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Ociosidade no Trabalho: Como isso pode afetar a sua equipe

Ociosidade no Trabalho: Como isso pode afetar a sua equipe

ociosidade no trabalho

O ambiente de trabalho é realmente diverso em vários aspectos. Um muito interessante a ser observado é a ocupação do tempo dos colaboradores. Como gestores, isso é uma coisa muito importante a ser acompanhada, já que, quando há ociosidade no time, temos um cenário em que tanto a empresa quanto o empregado saem perdendo. A empresa por ter um colaborador não produzindo, e ele por se sentir subutilizado em sua função.

É por isso que evitar a ociosidade no trabalho é fundamental para qualquer negócio que quer crescer, aprimorar a gestão de pessoas e equipes, e assim diminuir desperdícios.

 

O que é a Ociosidade?

 

Ociosidade é a condição de inatividade em relação a algo. Dentro do contexto corporativo, este pode ser o tempo em que um empregado, ou uma equipe, fica sem realizar atividades no trabalho. Se esse colaborador não está produzindo, consequentemente a empresa está perdendo dinheiro (ou ao menos deixando de ganhar).

É importante que o tempo de ociosidade não seja confundido com os intervalos intrajornada que os colaboradores devem fazer. Esses últimos são pausas obrigatórias, por Lei, que devem ser cumpridas visando a qualidade e saúde do colaborador.

 

Consequências da Ociosidade no Trabalho para a Sua Equipe

 

Uma empresa que possui empregados ociosos terá muito mais dificuldade para crescer.

Isso acontece por 3 principais motivos:

 

Operações Menos Eficientes

 

As pessoas são o principal recurso de uma empresa, e, se um colaborador está ocioso em seu posto de trabalho, seu potencial não está sendo aproveitado. Se os colaboradores estão ociosos, certamente sua operação não está sendo eficiente.

Na ponta do lápis, o trabalhador troca sua força de trabalho, e o tempo que está dedicado a ele, por dinheiro. Ou seja, se a empresa não está utilizando o tempo do colaborador para que consiga alcançar seus objetivos, ela está perdendo dinheiro.

 

ociosidade no trabalho

 

Colaboradores Desmotivados

 

Ter quase nenhuma atividade para realizar, parece a situação dos sonhos para qualquer trabalhador, certo?

Mas, na verdade, quem se encontra nesta situação relata que não é tão bom assim. Pelo contrário, ficar na ociosidade no trabalho gera ao colaborador um sentimento de que ele não tem utilidade para a organização.

O colaborador desmotivado tende a procurar opções para ocupar seu tempo, outros lugares para trabalhar ou realizar com menos afinco as (poucas) atividades que ainda estão sob sua responsabilidade.

Lembre-se, nem sempre é possível esperar do empregado a proatividade para procurar seu superior e externar seu descontentamento com a ociosidade no trabalho. Pelo contrário, isso precisa partir dos gestores.

 

Atraso nas Entregas

 

O planejamento realizado por uma empresa é uma parte essencial para que ela atinja seus objetivos. Se há um ou mais colaboradores ociosos, quer dizer que o planejamento não foi elaborado de forma assertiva.

Isso pode estar causando efeitos colaterais nas equipes de trabalho, porque provavelmente enquanto alguns colaboradores estão ociosos, outros estão sobrecarregados,.podendo gerar uma queda na qualidade das entregas, bem como atrasos.

 

Como Evitar a Ociosidade no Trabalho?

 

Entenda a Origem do Ócio

 

O primeiro passo para combater a ociosidade no trabalho é encontrar a raiz do problema. Para isso, é essencial acompanhar os processos de perto e conversar com os colaboradores.

Esse monitoramento pode ser realizado de várias maneiras, e preferencialmente será necessária uma combinação de estratégias para identificar gargalos. Pode-se:

– Fazer reuniões de acompanhamento com os colaboradores;

– Utilizar softwares de monitoramento para essas tarefas, e

Ir presencialmente onde as atividades são realizadas (de forma bem alinhada com conceitos de Qualidade);

 

Mensure Performance e Produtividade

 

Métricas e Indicadores são elementos essenciais para qualquer planejamento, e ter métricas claras da produtividade dos colaboradores é fundamental para evitar que eles fiquem ociosos.

A análise desses dados e indicadores ajudam a entender como está o desempenho de cada colaborador e qualidade do serviço prestado pela empresa.

Com um sistema de tracking de pessoas, por exemplo, você pode monitorar a movimentação dos empregados e registrar tempos e movimentos de cada atividade executadas durante a jornada de trabalho de cada colaborador. Com essas informações em mãos, fica fácil saber quais são os empregados ociosos e como resolver esse problema.

 

ociosidade no trabalho

 

Melhore a Comunicação com o Time

 

Falhas de comunicação são um dos principais fatores que geram ociosidade no trabalho.

Um gestor que está em constante contato com seu time, sabe quais demandas precisam de mais atenção, e delega para seus colaboradores de acordo com o planejamento realizado.

Mas a comunicação não é apenas um papel do gestor. Colaborador: incentive sua equipe a sempre trocar informações e avisar tanto nos momentos em que se sintam sobrecarregados, quanto nos tempos de ociosidade, ajudando a eliminar o problema da forma mais rápida possível.

 

Replaneje

 

Em alguns momentos, pode ser importante parar e reformular o planejamento feito. Se você perceber que algum setor está mais sobrecarregado que outro, uma opção é realocar uma equipe, ou ao menos as tarefas que precisam ser executadas.

Pode ser que em alguns casos se identifique a necessidade de realização um treinamento, ou até uma adaptação por parte dos empregados. Essa pode ser uma boa opção para aumentar a eficiência do negócio.

 

Faça uma boa Gestão de Tarefas

 

Por fim, vale ficar atento às tarefas executadas pelas equipes.

É importante ter uma forma de monitoramento que ajude a organizar e integrar em um único lugar todas as atividades. Isso ajuda a entender melhor todo o panorama da empresa e verificar quais empregados podem estar ociosos.

Muitas soluções para isso estão disponíveis no mercado, mas softwares costumam ser as aplicações favoritas, já que facilitam o acompanhamento de equipes, mesmo remotamente.

É importante que os próprios colaboradores também saibam realizar uma boa gestão de tarefas dentro das atividades que eles precisam cumprir. Sendo assim, eles precisam saber o que devem priorizar ou delegar para outra pessoa, por exemplo.

 

 

A Novidá como solução para ociosidade no trabalho

 

Com o objetivo de ajudar gestores a realizar uma melhor gestão de equipes operacionais, a Novidá desenvolveu um sistema de tracking de pessoas que acompanha toda a movimentação do seu time durante a jornada de trabalho.

Por meio de sensores, smartphones e/ou beacons, você visualiza em tempo real onde está cada empregado, acompanha as rotas percorridas durante o dia e checa se as atividades planejadas estão realmente sendo executadas.

Empresas como Gerdau, Solvay, Boticário, FCA e outras já testaram nossa solução e tiveram ótimos ganhos de produtividade. Quer entender melhor como funciona o sistema? Baixe gratuitamente nossos cases de sucesso.

 

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