Blog

Qualidade 4.0 – Os desafios da nova era

Qualidade 4.0 – Os desafios da nova era

A Indústria 4.0 está transformando a maneira como as tarefas são executadas no chão de fábrica. O surgimento de novas tecnologias deixa os processos mais ágeis, mas ao mesmo tempo torna a exigência dos consumidores cada vez maior.

Isso cria um grande desafio na área de qualidade: com cadeias de valores mais complexas e prazos mais curtos, como manter o alto padrão dos produtos e serviços oferecidos? Esse é o principal objetivo da Qualidade 4.0.

 

O que é Qualidade 4.0?

É possível definir a Qualidade 4.0 como a Gestão da Qualidade em tempos de Indústria 4.0. Ou seja, trata-se de todo o processo de fiscalização de funções, formas de fabricação, distribuição, tudo isso com o apoio de novas tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Realidade Aumentada, por exemplo.

Todas essas inovações já estão mudando setores como produção, manutenção, compras, logística, entre outras na fábrica. A área de qualidade ainda está descobrindo como se aproveitar dessas tecnologias, mas alguns estudos já mostram algumas perspectivas que mudarão com a aplicação da Qualidade 4.0:

Mudança na ênfase do profissional de qualidade. Ele deixa de ser voltado para “eficiência e satisfação” e passa a focar em “aprendizado e adaptação contínuos”

Mudança no fluxo de informações dentro das empresas. Dados serão compartilhados entre diferentes setores, o que cria uma maior transparência e aumentam as possibilidades de fiscalização na qualidade.

Maior visualização da cadeia de suprimentos e processos produtivos. Ou seja, será possível monitorar em tempo real se os produtos estão em ordens e tarefas estão sendo bem executadas.

Foco na experiência do cliente. O mundo em constante transformação resulta em consumidores cada vez mais exigente. Satisfazer essa demanda é um dos grandes desafios da Qualidade 4.0.

 

BAIXE NOSSO E-BOOK SOBRE QUALIDADE 4.0 E SAIBA TUDO SOBRE O ASSUNTO

 

Abordagens Inovadoras da Qualidade 4.0

Em termos práticos, como podemos usar a tecnologia para auxiliar na gestão da qualidade? Reunimos aqui algumas propostas que já estão sendo aplicadas na indústria:

 

Feedback em Tempo Real do Produto/Serviço

As empresas podem levantar um feedback em tempo real dos seus consumidores a respeito dos produtos ou serviços oferecidos. Uma inteligência artificial pode analisar correlações entre condições externas (como clima ou número de fornecedores) e um determinado tipo de falha de usabilidade.

Uma “equipe de resposta rápida” multifuncional pode desenvolver rapidamente soluções que resolvam os problemas identificados dessa forma.

 

Diagnóstico e Gestão Remotos

Por meio de sensores IoT, é possível identificar problemas de máquinas ou produtos, criando uma maior inteligência sobre o processo e sua qualidade. Algumas empresas usam até análises preditivas para identificar padrões de correlação de avarias, por exemplo.

As soluções de gestão remota podem melhorar muito a qualidade da empresa, já que elas resolvem problemas antes que o cliente perceba a falha. Elas também reduzem custos já que evitam a devolução e recalls caros.

 

Gerenciamento Avançado da qualidade do Supply Chain

Com base em dados coletados previamente nos registros de desempenho dos fornecedores, é possível criar uma “pontuação” que indica a probabilidade de futuros incidentes de qualidade. Em caso de pontuação baixa, automaticamente o fornecedor pode receber um alerta para identificar a causa raiz do problema.

 

Novidá e a Qualidade 4.0

Em busca de oferecer aos seus clientes a possibilidade de aprimorar a qualidade de seus produtos, a Novidá desenvolveu um sistema de geolocalização indoor, que monitora a movimentação de recursos pela planta.

Por meio de smartphones ou beacons, acompanhamos a movimentação de equipamentos e colaboradores em suas rotinas de trabalho. Dessa forma, o gestor pode localizar um funcionário em tempo real, avaliar tempos de execução e melhorar a qualidade de seus processos.

Quer entender melhor como funciona o sistema da Novidá e como ele pode melhorar a qualidade do seu negócio? Agende um bate-papo com nosso time de especialistas!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil