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O que é Síndrome de Burnout e como minimizar risco entre funcionários

O que é Síndrome de Burnout e como minimizar risco entre funcionários

A Síndrome de Burnout vem ganhando cada vez mais relevância nas empresas, e fora delas, em função do aumento de casos desde a chegada da pandemia, causada pela Covid-19. De acordo com dados do International Stress Management Association (ISMA), o Brasil é o segundo país com o maior número de trabalhadores afetados por burnout.  

 

O que é a Síndrome de Burnout?

Segundo o Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A preocupação vem aumentando tanto, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a Síndrome de Burnout como fenômeno ocupacional na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 11). Sigla que classifica distúrbios de saúde tanto psicológicos como físicos.   

 

Entre os sintomas mais característicos da síndrome de Burnout estão:

  •  Cansaço excessivo, físico e mental;
  •  Dor de cabeça frequente; 
  •  Dificuldade de memorização e concentração;
  •  Insônia e alteração no sono;
  •  Isolamento;
  •  Alteração no apetite com perda da fome ou compulsão;
  •  Problemas gastrointestinais. 

 

Além da preocupação nos consultórios médicos, as empresas e gestores também estão cada vez mais atentos. Desde 2020 grande parte dos funcionários vem trabalhando em modelo home office e acabam misturando a vida pessoal com a profissional, fazem longas jornadas de trabalho, não param para comer, tem medo de perder o emprego e trabalham sob absoluta pressão. O que à primeira vista impacta positivamente nos resultados, a longo prazo pode vir a ser um grande problema para ambos. 

Segundo o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, houve aumento de três vezes nos quadros de ansiedade e depressão. Quanto ao burnout, o crescimento foi de 21% se comparados aos meses anteriores à pandemia. 

 

O que gestores e empresas podem fazer para diminuir os casos de síndrome de Burnout e promover mais qualidade de vida para seus colaboradores?

 

Alguns países estão implementando a diminuição da carga horária de trabalho. No Reino Unido, por exemplo, a partir de junho deste ano, cerca de 30 empresas vão testar durante seis meses um novo modelo de semana: quatro dias de trabalho e três de folga. Os testes fazem parte de uma pesquisa que está sendo realizada pelas universidades de Oxford e Cambridge, que buscam descobrir se uma carga horária menor pode melhorar o bem-estar e a produtividade dos empregados. Para medir os resultados, os funcionários devem trabalhar 32 horas por semana – o que não impede que a empresa escolha diluir as horas em mais dias. 

 

Reduzir a jornada de trabalho é uma das alternativas que podem melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, mas não a única, afinal alguns setores fundamentais para a economia não podem parar a produção. Por isso, seja no presencial ou no físico é cada vez mais importante que gestores saibam delegar tarefas para não sobrecarregar, conversar sempre com os times para saber como tem sido a jornada diária, questionar se existe algo que possa ser mudado no formato de gestão, além claro, de fazer uso de  soluções tecnológicas que ajudem seu colaborador a se organizar melhor, gerando mais eficiência e qualidade na execução de tarefas. 

 

 

Conheça algumas soluções que podem ajudar as empresas e proporcionar qualidade de vida à funcionários: 

 

Gestão remota – a equipe administrativa e de gestão não precisa ir a campo acompanhar o trabalho do time operacional. Todo gerenciamento pode ser feito de forma remota pela plataforma web da Novidá;

 

Produtividade – É justamente em tempos de pandemia que a operação precisa ser otimizada ao máximo, evitando desperdícios. Com a Novidá, é possível levantar dados reais de performance e avaliar quais são os colaboradores mais indicados para cada função;

 

Saúde e Segurança – Por fim, a visualização da movimentação interna permite evitar aglomerações e enviar alertas automáticos no caso de haver muitas pessoas em um único local.

 

Saiba mais!

A plataforma da Novidá é uma ótima forma de visualizar os impactos negativos para o negócio e para a saúde dos colaboradores. Assim, ao alinhar tecnologia com um controle de processos efetivo, a plataforma da Novidá pode otimizar ainda mais o monitoramento destes ambientes e melhorar a qualidade do trabalho executado.

Continue acompanhando as publicações no blog da Novidá e fique por dentro de mais dicas sobre como a tecnologia pode auxiliar na gestão do seu negócio!

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