Novo Otimize a sua produção com as Rotas Internas!
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

Otimize a sua produção com as Rotas Internas!

Otimize a sua produção com as Rotas Internas!

rotas internas

As rotas internas ou também chamada de roteamento da produção são uma ótima forma de controlar a ordem correta de execução dos passos para fabricação do produto final. E mais, quando dependem de processos e materiais diferentes, as rotas internas podem inclusive ser aplicadas na logística e no formato de execução das tarefas dentro da organização.

Um ótimo exemplo da importância das rotas para a execução de processos pode ser percebido quando se analisa um conjunto de ônibus, atendendo clientes de diferentes locais. A ordem correta e a hora de parada de cada um dos ônibus são etapas vitais neste processo e sem uma definição concreta, fica impossível ter uma gestão eficiente.

Entender a importância das rotas internas é uma das melhores formas de visualizar o panorama de aplicação dentro de uma fábrica ou indústria. E além disso, visualizar aplicações práticas desta metodologia.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre a importância das rotas internas para uma gestão eficiente!

 

O que são as Rotas Internas?

 

As rotas internas de uma forma geral podem ser conceituadas como uma padronização na movimentação dentro de um cenário industrial, seguindo principalmente a dinâmica do Lean Manufacturing. Continuando o exemplo dos ônibus que foi citado acima, seria o caminho ideal para cada veículo atender a sua demanda, evitando desperdícios de combustível, viagens sem passageiros e prezando pela máxima qualidade e satisfação do seu cliente final.

Este tipo de metodologia tem uma ampla aplicação em todo o cenário industrial, em diversos segmentos do mercado e indo desde as rotas internas para logística, manutenção, manufatura e até para a linha de produção. Outro ponto importante é que com a evolução da tecnologia, as ferramentas de monitoramento e controle de movimentação ganharam ainda mais espaço, permitindo uma otimização muito maior deste tipo de aplicação.

Softwares e ferramentas de gestão como o oferecido pela Novidá são importantes para manter um controle de localização em tempo real, permitindo muito mais eficiência na hora da execução das tarefas. Um de nossos cases de sucesso atua justamente nesse sentido, visando reduzir o tempo de paradas de manutenção na FCA aplicando tecnologia de localização e identificação, criando rotas específicas de acordo com a demanda. 

 

rotas internas

 

Exemplos e aplicações das Rotas Internas na indústria

 

Que as rotas internas são importantes para indústria, isso já é conhecido. E mais, alinha-se ao Lean Manufacturing uma vez que promove a padronização e a redução de desperdícios na execução dos processos. Assim, permite que o funcionamento do chão de fábrica seja o mais eficiente possível, uma vez que o controle e o gerenciamento em tempo real conseguem verificar qualquer tipo de gargalo ou melhoria no processo.

Existem ainda alguns cenários diferentes para a aplicação das rotas internas. Desde a logística, a própria fabricação ou linha de montagem e até a execução de tarefas de manutenção podem seguir estas rotas. 

 

As rotas internas para a logística

A preocupação com a manufatura enxuta vai além da linha de produção em si. A logística tem um papel importante de suporte ao processo produtivo e deve ser otimizada, mesmo não agregando valor ao produto de forma direta. Essa informação é vital, principalmente quando se pensa no espaço físico tomado e no tempo gasto nesta área.

Um ótimo exercício é imaginar uma linha de produção que aplica perfeitamente os conceitos do Lean Manufacturing, inclusive agregando ainda outras metodologias para a máxima eficiência. Entretanto, o setor de logística muitas vezes não entrega as peças a tempo ou demora e atrapalha durante a movimentação dos insumos com máquinas antigas e que não operam da forma correta.

Assim, aplicar também o conceito de manufatura enxuta na logística é uma ótima forma de melhorar ainda mais a eficiência da linha de produção em si. Desde a evolução tecnológica com empilhadeiras motorizadas e até os veículos automaticamente guiados, a logística é um importante pilar da aplicação das rotas internas para evitar a parada de produção e a ineficiência do setor.

