Blog

RH Digital: inovações e tecnologias do setor

RH Digital: inovações e tecnologias do setor

Vivemos um momento de grandes revoluções em diversos mercados. A transformação digital mudou completamente a atuação de áreas estratégicas das empresas. Em uma época em que todos estão conectados e novas tecnologias surgem a cada dia, é preciso se reinventar para não perder espaço para a concorrência. É nesse contexto que surge o RH Digital!

A gestão de pessoas é um dos setores mais importantes da empresa. Afinal, por mais que surjam novas tecnologias, sempre haverá o fator humano por trás delas, que é o que realmente fará a diferença.

Diante disso, o papel do Recursos Humanos tem se modificado bastante nos últimos anos. Cada vez mais as decisões da área deixam de ser tomadas pelo feeling e passam a se basear em dados reais. Esse é o caminho que guia as principais inovações do segmento: trazer informações confiáveis sobre pessoas para tomar decisões mais assertivas.

Diante desse panorama, muitas tecnologias apareceram para facilitar o dia-a-dia dos gestores, tanto na hora da contratação, quanto na gestão dos atuais colaboradores. Falaremos sobre algumas dessas ferramentas a seguir:

 

Recrutamento Digital

O processo de recrutamento e seleção é um dos mais importantes de qualquer empresa. Contratar bons talentos, com as habilidades necessárias e perfil alinhado ao do negócio faz toda a diferença.

Porém, em meio a tantos candidatos, é difícil manter a organização e fazer uma boa análise sem o auxílio da tecnologia. O recrutamento digital pode ter grande valor, ao menos para fazer um primeiro filtro de candidatos.

Já existem plataformas robustas e extremamente personalizáveis, que fazem os primeiros testes online com quem está procurando uma vaga. Isso automatiza etapas do processo, dá mais agilidade à operação e entrega ao gestor candidatos mais preparados para a vaga em questão.

 

Softwares de Gestão

Gerenciar pagamentos, horários, férias, controle de pontos e diversas outras questões pode ser uma grande dor de cabeça, principalmente se estivermos falando de uma grande empresa.

Fazer isso tudo em planilhas pode ser um tiro no pé e um desperdício de tempo. É por isso que hoje já existem softwares de gestão que integram e automatizam todo esse processo, inclusive facilitando a adequação ao eSocial

O mais vantajoso é que isso dá ao time de Recursos Humanos mais tempo para se preocupar com estratégias e menos preocupação para questões burocráticas!

 

Inteligência Artificial

Se você enxerga a inteligência artificial como robôs que substituem o trabalho humano, é hora de rever os seus conceitos. Essa tecnologia ela tem um papel muito mais de auxílio aos colaboradores do que de substituição do trabalho.

Por meio da IA, é possível criar chatbots, por exemplo, para que os funcionários tirem suas dúvidas, marquem suas férias ou até recebam treinamentos. Além disso, um sistema inteligente também pode fazer previsão de demandas e designar tarefas para os funcionários mais adequados a realizar determinada atividade.

 

People Analytics

Talvez essa seja a base de todas as tendências relacionadas ao RH digital. A ideia de people analytics é integrar dados de diferentes sistemas para termos o maior número de informações possíveis sobre os colaboradores.

Dados são o ponto de partida em busca de uma estratégia que deixe o “feeling” de lado e seja mais assertiva.

Para isso é preciso ter sistemas que gerem dados de todos os tipos: histórico de pagamentos, atividades, horários, tempo na função, tudo isso pode gerar relatórios interessantes em busca de otimização de processos.

E claro, é importantíssimo também saber interpretar esses dados e pensar de forma analítica para tomar decisões a partir do que foi levantado.

 

Geolocalização

Uma das mais relevantes formas de coletar dados de colaboradores é através de sistemas de geolocalização indoor. Usando smartphones ou tags em crachás, é possível acompanhar toda a movimentação do funcionário no ambiente de trabalho.

Dessa forma, o gestor tem em mãos todo o histórico de movimentação de cada colaborador, consegue visualizar um mapa de calor para entender onde estão os principais gargalos, pode acionar mais rapidamente um funcionário em caso de algum imprevisto e mensurar tempos e métodos de cada atividade.

 

Como a Novidá pode te ajudar

A Novidá trabalha com uma solução de geolocalização para gestão de pessoas. Além de gerar dados relevantes sobre cada colaborador, também desenvolvemos um robusto sistema de inteligência artificial, capaz de designar tarefas automaticamente para os trabalhadores mais aptos a realizar aquela atividade.

O gestor de recursos humanos também tem em mãos informações sobre o período e tipo de atividade realizada por cada colaborador. Dessa forma, ele pode se resguardar de processos por periculosidade e insalubridade, além de evitar que seus funcionários não cumpram os intervalos obrigatórios de interjornada e intrajornada.

Quer saber mais sobre como a Novidá pode te ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe? Entre em contato conosco!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil