sérios problemas na produção e entrega. Etapa fundamental!
Por fim, conheça as 3 principais áreas da logística integrada:
– Logística Inbound – Relacionada à comunicação entre a empresa e o fornecedor. Abrange operações de compra, negociações, transporte, armazenamento, controle de qualidade, etc.
– Logística Outbound – É o fim do processo, a forma com que os produtos produzidos chegam ao consumidor final. Deve garantir qualidade, preço, satisfação do cliente e agilidade. Importante pensar nos setores de distribuição e transporte.
– Logística industrial – Tem a missão de impedir a ocorrência de gargalos no processo e ociosidade. Compreende processos de planejamento da produção e gestão da movimentação de materiais usados para fabricar os produtos. É função da área evitar desperdícios e zelar pela segurança e transporte.
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