blog

A tecnologia no auxílio da identificação de Desperdícios

A tecnologia no auxílio da identificação de Desperdícios

Identificar e solucionar os desperdícios pode ser uma tarefa não tão simples para a gestão de uma empresa ou até de uma linha de produção, principalmente quando se quer implementar a metodologia Lean na sua totalidade. E um dos pontos importantes neste desafio é motivar e engajar o time de colaboradores a aplicar as mudanças propostas pela filosofia, impactando também na cultura organizacional.

Assim existem uma série de ferramentas de tecnologia que são consideradas como facilitadores de uma onda de mudanças e transformações propostas para a otimização da produtividade e gestão de resultados. Estas permitem uma melhor visualização dos indicadores da produção e preparam os líderes para uma nova era de máquinas inteligentes, sistemas automatizados e processos mais eficientes.

Tudo isso convergindo com a metodologia do Lean Manufacturing, identificando e solucionando desperdícios em conjunto com uma gestão eficiente, impulsionada pela evolução da tecnologia.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba um pouco mais sobre a evolução da gestão e das suas ferramentas que permitem uma melhor identificação e tratamento de desperdícios!

 

 

A inovação e o impacto das novas tecnologias

Com a evolução da tecnologia e dos sistemas inteligentes de produção, conseguiu-se também uma nova forma de realizar a gestão dos processos produtivos e da geração de valor para o negócio. Um ponto importante neste tipo de entendimento é a forma como um líder ou gestor recebe as informações relevantes para as decisões:

  • Antes estas informações eram na sua maioria não estruturadas em relatórios em texto ou no formato de dados brutos, sem nenhum tipo de tratamento ou verificação;
  • Agora estas informações podem já sofrer algum tipo de transformação, melhorando a capacidade de entendimento e inclusive já sugerindo oportunidades de melhoria e auxílio na tomada de decisão.

Outro exemplo interessante do impacto das novas tecnologias é na utilização de painéis gerenciais para informar os dados simples de produção, permitindo a inclusão de dados externos e análises históricas. Assim, previsões podem ser realizadas com base em indicadores reais e levar em consideração até flutuações do mercado consumidor.

E conforme os sistemas inteligentes ganham mais espaço em tarefas como o planejamento e otimização dos dados, os gestores e líderes terão mais tempo para as atividades estratégicas e que agreguem valor ao negócio. Um gerente pode automatizar algumas tarefas repetitivas e quando algo exigir um julgamento ou análise mais profunda, deixa de ser realizado pelo sistema e volta para a tomada de decisão pelo gestor que irá analisar com base nas suas experiências.

 

As novas tecnologias como facilitadoras para a identificação e eliminação de desperdícios

A identificação e eliminação dos desperdícios são alguns dos pontos importantes para a adoção de novas tecnologias na linha de produção visando a eficiência operacional do negócio. Um ótimo exemplo são as máquinas que possuem sensores específicos de monitoramento para realizar a medição da produtividade, integrando condições de funcionamento e o tempo de execução.

Com um maior número de máquinas utilizando estes sensores e realizando a aquisição destes dados relevantes de acordo com o seu funcionamento, este monitoramento pode evoluir e trazer ainda mais informação para a gestão. Caso uma máquina pare e atrase o andamento do processo produtivo, o time de manutenção pode ser acionado automaticamente.

O acionamento já pode constar com informações como a atividade imediatamente anterior que estava sendo executada e quais os dados de operação do equipamento até a falha. E qualquer tipo de indicador que auxilie neste tipo de processo pode estar disponível ao time, melhorando também o planejamento das suas atividades.

Outra análise importante é na integração de informações das atividades que devem ser realizadas com informações de cada um dos colaboradores do time, onde um perfil específico pode ser selecionado para a execução da tarefa. E informações como o posicionamento no local de trabalho e a movimentação em tempo real podem servir de insumo para o gerenciamento eficiente. 

Um colaborador que está próximo à máquina defeituosa e possuindo as ferramentas necessárias pode já atender ao chamado de acordo com as informações passadas pelos sensores. Assim a solução pode ser designada mais rapidamente, otimizando ainda mais o planejamento de tarefas do time.

 

 

Mais formas de otimizar a gestão a partir da inteligência artificial e da análise de dados

A evolução da tecnologia e da inovação com a inteligência artificial e a análise de dados promove uma melhora na eficiência operacional do negócio, impactando diretamente na qualidade da sua gestão. Assim, a aplicação dos conceitos da indústria 4.0 ganha um grande impulso permitindo que os indicadores positivos sejam percebidos pela empresa. 

A tomada de decisão também evolui, se tornando mais eficiente e dando ênfase a uma característica relevante para os gestores do futuro: a sua capacidade de julgamento. Pontos como o discernimento de julgar e interpretar o verdadeiro significado dos números e estatísticas e avaliar a importância relativa destas ações para a empresa num curto e médio prazo são boas formas de visualizar essa característica.

O pensamento abstrato é mais uma das características e um ótimo cenário são as máquinas inteligentes que identificam e padronizam objetos, indicadores e situações. A partir disso, este tipo de inteligência depende de um direcionamento e interpretação que deve ser realizada por um gestor, abstraindo as soluções e encontrando novos formatos para a sua tomada de decisão;

O entendimento do contexto das decisões também é uma característica importante, principalmente quando uma decisão deve ser tomada sem que todos os dados estejam disponíveis para análise. Algum tipo de histórico, contexto pessoal ou experiência podem ser levadas em considerações neste sentido.

Todos estes pontos demonstram a otimização da gestão a partir da integração com ferramentas de inteligência artificial e análise de dados. E alinhado ao pensamento do Lean Manufacturing, a empresa garante uma cultura voltada para a redução de desperdícios e melhoria contínua.

 

 

Uma gestão mais forte e otimizada, voltada para redução de desperdícios e eficiência operacional

Um grande número de gestores e líderes de diferentes setores da economia percebem a evolução da tecnologia e o crescimento da adoção de soluções que visam otimizar ainda mais a gestão da produção. Um ponto importante nesta percepção é a tomada de ação que fomente e incentive a utilização destas ferramentas, agregando um valor real ao negócio.

E não é diferente com o Lean Manufacturing. Por mais que os benefícios da aplicação sejam reais para o negócio, o pensamento de produção enxuta e com o foco na redução de desperdícios é algo que deve ser incentivado de forma recorrente. Assim, consegue-se uma mudança na cultura organizacional, essencial para o sucesso da aplicação.

Indo além, deve-se perceber os sistemas inteligentes e as soluções de inteligência artificial como facilitadores para o processo de transformação digital do negócio. Ao alinhar-se com uma visão clara do Lean Manufacturing, as ferramentas de tecnologia também são passíveis de análise para entender a realidade da empresa e o que irá agregar valor de fato no seu dia a dia.

 

A gestão e o tratamento dos desperdícios

A identificação, tratamento e solução dos desperdícios é uma ótima forma da gestão ser ainda mais otimizada, fazendo com que a tecnologia e as ferramentas utilizadas promovam os líderes do futuro. E esse direcionamento voltado para a inovação também permite que a cultura organizacional seja transformada, fazendo com que os processos sejam ainda mais otimizados.

 

 

Saiba mais! 

Os desperdícios podem ser melhor identificados e a gestão pode ser melhor realizada uma vez que as ferramentas de tecnologia são utilizadas em conjunto com uma análise e pensamento estratégico. E a Novidá é a parceira ideal para o seu negócio! 

Com a nossa plataforma voltada para melhoria contínua que alinha alta tecnologia e a atenção às operações junto com gestores e operadores, permitimos o aumento da produtividade e otimização de recursos. Tudo de forma simplificada, com a informação correta e dados confiáveis. 

Continue acompanhando as publicações no nosso blog e fique por dentro de como as soluções de tecnologia podem potencializar a gestão do seu negócio! 

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil