Blog

RFID na logística é a melhor opção?

RFID na logística é a melhor opção?

A tecnologia RFID vem ganhando espaço na logística. Com o objetivo de tornar a operação mais ágil, eficiente e organizada, muitas empresas têm apostado no RFID para ter dados mais confiáveis e otimizar diferentes etapas da cadeia de suprimentos.

 

O que é RFID

A sigla vem do inglês Radio Frequency Identification (ou Identificação por Rádio Frequência). Como o próprio nome diz, a tecnologia usa sinais de radiofrequência para capturar dados.

Para seu funcionamento, são necessários dois componentes: uma tag emissora e um leitor com chip. Quando esses dois objetos estão relativamente próximos e na mesma direção, o leitor identifica a presença da etiqueta e armazena essa informação.

Na logística, o que geralmente acontece é que as etiquetas são coladas nos objetos que precisam ser monitorados. As antenas são posicionadas em áreas estratégicas da operação e, a partir de então, há um maior controle sobre todo o negócio.

 

Principais aplicações do RFID na logística

O RFID é uma alternativa bastante interessante aos códigos de barra, justamente porque sua leitura é feita sem que o leitor precise estar quase encostado nas etiquetas.

Nesse sentido existem duas principais aplicações do RFID na logística:

 

Controle de Estoque/Inventário

É possível ter informações atualizadas sobre os produtos que estão no seu armazém. Ao posicionar antenas leitoras nas extremidades do local, o gestor tem acesso a todo produto que entra ou sai daquele espaço.

Logo que um caminhão de abastecimento chega com os produtos, por exemplo, se as caixas já estiverem com as etiquetas RFID e passarem em frente às antenas, elas automaticamente são contabilizadas.

Isso elimina um trabalho que muitas vezes é feito manualmente, evita a necessidade de fazer contagens periódicas e dá aos gestores um maior controle sobre ofertas e demandas.

 

Rastreamento de equipamentos

A mesma lógica pode ser aplicada em equipamentos móveis, como empilhadeiras ou caminhões. Uma etiqueta é colocada nesses veículos e antenas conseguem identificar quando cada equipamento passou por ali.

No entanto, vale lembrar que a única informação que o gestor terá é qual veículo passou por ali e em que momento. Como eles estão em constante movimentação, não dá para dizer que é possível fazer um “rastreamento” por RFID, afinal, você não consegue localizar determinado veículo em tempo real, apenas saber quando ele passou por ali.

                                                              

Desvantagens do RFID na logística

É justamente nesse último exemplo que reside a grande desvantagem do RFID para a logística. Ao menos que você use portais de RFID (o que encarece muito o custo da solução), é inviável monitorar objetos que tenham uma movimentação livre.

Ou seja, você conseguirá identificar quando um determinado objeto passou por determinado local, mas não poderá localizá-lo em tempo real e acompanhar sua movimentação.

É por isso que as aplicações ideais para o RFID são aquelas onde o recurso a ser monitorado não tem grande movimentação e seguem uma trilha muito bem definida.

Por fim, outra desvantagem do RFID é que ele sofre bastante interferência em metais. Ou seja, se você deseja rastrear objetos metálicos, o RFID não é a opção mais indicada.             

 

Alternativas ao RFID

Se você quer acompanhar a movimentação de equipamentos móveis ou até pessoas dentro do ambiente de trabalho, é possível usar outros protocolos de radiofrequência.

Os beacons são uma boa opção. Tags emissoras de bluetooth mandam um sinal que é recebido por sensores espalhados pela planta. Através da frequência desse sinal, é possível identificar a localização do objeto em questão. Ao invés das tags, o mesmo procedimento pode ser feito com smartphones ou outros dispositivos inteligentes.

Uma solução que use o Wi-fi ou BLE – Bluetooth Low Energy para localização é muito mais interessante para quem deseja acompanhar continuamente seus recursos em ambientes fechados.

 

CTABlog_BLE_RTLSEbook

 

Conheça a Novidá

A Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização indoor para aumentar a produtividade e a eficiência das empresas.

Usando beacons, smartphones ou outros dispositivos móveis, acompanhamos a rotina de colaboradores e equipamentos dentro do seu ambiente de trabalho.

Dessa forma, você consegue medir tempos e métodos da sua operação logística, identifica onde estão os principais gargalos e passa a ter dados reais para otimizar processos.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil