blog

Entenda a importância do Roadmap para a sua gestão!

Entenda a importância do Roadmap para a sua gestão!

Ao tomar uma decisão estratégica para produção ou confecção de um novo produto ou serviço, geralmente não se tem uma receita ou um guia com as definições e passos essenciais para o processo. Nesse sentido, o Roadmap é uma ótima forma de entender o caminho a se percorrer para cada uma destas etapas, permitindo uma visão geral do negócio.

A sua importância pode ser percebida como na construção de uma casa, que exige um planejamento para uma boa fundação antes mesmo de se pensar em levantar as paredes ou decidir a decoração do ambiente. E as decisões são pautadas nas próximas etapas e no tempo de execução de cada uma, permitindo assim um melhor gerenciamento e controle dos recursos e do andamento da linha de produção da empresa. 

Quer saber mais sobre o que é o Roadmap e a importância dessa metodologia para uma boa gestão do negócio? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!

 

O que é o Roadmap?

O roadmap é uma das ferramentas mais poderosas para gestão entender um processo, projeto ou linha de produção e percorre cada uma das suas etapas e características. Como o próprio nome já diz, o Roadmap é uma espécie de mapa orientando todo o time envolvido no objetivo comum que é a construção do produto ou finalização do projeto.

Com isso, seu principal ponto positivo é a capacidade de alinhar todos os participantes envolvidos e até stakeholders neste objetivo comum, definindo respostas para perguntas importantes como:

  • Onde estamos agora?
  • A partir daqui, onde queremos chegar?
  • Como chegaremos até este ponto e o que devemos fazer para alcançar este objetivo?

Esta metodologia visual tem também a característica de ser descritiva, especificando o período do desenvolvimento e apresentando o caminho para o projeto ou produção sair do ponto A até o ponto B. Assim, todos saberão exatamente quais são os passos essenciais e sequenciais na construção de forma integral do produto ou do serviço oferecido.

Uma outra característica relevante para o Roadmap é de ser mais um recurso para o modelo de gestão à vista, deixando claro e possibilitando que as principais formas de controle estejam disponíveis para o time. Assim, este documento pode ser utilizado em projetos considerados como empresariais ou administrativos, numa linha de produção ou até de forma individual para oferecer um foco maior e obter ganhos de produtividade.

 

 

E qual a importância desta metodologia para a produção?

A principal importância do Roadmap é que ele atua tanto do ponto de vista do time de gestão quanto do ponto de vista do time que está atuando diretamente no projeto, processo ou produção. Com isso, se torna uma ferramenta essencial para garantir a produtividade e eficiência do trabalho, descrevendo com clareza o caminho a ser seguido.

Existem alguns exemplos de aplicação de um Roadmap e que fogem ao dia a dia comum de uma empresa, como uma viagem onde não há sinal de celular ou até um script de peça de teatro. No exemplo da viagem, este guia pode informar toda a visão geral do percurso, indicando quando e onde virar a esquerda ou a direita.

Indo além, pode indicar qualquer tipo de desvio ou contorno de algum local perigoso além de pontos de descanso, paradas para alimentação ou pontos de encontro. São as informações importantes e que todos devem saber durante o percurso, garantindo que seja transmitida corretamente como um roteiro de todas as etapas planejadas.

Esse exemplo pode ser levado para uma linha de produção, indicando as etapas do planejamento estratégico e fazendo com que as equipes de diferentes setores estejam focados no seu destino final – ou a entrega do produto ao seu cliente. Com isso, demonstra-se a importância da aplicação desta metodologia, inclusive antes de qualquer outra ação prática, e a capacidade de agregar informações diversas como:

  • Pesquisas de mercado e de concorrência;
  • Os prazos estimados para cada etapa da produção;
  • Cada ação tomada nestas etapas, assim como os responsáveis pelas tarefas;
  • Possíveis períodos de abastecimento;
  • Possíveis rotas internas para o abastecimento;
  • E outras informações relevantes como possíveis manutenções simples ou configurações de máquinas.

 

 

Como construir e aplicar na prática um Roadmap de qualidade?

A construção do Roadmap pode variar conforme o público alvo final e as informações que estão contidas no documento devem ser abrangentes e corretas. Uma ótima dica é ir além e contar com o auxílio de planilhas, apresentações e até ferramentas gráficas para dar o suporte visual necessário e facilitar a interpretação.

Outro ponto importante é que mesmo que o foco do negócio de cada empresa possa variar – linha de produção, realização de serviços ao cliente e até o desenvolvimento de software – o Roadmap deve ser um escopo geral das etapas para a operação.

 

Tenha objetivos claros para o seu negócio

Ter os objetivos bem definidos para o seu negócio significa ter as três perguntas iniciais de saber onde está no momento, onde se quer chegar e como realizar, respondidas. Ainda deve-se definir as metas de curto, médio e longo prazo para a empresa relacionando estes objetivos com os resultados esperados pelo time de gestão.

Outro ponto importante é realizar pesquisas de mercado e visualizar como anda a sua concorrência, além de entender as reais necessidades do consumidor. Neste ponto, é vital aplicar em conjunto a metodologia Lean Manufacturing com a finalidade de reduzir desperdícios e manter o foco no que agrega valor ao seu cliente. 

 

Integre com o planejamento estratégico e coloque no papel

O planejamento estratégico do negócio deve ser integrado ao documento do Roadmap para uma visão geral das decisões gerenciais, englobando próximas entregas, marcos e até conquistas que impactam diretamente no resultado. Assim, é a etapa de passar para o papel com um esboço que acumula o máximo de características e pontos importantes possível.

Com isso, pode-se inclusive desenvolver uma linha do tempo que prioriza e padroniza as etapas de produção, englobando os diversos setores e contendo as informações importantes de stakeholders. Essa ação também visa identificar pontos de melhoria no próprio documento, permitindo que seja realizado de forma colaborativa e reforce um engajamento ainda maior.

 

O Roadmap deve conter um cronograma e uma avaliação de riscos

Um cronograma ou plano cronológico de avanço da produção é uma ótima forma de priorizar o que é importante para a execução do projeto ou para a linha de produção. Assim, deve-se colocar as atividades em sequência com uma definição clara de prazos, esforço e os envolvidos na sua finalização.

Este tipo de ação converge com a metodologia do Lean Manufacturing e permite identificar qualquer tipo de atividade que não agrega valor ao produto final, auxiliando na redução de desperdícios. Uma avaliação de riscos é outro fator importante do Roadmap, pensando em possíveis imprevistos ou qualquer tipo de adversidade que possa vir a ocorrer.

 

A revisão é vital para a manutenção da qualidade do documento

Outra forma de aplicar a metodologia do Lean Manufacturing é o conceito de melhoria contínua e este pode ser aplicado ao revisar constantemente o Roadmap em busca de otimizações, ajustes ou alterações. Isso permite que o documento esteja sempre refletindo a execução real na linha de produção, permitindo uma visão efetiva do que está ocorrendo.

 

Aposte na utilização da tecnologia

A tecnologia tem uma importante conexão com a qualidade do Roadmap uma vez que pode permitir dados de qualidade para o planejamento estratégico e uma verificação constante da etapa da cadeia produtiva que está sendo realizada. Um ótimo exemplo é o tracking de pessoas que oferece uma visão em tempo real do posicionamento de cada colaborador no espaço físico da empresa, além de auxiliar na medição de KPIs da produtividade do negócio.

A Novidá é a parceira ideal para aplicar uma tecnologia que faça sentido ao seu negócio, permitindo a execução e planejamento de atividades além de métricas de performance para otimizar a gestão operacional. Com isso, pode-se integrar as informações do Roadmap com medições em tempo real, convergindo com a aplicação da filosofia do Lean Manufacturing. 

 

 

Saiba mais! 

A Novidá possui uma solução de alta tecnologia e que integra a Internet das Coisas e inteligência artificial para a melhoria contínua das operações em conjunto com gestores e operadores. Tudo isso de forma transparente e colaborativa, permitindo uma melhor tomada de decisão e acompanhando em tempo real de todas as etapas da cadeia de produção e do Roadmap da empresa.

Entre em contato com o nosso time de atendimento e saiba mais sobre como podemos ajudar o seu negócio a melhorar os índices de eficiência e produtividade!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil