Novo Pausas no Trabalho: Aumente a produtividade do time
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

Pausas no Trabalho: Aumente a produtividade do time

Pausas no Trabalho: Aumente a produtividade do time

Quando pensamos em aumento da produtividade, é comum associarmos a muito trabalho. É claro que é preciso colocar a mão na massa para ter resultados, mas as pausas no trabalho também têm papel fundamental para o aumento da eficiência.

Em um mundo cada vez mais globalizado, conectado e ágil, a rotina dos profissionais é cheia de afazeres. Nesse sentido, as pausas são importantes para evitar estresses, tirar bloqueios de criatividade e recuperar a atenção.

 

Por que fazer pausas no trabalho?

Não é raro notar que estamos trabalhando há um longo período sem fazer nenhuma pausa. Quando menos percebemos, estamos há horas vidrados a uma tela de computador ou fazendo tarefas repetitivas.

Trabalhar ininterruptamente gera uma série de desgastes físicos e mentais. Diversas pesquisas já mostraram que é importante fazer pausas, se alongar e dar um descanso para a cabeça e para o corpo.

Existem resultados práticos que você pode obter realizando curtos períodos de descanso durante a jornada de trabalho:

 

Alivie o Estresse e mude o foco

O estresse é gerado por estímulos como um grande número de responsabilidades e desafios gerados simultaneamente. Quando o profissional está sob essa condição, geralmente há perda de concentração e a produtividade diminui.

Ao realizar pequenas pausas, é possível tirar o foco dos problemas, aliviar “os monstros” que estão na cabeça e, na volta, as chances são maiores de estar mais concentrado e encontrar as soluções para os desafios.

 

Melhore a Tomada de decisões

O dia-a-dia no trabalho é uma série de tomada de decisões. A todo tempo precisamos fazer escolhas, das mais simples às mais estratégicas. Se você estiver desgastado mentalmente, cansado ou com muitos assuntos na cabeça, as chances são maiores das suas decisões não serem boas.

Ou seja, vale a pena fazer uma pausa principalmente antes de debater assuntos muito importantes para a empresa.

 

Aumente a interação entre a equipe

Por incrível que pareça, as pausas ainda podem ser ótimas para unir mais o time. Se o gestor incentiva esse tipo de comportamento, é normal que laços sejam estreitados e a equipe fique mais unida.

É claro que nas pausas os assuntos não serão relacionados a trabalho (e nem devem ser). Mas uma vez que as pessoas se sentem mais confortáveis a falar umas com as outras sobre qualquer assunto, elas também estarão tranquilas para conversar sobre decisões corporativas.

 

Pausas obrigatórias

Além de conceder e incentivar pausas durante a jornada, existem também alguns intervalos obrigatórios que o gestor precisa garantir aos seus funcionários para estar de acordo com as leis trabalhistas.

Chamados de Intervalos Intrajornada, eles estão regulamentados pelo artigo 71 da CLT. De acordo com a norma, os profissionais devem ter pausa de 1 a 2 horas em jornadas com mais de 6 horas diárias (ou seja, a famosa “pausa para o almoço”).

Porém, outras situações especiais, como trabalhos manuais repetitivos ou em confinamento e frigorífico, exigem uma pausa extra de 15 ou 20 minutos, dependendo da atividade em si. O descumprimento dessa exigência pode gerar multas e processos trabalhistas.

 

Como a Novidá garante o cumprimento das pausas?

Pelo bem do funcionário e da própria empresa, é importante fazer intervalos durante a jornada de trabalho. Porém, em grandes ambientes, nem sempre o gestor consegue garantir que essas pausas estão realmente sendo cumpridas.

Para ajudar nessa missão, a Novidá desenvolveu uma plataforma de geolocalização indoor, que acompanha a movimentação de colaboradores durante suas rotinas produtivas. Dessa forma, é possível localizar um funcionário em tempo real, calcular tempos e movimentos e visualizar se todos estão de fato cumprindo as pausas exigidas.

Aplicamos nossa solução de controle de pausas na Solvay, o que permitiu que a empresa reduzisse a zero o custo com multas trabalhistas relacionadas a intervalos de intrajornada. Você pode baixar esse case de sucesso gratuitamente aqui.

voltar ao topo