 

As rotas internas para a manufatura

Mais um ótimo exemplo da aplicação das rotas internas é o que também é chamado de fabricação por roteamento ou manufatura por roteamento. Este tipo de rota interna impacta diretamente nas ações que serão executadas para se ter o produto final, seguindo um fluxo mapeado anteriormente e que seguem uma ordem pré-definida.

O mesmo processo pode ser usado por mais produtos e este mesmo produto pode passar mais de uma vez pelo mesmo processo antes de passar ao próximo estágio. O roteiro de fabricação e a lista de materiais de cada produto se tornam itens essenciais nesse tipo de manufatura, principalmente por indicar corretamente todas as etapas para a produção.

Assim, o objetivo desse tipo de aplicação das rotas internas é estabelecer uma sequência ideal das operações com o menor custo, levando o menor tempo possível e garantindo a qualidade final do produto. Todos os pontos abordados seguem também a metodologia do Lean Manufacturing, inclusive na padronização dos processos para os diferentes tipos de produtos finais.

 

 

As rotas internas para manutenção e controle de produção

As rotas internas também podem ser aplicadas para outros processos que atuam na linha de produção, indo além da logística e da própria manufatura em si. Um ótimo exemplo da utilização de uma rota interna é para o setor de manutenção, principalmente quando se pensa na manutenção preventiva e monitoramento das máquinas e equipamentos. 

Um colaborador do time pode ter um conjunto determinado de máquinas para serem monitoradas, além de cada um ter um fluxo correto de verificações para serem realizadas. E esse tipo de aplicação vai além, convergindo com os pilares da TPM e fazendo com que algumas destas etapas previamente mapeadas sejam executadas pelo próprio operador, seguindo os conceitos da Manutenção Autônoma.

Com o controle de produção, outro conceito importante que se integra as rotas internas é o FMDS, ou Floor Management Development System. No português traduzido como Sistema de Gerenciamento e Desenvolvimento do Chão de Fábrica, descreve ações para o controle e consolidação do dia a dia na indústria, conectando as atividades de rotina e mapeando a sua execução.

 

As novas tecnologias e o impacto positivo na execução das rotas internas

Uma ótima forma de otimizar ainda mais a aplicação das rotas internas é utilizando em conjunto soluções de tecnologia para melhorar tanto a visualização em tempo real como a aquisição de dados do estado atual da manufatura. Alguns softwares inclusive atuam diretamente na construção de análises e simulações dinâmicas do processo, calculando diferentes variáveis e levando em consideração inclusive eventos aleatórios.

 

rotas internas

 

As soluções da Novidá podem ajudar a otimizar as suas rotas internas

Os sistemas de localização em tempo real da Novidá são ótimos exemplos de como as diferentes tecnologias e práticas inovadoras podem melhorar o controle das rotas internas. A gestão de staff e até a otimização dos processos logísticos ganham ainda mais força quando implementadas as tecnologias de geolocalização e monitoramento dos trajetos percorridos pela planta de produção.

Assim, as oportunidades de melhoria, da disponibilidade de máquinas, equipamentos e colaboradores pode ser otimizada, fazendo com que o tempo até a atuação em algum incidente seja reduzido. Um colaborador de manutenção que está perto de alguma máquina que sofreu uma falha inesperada pode atuar mais rapidamente no problema, reduzindo o tempo de resposta e impactando no tempo de espera até que o problema seja resolvido.

 

Saiba mais!

As rotas internas são ótimas formas de otimizar, padronizar e gerenciar a movimentação interna dentro de uma planta de produção, tendo impactos positivos nas área de logística, manufatura e até na manutenção. Assim, além de entender o que é esta metodologia, é importante visualizar as aplicações práticas e os benefícios para o negócio.

Ao alinhar tecnologia com as boas práticas de rotas internas e Lean Manufacturing, a Novidá tem a solução ideal para o seu negócio. Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

 

Faça um diagnóstico

rápido e explore mais como a Novidá pode
eliminar desperdícios na sua empresa

Agende agora
celphone

Entre em contato!

voltar ao topo