Novo Rede Sigfox: o que é e onde aplicar?
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

Rede Sigfox: o que é e onde aplicar?

Rede Sigfox: o que é e onde aplicar?

Se você está ambientado no ecossistema de IoT, provavelmente já ouviu falar na Sigfox. Trata-se de um protocolo de rede voltado para a aplicações de Internet das Coisas. Sem utilizar fios e trabalhando com baixa potência, essa tecnologia vem ganhando espaço no país. Segundo a WND, empresa que está projetando a rede, serão mais de 20 milhões de dispositivos conectados à Sigfox em 2019.

As principais vantagens desse protocolo é operar em frequências não licenciadas (902MHz no Brasil, por exemplo), com um baixo consumo de energia e um preço padronizado mundialmente: a assinatura anual para o envio de duas mensagens por dia por dispositivo é de US$0,50.

Além disso, a Sigfox oferece uma comunicação baseada em software. Ou seja, toda a complexidade dos dados é gerenciada na nuvem, em vez de ser tratada nos próprios dispositivos.

 

 

 

Como funciona a Sigfox?

A Sigfox usa técnica Ultra Narrow Band para a transmissão de dados. Isso permite que os dispositivos se comuniquem em longas distâncias de forma confiável, mesmo com possíveis interferências ou ruídos.

Sua arquitetura é horizontal e possui duas camadas principais, a Network Equipment – que recebe as mensagens os dispositivos – e a Sigfox Support System – que processa os dados e envia para o usuário.

De forma simplificada, visualize a Sigfox como uma nova rede de comunicação celular, criada exclusivamente para transmitir dados entre dispositivos que precisam estar continuamente conectados.

Para garantir eficiência e alta qualidade, na hora de enviar uma mensagem o dispositivo também envia duas réplicas em diferentes frequências e tempo. Isso aumenta a resistência a interferências por permite que o dado “navegue” por diferentes caminhos.

 

Desvantagens

Assim como outros protocolos, a Rede Sigfox também tem seus problemas. Semelhante a LoRa, ela também necessita de um alto grau de investimento em hardware e instalação de antenas. Ela funciona apenas com sensores exclusivos, preparados para a transmissão de dados nessa rede.

Conforme dissemos, é como se você estivesse criando uma mini rede de celulares na sua empresa, onde só aparelhos Sigfox se beneficiarão dela. Assim, muitas vezes o custo/benefício dessa aplicação não compensa, principalmente se estivermos falando de locais menores como fábricas ou pátio logístico.

 

 

Aplicações

A Rede Sigfox tem restrições com relação à frequência de envio de dados, o tamanho das mensagens e a área de cobertura necessária. Como o tamanho da rede permite tráfego de dados de no máximo 12 bytes por pulso, o protocolo não terá sucesso em aplicações que necessitem grande tráfego de dados, como monitoramento geográfico em tempo real ou o acompanhamento da vibração de máquinas, por exemplo.

Por outro lado, quando temos situações em que os dados são pequenos e precisam ser transmitidos de forma esporádica, essa rede pode se sair bem. É o caso do monitoramento de temperatura e pressão dentro de um ambiente, por exemplo.

 

Como a Novidá pode te ajudar

Garantir a melhor conectividade IoT na era 4.0 é essencial para ter aplicações que de fato ajudem empresas a aumentar a eficiência e a produtividade de seus negócios.

Para isso, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor, capaz de monitorar a movimentação de pessoas e equipamentos em qualquer ambiente.

Graças aos protocolos utilizados por nossa equipe, conseguimos trazer informações em tempo real sobre as rotinas de trabalho dos colaboradores, o que permite ao gestor ter uma maior visualização do seu negócio e receber insights para otimizar processos.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa? Conheça nossos cases de sucesso ou entre em contato conosco!

 

VEJA TAMBÉM:

Faça um diagnóstico

rápido e explore mais como a Novidá pode
eliminar desperdícios na sua empresa

Agende agora
celphone

Entre em contato!

voltar ao topo