Blog

Casos de Uso – Monitoramento de veículos e equipamentos em um aeroporto

Casos de Uso - Monitoramento de veículos e equipamentos em um aeroporto

Em grandes aeroportos, é normal haver dezenas de veículos internos e equipamentos para movimentação de cargas, bagagens e demais ativos. Por ser uma área grande e com bastante fluxo de pessoas, é difícil ter pleno controle sobre tudo que acontece no local.

 

Definição de Problema

A rotina de um aeroporto é intensa: milhares de passageiros, funcionários, veículos e equipamentos estão circulando diariamente. Como há uma intensa movimentação nas pistas e no saguão do aeroporto, é normal que os operadores não saibam onde estão cada um dos ativos, como eles se movimentam e de que maneira estão sendo utilizados.

Dessa forma, não há um controle total sobre os processos realizados ali, o que gera redução de eficiência e, consequentemente, leva a administração do aeroporto a perder tempo e dinheiro em questões essenciais.

 

Solução

Através da tecnologia de geolocalização indoor disponibilizada pela Novidá, é possível criar um sistema de rastreamento em tempo real para monitorar veículos e equipamentos.

Para isso, beacons (pequenas tags emissoras de bluetooth) são acopladas nos ativos que devem ser monitorados. Além disso, sensores são espalhados por todo o aeroporto. Esses sensores identificam o sinal emitido pelas tags e, por meio de nossos algoritmos, conseguem definir exatamente onde está o recurso rastreado.

A solução pode ser aplicada em qualquer equipamento móvel, motorizado ou não. Por exemplo, caminhões de combustível, ônibus, carregadores, degraus de passageiros, veículos de segurança, máquinas de limpeza e carrinhos de bagagem.

Dessa foma, é possível localizar em tempo real onde está cada um desses ativos. Assim, o gestor tem mais visibilidade sobre sua operação, identifica na hora se algo está fora do planejado e consegue resolver possíveis imprevistos mais rapidamente.

Além disso, ele tem acesso a todo o histórico de movimentação desses equipamentos. Com isso, é possível fazer uma análise de rota, entender como melhorar esse fluxo, identificar os principais gargalos de toda operação e, consequentemente, otimizar processos.

Vale lembrar que a solução da Novidá combina o uso de beacons para ambiente interno e GPS para a parte externa do aeroporto. Assim, há um acompanhamento completo dos veículos que são monitorados.

Com a Novidá, a gestão do aeroporto tem controle total sobre a movimentação interna, evita qualquer problema com perda de ativos e garante uma melhor experiência a quem passa por ali.

Quer entender melhor como nosso sistema pode te ajudar? Agende um bate-papo com nossa equipe!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil