Blog

Six Sigma em Facilities: como aplicar no dia a dia da equipe?

Six Sigma em Facilities: como aplicar no dia a dia da equipe?

Já parou para pensar na complexidade da área de Facilities? Em termos de gestão de recursos e atividades, é ela quem mais demanda análise e planejamento, e por isso, necessita constantes estratégias de melhoria contínua. Por sorte, o Six Sigma em Facilities pode vir muito bem a calhar!

O método, considerado um dos principais quando falamos sobre excelência operacional, se utiliza da estrutura DMAIC (definir, mensurar, analisar, incrementar, controlar), um passo-a-passo bem definido com todas as etapas fundamentais para o sucesso do projeto.

Quando aplicado em Facilities, o Six Sigma é capaz de gerar valor na manutenção preditiva, integração tecnológica, gerenciamento de energia e oferece um mercado promissor para aqueles que buscam se especializar na técnica.

Quer saber mais? Confira!

 

 

Benefícios em aplicar o Six Sigma em Facilities

– Melhor compreensão dos projetos

– Identifica gargalos da operação

– Permite melhorias por meio de inovações tecnológicas

– Aumenta a segurança no trabalho

– Otimiza a gestão de processos

– Leva à Excelência Operacional

– Melhora a gestão da qualidade

– Reduz custos

– Impede atrasos

 

 

Como aplicar o Six Sigma em Facilities

 

Definir

É a primeira parte do processo. Nela, você definirá o que deseja melhorar na área de Facilities, podendo colocar como prioridade o backlog de uma rotina ou de um processo, o tempo de resposta quando uma ordem de serviço é lançada, a ampliação de serviços de manutenção, etc.

 

Mensurar

Aqui, você irá medir o funcionamento do seu sistema e achar possíveis gargalos no processo.

Após essa etapa, será possível saber como cada rotina / processo funciona. Busque ampliar seu leque de informações conversando com as equipes de segurança, limpeza, logística e todos os setores de Facilities para saber como os procedimentos costumam ocorrer.

 

Analisar

O que está causando problemas? A demora para realizar um serviço a partir do momento em que é acionado? A falta de estratégia para armazenamento de insumos? A má comunicação entre os funcionários? Mal dimensionamento de equipe?

São perguntas como essas que você deverá fazer nessa terceira fase. Com base em dados sólidos, e de preferência automáticos, analise de forma holística tudo que tem a ver com Facilities para identificar os processos que precisam ser melhorados.

Conte com ferramentas da qualidade e tecnologias disruptivas para te ajudar nesse processo.

 

Incrementar

Hora de solucionar os problemas! Como você já sabe quais são as dores do negócio, basta implementar a correção, seja com treinamentos, reorganização de estruturas, definição de novas estratégias ou melhorias na comunicação.

Um bom sistema de geolocalização indoor pode ajudar na tarefa, já que promove a integração do negócio como um todo e permite aos gestores saberem tudo que acontece na empresa em tempo real, transformando a captura de indicadores (KPIs) de forma precisa e automática.

 

Controlar

Depois de todos esses passos, é necessário manter a excelência nos resultados. Como? Por meio do controle dos processos.

Busque monitorar constantemente seu progresso e implementar formas de melhoria contínua para que sua empresa esteja alinhada com os princípios do Six Sigma e mantenha sua produtividade e qualidade em altos níveis. Aqui, os sistemas de geolocalização indoor e Internet das Coisas são grandes aliados na gestão em tempo real e automática dos processos, garantindo o nível de excelência da operação em qualquer contexto.

 

 

Como a Novidá pode ajudar

 

Obter excelência na gestão de pessoas é uma das melhores maneiras de otimizar sua área de Facilities, e com o software de geolocalização indoor e outdoor da Novidá a tarefa fica muito mais fácil!

Com base na Internet das Coisas e nas RTLS, o sistema permite que você monitore, em tempo real, as rotinas de trabalho das equipes de Facilities, podendo definir quais as melhores estratégias com base em dados sólidos e realocar colaboradores de acordo com a necessidade.

Além disso, a tecnologia utilizada se torna sua maior aliada para garantir a qualidade do serviço, uma vez que te permite visualizar quais tarefas foram realizadas em qual espaço de tempo e como cada atividade e rotina foi executada em seu cliente.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil