Já parou para pensar na complexidade da área de Facilities? Em termos de gestão de recursos e atividades, é ela quem mais demanda análise e planejamento, e por isso, necessita constantes estratégias de melhoria contínua. Por sorte, o Six Sigma em Facilities pode vir muito bem a calhar!
O método, considerado um dos principais quando falamos sobre excelência operacional, se utiliza da estrutura DMAIC (definir, mensurar, analisar, incrementar, controlar), um passo-a-passo bem definido com todas as etapas fundamentais para o sucesso do projeto.
Quando aplicado em Facilities, o Six Sigma é capaz de gerar valor na manutenção preditiva, integração tecnológica, gerenciamento de energia e oferece um mercado promissor para aqueles que buscam se especializar na técnica.
Quer saber mais? Confira!
Benefícios em aplicar o Six Sigma em Facilities
– Melhor compreensão dos projetos
– Identifica gargalos da operação
– Permite melhorias por meio de inovações tecnológicas
– Aumenta a segurança no trabalho
– Otimiza a gestão de processos
– Leva à Excelência Operacional
– Melhora a gestão da qualidade
– Reduz custos
– Impede atrasos
Como aplicar o Six Sigma em Facilities
Definir
É a primeira parte do processo. Nela, você definirá o que deseja melhorar na área de Facilities, podendo colocar como prioridade o backlog de uma rotina ou de um processo, o tempo de resposta quando uma ordem de serviço é lançada, a ampliação de serviços de manutenção, etc.
Mensurar
Aqui, você irá medir o funcionamento do seu sistema e achar possíveis gargalos no processo.
Após essa etapa, será possível saber como cada rotina / processo funciona. Busque ampliar seu leque de informações conversando com as equipes de segurança, limpeza, logística e todos os setores de Facilities para saber como os procedimentos costumam ocorrer.
Analisar
O que está causando problemas? A demora para realizar um serviço a partir do momento em que é acionado? A falta de estratégia para armazenamento de insumos? A má comunicação entre os funcionários? Mal dimensionamento de equipe?
São perguntas como essas que você deverá fazer nessa terceira fase. Com base em dados sólidos, e de preferência automáticos, analise de forma holística tudo que tem a ver com Facilities para identificar os processos que precisam ser melhorados.
Conte com ferramentas da qualidade e tecnologias disruptivas para te ajudar nesse processo.
Incrementar
Hora de solucionar os problemas! Como você já sabe quais são as dores do negócio, basta implementar a correção, seja com treinamentos, reorganização de estruturas, definição de novas estratégias ou melhorias na comunicação.
Um bom sistema de geolocalização indoor pode ajudar na tarefa, já que promove a integração do negócio como um todo e permite aos gestores saberem tudo que acontece na empresa em tempo real, transformando a captura de indicadores (KPIs) de forma precisa e automática.
Controlar
Depois de todos esses passos, é necessário manter a excelência nos resultados. Como? Por meio do controle dos processos.
Busque monitorar constantemente seu progresso e implementar formas de melhoria contínua para que sua empresa esteja alinhada com os princípios do Six Sigma e mantenha sua produtividade e qualidade em altos níveis. Aqui, os sistemas de geolocalização indoor e Internet das Coisas são grandes aliados na gestão em tempo real e automática dos processos, garantindo o nível de excelência da operação em qualquer contexto.
Como a Novidá pode ajudar
Obter excelência na gestão de pessoas é uma das melhores maneiras de otimizar sua área de Facilities, e com o software de geolocalização indoor e outdoor da Novidá a tarefa fica muito mais fácil!
Com base na Internet das Coisas e nas RTLS, o sistema permite que você monitore, em tempo real, as rotinas de trabalho das equipes de Facilities, podendo definir quais as melhores estratégias com base em dados sólidos e realocar colaboradores de acordo com a necessidade.
Além disso, a tecnologia utilizada se torna sua maior aliada para garantir a qualidade do serviço, uma vez que te permite visualizar quais tarefas foram realizadas em qual espaço de tempo e como cada atividade e rotina foi executada em seu cliente.
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