Blog

Casos de Uso – Rastreamento de equipamentos em um hospital

Casos de Uso - Rastreamento de equipamentos em um hospital

O ambiente hospitalar ou de grandes clínicas é sempre um local crítico. Cada minuto de espera pode fazer a diferença no destino de um paciente. Também trata-se de um local cheio de incertezas e, justamente por isso, nem sempre é um espaço organizado.

 

Definição de Problema

Imagine um grande hospital com vários andares. Diferentes setores em diferentes andares compartilham certos equipamentos médicos, como uma máquina de raio-x móvel ou um eletrocardiograma, por exemplo. Da mesma forma, existem outros equipamentos que devem sempre retornar para um determinado local depois do uso.

Na prática, o que acontece é uma grande confusão. Alguns locais conseguem até manter uma certa organização por meio de planilhas, que indicam o horário e o local em que determinado equipamento foi alugado. Porém, mesmo nesses casos existe uma demora para checar a informação, que nem sempre condiz com a realidade, inclusive.

O que piora a situação é que, como já dissemos, o tempo é uma variável muito crítica nos hospitais, e quanto mais ele puder ser otimizado, menos riscos serão gerados ao paciente.

 

Solução

Por meio de uma uma solução de geolocalização indoor como a da Novidá, é possível fazer um monitoramento em tempo real dos equipamentos dentro do hospital. Para isso, beacons (tags emissoras de bluetooth) são acopladas nos equipamentos que precisam ser monitorados.

Paralelamente, sensores são espalhados em toda a região que precisa ser monitorada. Esses sensores recebem o sinal enviado pelas tags e, por meio da frequência recebida, nossa solução consegue determinar onde está o objeto com precisão de aproximadamente 2 metros.

Essa informação de localização é armazenada e enviada para um software em nuvem, onde o gestor (ou qualquer funcionário que precisar do acesso) pode identificar em tempo real onde está cada um de seus equipamentos e ainda analisar o histórico de movimentação deles ao longo do dia.

Dessa forma, o tempo de resposta para identificar onde está uma cadeira de rodas ou um eletrocardiograma é reduzido drasticamente, promovendo uma experiência bem mais satisfatória ao paciente.

Com o histórico de movimentação, os gestores também entendem quais são os setores que mais precisam desses equipamentos e se há necessidade de aquisição de novas peças, por exemplo.

Hospitais ainda podem usar esse mesmo sistema para monitorar a movimentação dos enfermeiros e médicos. Para isso, em vez das tags serem acopladas nos equipamentos, elas são colocadas nos crachás dos funcionários. Dessa forma, é possível localizar um médico em tempo real, além de analisar quais são as áreas que eles passam a maior parte do tempo, o que permite entender onde há maior demanda por médicos.

Quer entender como isso acontece na prática? Nós aplicamos nossa solução no Hospital do Coração, identificando grandes oportunidades de melhoria na opreação. Baixe gratuitamente nosso case e entenda como você também pode otimizar seu hospital.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil