Para manter os clientes satisfeitos e ganhar vantagens competitivas no mercado, é necessário focar na gestão de processos como um todo e prestar atenção nas demandas. Entretanto, nem todas as empresas estão atentas aos detalhes, o que provoca grandes atrasos e gera muitas dores de cabeça. Para salvar sua companhia desses problemas, leve sempre em consideração o OFR.
Também conhecido como Taxa de Atendimento do Pedido, o Order Fill Rate tem a missão de medir a porcentagem de pedidos atendidos nos itens e quantidades solicitados pelo cliente. O KPI é fundamental para aqueles que buscam otimizar o inventário, gerir o estoque com qualidade e estar por dentro do tempo de processamento de um pedido, desde a solicitação até o despacho.
Por sorte, a conta é bem fácil de ser realizada, pois a recomendação é que o indicador seja medido com frequência diária, semanal ou mensal, separada por cliente, linha de produto ou total. Para que atrasos sejam evitados, é importante deixar a taxa o mais alta possível.
Como medir o OFR?
A fórmula é simples, basta dividir o número total de pedidos atendidos pelo total de pedidos expedidos e multiplicar por 100.
Logo, se você atendeu 1.400 demandas em um cenário de 1.600 pedidos, a conta será:
OFR = 1.400/1.600
OFR = 0,875
OFR = 0,875 x 100
OFR = 87,5%
É importante lembrar que, se o cliente tiver solicitado 10 itens e você enviar 6 em um dia e os outros 4 alguns dias depois, o pedido terá atendimento de apenas 60%, pois apenas os produtos despachados no primeiro envio contam no OFR.
Como a Novidá pode te ajudar
Saber tudo sobre a movimentação de materiais pode ajudar – e muito – na tomada de decisões estratégicas para melhorar o desempenho logístico de sua empresa.
Além de você estar por dentro de como funcionam os processos da companhia, ter esses dados ajuda a otimizar operações, reduzir custos e enxugar espaços.
Por isso, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor que te entrega em tempo real todas as informações sobre pessoas, ativos e máquinas rastreados.
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