Blog

7 Passos para reduzir custos operacionais na empresa

7 Passos para reduzir custos operacionais na empresa

Independentemente de qual seja o segmento da sua empresa, a gestão de custos é sempre um grande desafio. Todo negócio quer crescer e todo gestor sabe que para isso ele precisa reduzir custos operacionais.

Nem sempre essa é uma tarefa fácil. Existem algumas alavancas que não podem ser mexidas, já que elas resultam em perda na qualidade do produto/serviço final. Por outro lado, alguns gastos são puro desperdício e saber identificá-los é fundamental.

Para te ajudar nessa missão, criamos um pequeno guia com 7 passos para reduzir custos operacionais na sua empresa:

 

1- Faça um Mapeamento de Processos

O mapeamento de processos é essencial para qualquer negócio se manter organizado. Ao desenhar como as atividades e procedimentos funcionam na operação, é possível identificar gargalos, ter mais controle sobre o que acontece na empresa e diminuir desperdícios.

Assim, antes de tomar ações drásticas para reduzir custos, o primeiro passo deve ser entender realmente qual é o estado atual do seu negócio. Verifique quais são os recursos que você utiliza, quais são as atividades realizadas e qual é o valor agregado de cada processo.

Com esse mapeamento, você já terá uma visão muito mais clara de quais são os setores-chaves para reduzir custos.

 

 

2- Entenda sua mão-de-obra

Você realmente conhece os seus colaboradores? Sabe quais são os pontos fortes e fracos de cada um e quais são as atividades realizadas por eles? Ter noção de tudo isso não é uma tarefa fácil, já que exige um bom entrosamento entre times e um acompanhamento próximo na gestão.

Porém, a mão-de-obra geralmente é um dos principais gastos de uma empresa. Dessa forma, é preciso aproveitá-la ao máximo. Isso não significa que você irá demitir quem não é extremamente produtivo. Mas com uma boa gestão, você consegue descobrir em que tarefas cada colaborador rende mais, o que te dá insumos para realocar a equipe e ter uma operação mais eficiente.

 

3-  Negocie com fornecedores

Uma das fontes mais diretas e fáceis de redução de custos está na negociação com fornecedores. Se você tiver um bom relacionamento, fizer pesquisas de produtos, discutir prazos e quantidades, é possível conseguir descontos que vão impactar diretamente no seu caixa. É por isso que esse é um dos aspectos mais importantes da gestão de compras.

Mas lembre-se de garantir que o fornecedor ofereça uma matéria-prima de qualidade. Afinal, de nada adianta reduzir custos se o produto final tiver prejuízos ao consumidor.

 

4- Utilize a metodologia Lean

O Lean Manufacturing nasceu com base no Sistema Toyota de Produção. A metodologia prega a eficiência dos processos. Ou seja, o objetivo de todas as ações deve ser gastar os menores recursos possíveis para produzir o máximo de valor.

Para isso, a filosofia de gestão prevê identificar os principais desperdícios que existem na operação e, em seguida, eliminá-los. Isso se dá através de um trabalho em equipe e da criação de uma cultura que vá, de fato, evitar desperdícios.

Apesar de surgir na indústria, o sistema lean pode ser aplicado em qualquer outro segmento. O aumento da eficiência nos processos impacta diretamente na redução de custos para a empresa.

 

 

5- Use tecnologias para aumentar a eficiência

Vivemos a melhor época para quem deseja reduzir custos. Temos à disposição diversas inovações tecnológicas que impactam diretamente nos processos e ajudam a ter uma operação mais eficiente.

Podemos citar desde a plataforma de tracking da Novidá, que monitora a movimentação de colaboradores em suas rotinas de trabalho, até outros sistemas de gestão, softwares de finanças, programas de RH e uma infinidade de outras soluções.

O grande desafio aqui é entender qual é o real problema do seu negócio e onde há maior margem para reduzir custos. Só aí você irá procurar a ferramenta ideal para resolver esse gargalo.

 

6- Faça um planejamento de Melhoria Contínua

O trabalho não acaba depois de tomar todas as ações que já citamos nesse texto. Reduzir custos é uma questão de melhoria contínua, ou seja, um processo que não se acaba e sempre deve ser otimizado.

Aplique o ciclo PDCA e inicie constantemente um planejamento de melhoria contínua. Aos poucos, isso ficará enraizado na cultura da empresa e os resultados serão cada vez melhores.

 

 

7- Defina Metas

Qualquer planejamento precisa de uma meta para ser realizado. Ela será o norte para indicar se as iniciativas de melhorias estão tendo resultados efetivos. Portanto, se você deseja reduzir custos em sua empresa, é preciso ter KPIs claros de onde você espera chegar.

É importante que essa seja uma decisão tomada em conjunto com os colaboradores e que eles estejam a todo tempo trabalhando em cima dos números a se atingir. Seja equilibrado: não coloque metas impossíveis, mas também não defina números muito fáceis de se atingir.

 

Como a Novidá pode ajudar a reduzir custos na sua empresa?

Diante de um cenário mercadológico cada vez mais competitivo, a Novidá desenvolveu uma solução para ajudar empresas a aumentar a eficiência e reduzir custos.

Usando smartphones, beacons e sensores, monitoramos a movimentação de funcionários e equipamentos em suas rotinas de trabalho. Dessa forma, o gestor consegue identificar em tempo real qual é a localização de cada um de seus colaboradores, medir tempos de execução das atividades e acompanhar de perto o dia-a-dia da operação.

Já aplicamos esse sistema em grandes empresas como Gerdau e FCA. Você pode conferir todos esses cases de sucesso gratuitamente aqui.

Se interessar, também estamos à disposição para bater um papo e entender como podemos ajudar a sua empresa a conseguir bons resultados. Basta marcar um horário em nossa agenda aqui!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil