Blog

Tecnologia em Serviços Gerais – Como implementar?

Tecnologia em Serviços Gerais – Como implementar?

Quando falamos em gestão de facilities, raramente nos atentamos ao papel da tecnologia nesse setor. O trabalho de limpeza, portaria, jardinagem, manutenção e demais serviços gerais geralmente não é rapidamente associado à tecnologia.

No entanto, a transformação digital chegou para todos os setores. Assim, a tecnologia em serviços gerais é fundamental para otimizar tarefas que, vistas de longe, parecem simples, mas possuem grande complexidade e metodologias para a execução.

 

A importância da tecnologia em serviços gerais

Não importa se você é um gestor que contrata serviços gerais terceirizados ou se você trabalha em uma empresa de facilities: seja qual for o caso, você precisa olhar para a tecnologia. Se você está familiarizado com o segmento, deve saber que essa é uma área indispensável para grandes empresas e que exige uma alocação de recursos considerável.

Mas você já parou para pensar no controle que têm sobre os trabalhadores que executam essas atividades e a qualidade das tarefas? Por meio de diferentes tecnologias, é possível realizar uma melhor gestão de equipes de facilities e garantir um bom padrão de qualidade nos serviços.

Ou seja, a tecnologia aqui é uma peça fundamental para otimizar processos, aumentar a produtividade dos colaboradores (ou terceirizados) e melhorar a qualidade das tarefas, gerando uma melhor experiência para quem trabalha no ambiente.

 

Foco no colaborador

Ao pensar na otimização de serviços gerais, inevitavelmente o foco será no trabalhador. É claro que você pode alcançar essa otimização com melhores equipamentos de trabalho, por exemplo. No entanto, a maior parte dos recursos gastos com serviços gerais está em recursos humanos.

E aí a tecnologia pode ser um grande diferencial. Por meio de smartphones e da Internet das Coisas, por exemplo, é possível ter um controle muito maior sobre as operações. Assim, será possível alocar melhor os recursos e garantir que as tarefas estejam sendo cumpridas conforme o planejado.

 

Melhoria de Processos

A tecnologia para serviços gerais também pode ajudar na otimização de processos internos. Você já ouviu falar no BIM (Building Information Modelling)? Trata-se de uma ferramenta usada por engenheiros e arquitetos para criar modelos tridimensionais e visualizar projetos de forma ampla.

Gestores de facilities podem aproveitar esse modelo, por exemplo, para ter dados precisos de onde estão os principais ativos dentro do edifício e, a partir dessas informações, melhorar o planejamento de processos e os planos de manutenção.

Softwares de automação também podem ser usados para planejar e monitorar as instalações e seus recursos. Esse tipo de tecnologia ainda facilita na geração de relatórios e KPIs que serão importantes para avaliar o desempenho dos serviços prestados.

 

Aumento da Qualidade

Por fim, o último grande benefício da tecnologia para o setor de facilities é a melhoria na qualidade do serviço executado. Naturalmente, equipamentos mais modernos resultarão em um melhor trabalho executado pelos colaboradores.

Mas além disso, interessantes inovações estão surgindo na área. Sensores de IoT conseguem manter o espaço sempre agradável, com iluminação, clima e nível de ruído adequados.

Aos poucos, teremos cada vez mais “edifícios inteligentes”, que contarão com sistemas automatizados de segurança, controle de acesso, reserva de salas de reunião, entre outras possibilidades.

 

O papel da Novidá para otimizar serviços gerais

Se você acredita na tecnologia em serviços gerais para aumentar a eficiência da sua empresa, a Novidá pode ser a solução. Desenvolvemos uma plataforma de localização de precisão que monitora a movimentação de colaboradores dentro do ambiente de trabalho.

Por meio de beacons e smartphones, é possível realizar o acompanhamento automático de toda a jornada produtiva dos funcionários. Em uma plataforma web, o gestor verifica como está a execução de atividades, acompanha tempos e movimentos, consegue fazer uma rápida realocação de equipe e muito mais. Tudo isso irá ajudá-lo a otimizar processos a aproveitar melhor seu time de facilities.

Grandes empresas já usaram nossa solução e tiveram grande retorno na gestão de pessoas. Baixe gratuitamente nossos cases de sucesso e veja como você também pode se beneficiar.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil