blog

As várias vantagens de ir a Gemba (Chão de Fábrica)

As várias vantagens de ir a Gemba (Chão de Fábrica)

Conectar-se ao gemba é um dos pilares do pensamento lean. Tentar construir uma cultura enxuta sem criar uma abordagem de “vá e veja” – pelo menos no nível de liderança – provavelmente produzirá resultados ruins e decepção.

O que nem sempre é percebido, porém, é que incutir uma mentalidade de “vá e veja” leva muito mais do que apenas visitar o gemba. O verdadeiro valor do esforço é visto quando os executivos fazem conexões genuínas com seus funcionários para adquirir um melhor conhecimento do que está acontecendo.

 

Por que ir a Gemba importa?

 

A seguir estão algumas das causas e benefícios de manter e fortalecer uma conexão com o local de trabalho:

 

  • Demonstrando respeito: Respeitar as pessoas é um componente crítico do pensamento enxuto, é uma das melhores maneiras de mostrar respeito é ir ao chão de fábrica e conversar com as pessoas, entender seus problemas, ouvir suas ideias e ajudá-los a ter sucesso.

 

  • Vendo os problemas: Os líderes devem estar cientes do que realmente está acontecendo no local de trabalho, e visitas regulares ao gemba são um ótimo método para fazê-lo. Conectar-se com o gemba é vital para superar o desejo natural das pessoas de esconder os problemas dos líderes, seja no chão de fábrica, em um centro de serviços ou nas instalações do cliente.

 

  • Melhorar o processo catchball: O processo catchball é essencial para focar os esforços e melhorar continuamente em direção à visão da empresa. As conversas de catchball podem começar em um nível mais alto e ser muito mais eficazes quando os líderes estão intimamente ligados ao local de trabalho.

 

  • Identificando o tipo de assistência necessária: O dever de um líder é ajudar as equipes que lidera a serem bem-sucedidas. Isso requer uma compreensão completa dos obstáculos e frustrações dos membros da equipe, que só podem ser obtidas através de visitas frequentes ao gemba.

 

  • Ajudando o chão de fábrica de forma mais eficaz: Aqueles encarregados de apoiar o chão de fábrica farão um trabalho muito melhor se se conectarem com as pessoas que estão apoiando e entenderem os desafios e preocupações que estão enfrentando em primeira mão.

 

  • Coaching e Desenvolvimento de Pessoas: O treinamento e o desenvolvimento eficazes de pessoas exigem contato direto e contínuo em circunstâncias do mundo real. Viagens regulares ao local de trabalho para envolver os membros da equipe em discussões de resolução de problemas podem ajudar no desenvolvimento de habilidades diárias de resolução de problemas.

 

Desenvolvendo uma Cultura

 

Compreender os impedimentos culturais para uma comunicação aberta e honesta sobre os desafios que as pessoas enfrentam é necessário para desenvolver o hábito de ir e ver. As pessoas preferem esconder as dificuldades e evitar interações se os líderes não aparecem no trabalho com muita frequência ou apenas quando surgem problemas graves, preparando a organização para sub-otimização ou problemas muito mais sérios no futuro.

 

O coaching durante as visitas iniciais é essencial para garantir que as conversas apropriadas ocorram. Também é fundamental transmitir às pessoas que uma “caminhada pelo gemba” é muito mais do que um passeio e incorpora observação e aprendizado.

 

Estabelecer um vínculo entre os executivos da empresa e o gemba removerá uma barreira significativa à transformação que, embora difícil de ver, é necessária para impulsionar o desenvolvimento. O Lean é uma técnica fantástica para dar vida à visão, mas sem uma conexão gemba, isso só levará à frustração, fracasso e vantagens de curto prazo.

 

Calculadora de desperdício

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil