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Ociosidade no Trabalho – Como evitá-la em sua equipe?

Ociosidade no Trabalho

Não é raro ouvirmos alguém comentar que passa algumas horas do trabalho sem atividades para fazer. Quando isso acontece, temos uma situação em que as duas partes saem perdendo: a empresa, que não está aproveitando bem o seu funcionário, e o próprio colaborador, que acaba ficando entediado.

É por isso que evitar a ociosidade no trabalho é fundamental para qualquer negócio que quer crescer e diminuir desperdícios.

 

O que é a Ociosidade?

Dentro do contexto corporativo, ociosidade é a condição de inatividade, ou seja, o tempo em que um funcionário ou uma equipe fica sem trabalho. Se esse colaborador não está produzindo, consequentemente a empresa está perdendo dinheiro (ou ao menos deixando de ganhar).

É importante não confundirmos o tempo de ociosidade com os intervalos intrajornada que os colaboradores devem fazer. Esses últimos são pausas obrigatórias por lei, que devem ser cumpridas para a qualidade e saúde do colaborador.

 

Por que a Ociosidade prejudica sua equipe?

Uma empresa que possui funcionários ociosos terá muito mais dificuldade para crescer. Isso acontece por 3 principais motivos:

 

Operação Menos Eficiente

Se os colaboradores estão ociosos, certamente sua operação não está sendo eficiente. Afinal, as pessoas são o principal recurso de uma empresa e, se elas não estão fazendo nada, é porque existe um potencial não aproveitado aí.

Na ponta do lápis, o trabalhador troca seu tempo por dinheiro. Ou seja, se a empresa não utiliza o tempo disponível pelo colaborador em seu horário de trabalho, ela está perdendo dinheiro.

 

Colaboradores Desmotivados

Ter quase nenhum trabalho parece a situação dos sonhos para qualquer trabalhador, certo? Mas quem vive isso na pele relata que não é tão bom assim. Pelo contrário, ficar na ociosidade no trabalho gera ao colaborador um sentimento de que ele não tem utilidade para a organização.

O colaborador desmotivado tende a procurar outros lugares para trabalhar ou realizar com menos afinco as (poucas) atividades que ainda estão sob sua responsabilidade. Lembre-se, nem sempre é possível esperar do funcionário a proatividade para procurar seu superior e externar seu descontentamento com a ociosidade. Pelo contrário, isso precisa partir dos gestores.

 

Atraso nas Entregas

Se sua mão-de-obra não está sendo aproveitada da forma como foi planejada anteriormente, provavelmente isso terá consequência na entrega do produto/serviço final, que tende a ser concluído fora do prazo.

Também é provável que, se existe alguém sem muitas atividades para fazer, outra pessoa deve estar sobrecarregada. Essa sobrecarga também pode gerar atrasos na entrega.

 

Como evitar a ociosidade de colaboradores?

 

Entenda a origem do Ócio

O principal passo para combater a ociosidade é justamente encontrar o motivo do problema. Para isso, é essencial acompanhar os processos de perto e conversar com os colaboradores.

Fazer reuniões de acompanhamento, usar softwares que acompanham essas tarefas e ir presencialmente onde as atividades são realizadas são algumas boas práticas para entender melhor como funciona a operação e quais são os principais gargalos.

 

Mensure performance e produtividade

Ter métricas claras da produtividade dos colaboradores é fundamental para evitar que eles fiquem ociosos. Essas análises ajudam a entender como está o desempenho de cada trabalhador e qualidade do serviço prestado pela empresa.

Com um sistema de tracking de pessoas, por exemplo, você monitora a movimentação dos funcionários e registra tempos e movimentos de cada atividade executadas durante a jornada de trabalho de cada colaborador. Com essas informações em mãos, fica fácil saber quais são os funcionários ociosos e como resolver esse problema.

 

Melhore a Comunicação com o Time

A falta de comunicação é um dos principais fatores que geram ociosidade no trabalho. Um gestor que está em constante contato com seu time sabe quais funcionários precisam de mais ou menos demanda.

O mesmo vale para o colaborador: incentive sua equipe a sempre trocar informações e avisar tanto nos momentos em que se sintam sobrecarregados, quanto nos tempos de ociosidade. Isso ajuda a eliminar o problema da forma mais rápida possível.

 

Realoque sua Equipe

Se você perceber que algum setor está mais sobrecarregado que outro, uma opção é realocar a equipe, ou ao menos as tarefas que precisam ser executadas.

Mesmo que em alguns casos seja necessário um treinamento e até uma adaptação por parte dos funcionários, essa pode ser uma boa opção para aumentar a eficiência do negócio.

 

Faça uma boa Gestão de Tarefas

Por fim, vale ficar atento às tarefas executadas pela equipe. É importante ter um software que organize e integre em um único lugar todas as atividades. Isso ajuda a entender melhor todo o panorama da empresa e verificar quais funcionários podem estar ociosos.

É importante que os próprios colaboradores também saibam realizar uma boa gestão de tarefas dentro das atividades que eles precisam cumprir. Sendo assim, eles precisam saber o que devem priorizar ou delegar para outra pessoa, por exemplo.

 

A Novidá como solução para ociosidade

Com o objetivo de garantir a melhor gestão de equipes operacionais, a Novidá desenvolveu um sistema de tracking de pessoas que acompanha toda a movimentação do seu time durante a jornada de trabalho.

Por meio de sensores, smartphones e/ou beacons, você visualiza em tempo real onde está cada funcionário, acompanha as rotas percorridas durante o dia e checa se as atividades planejadas estão realmente sendo executadas.

Empresas como Gerdau, Solvay, Boticário, FCA e outras já testaram nossa solução e tiveram ótimos ganhos de produtividade. Quer entender melhor como funciona o sistema? Baixe gratuitamente nossos cases de sucesso.

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