Blog

Trabalho estruturado: evitando a armadilha da complexidade

Trabalho estruturado: evitando a armadilha da complexidade

A adoção do processo padronizado é um dos aspectos mais desafiadores de um esforço de transformação lean. Os benefícios do trabalho estruturado, que muitas vezes são negligenciados por aqueles que aprendem lean, incluem reduzir a variabilidade do processo e do produto, fornecer um ponto de partida para investigar problemas, ajudar as pessoas a identificar quando um problema está prestes a ocorrer e permitir que as melhorias sejam sustentadas.

Dentro da indústria de petróleo e gás, é comum encontrar resistência de pessoas que reconhecem imagens de um dos grandes players, que são conhecidos por criar instruções grandes, excessivamente complicadas , que sufocam a inovação e, na realidade, não podem ser totalmente seguidas – petróleo e gás infelizmente não é a única indústria onde isso ocorre. Empresas em praticamente todos os setores complicam a documentação ao ponto da ineficiência e sufocam a criatividade dos membros da equipe .Os documentos nessas empresas tendem a ser longos, complexos e raramente mudam, criando uma falsa sensação de segurança de que as políticas estão auxiliando na obtenção de um resultado constante, previsível e inerentemente seguro em toda a operação.

 

Pensamento Enxuto x Trabalho Estruturado 

Então, qual é a diferença entre uma abordagem enxuto de pensar para o trabalho padrão e uma onde a documentação é ineficaz e sufocante? Ambos abordam a padronização com o objetivo de reduzir a variação na forma como o trabalho é feito. Ambos usam diretrizes para garantir que os aspectos mais críticos do processo sejam protegidos e que o trabalho seja concluído com segurança e alto padrão . _

Para evitar tomar o caminho errado ao realizar o trabalho prescrito , é fundamental entender as principais diferenças entre as duas abordagens e o que torna uma mais eficaz que a outra.

 

Auxiliado pelo Método Científico

Apesar das inúmeras diferenças entre uma enxuta e uma abordagem tradicional de padronização, a diferença mais marcante é que o trabalho nas organizações enxuto é guiado pelo método científico ou uma mentalidade PDSA (plan -do-study-act), enquanto o trabalho nas organizações tradicionais é não. Mesmo que pareça ser uma pequena distinção, o impacto na contabilidade , bem como em outros aspectos do negócio, pode ser dramático .

Em ambos os tipos de organizações, o trabalho documentado é a melhor prática corrente conhecida no momento em que foi desenvolvido, e espera – se que seja seguido exatamente como está escrito. As organizações guiadas pela filosofia PDSA , por outro lado , aceitam a ideia de que aderir a uma prática para produzir consistentemente um trabalho seguro, eficiente e de alta qualidade é uma hipótese – e que as pessoas estão sempre tentando provar que essa hipótese está errada. Quando ocorre um problema, uma confusão ou um incidente , assume – se que a hipótese estava incorreta e que uma solução rápida – ou melhoria – é necessária para evitar um erro semelhante no futuro. A mudança no processo torna-se uma nova hipótese de que funcionará conforme o esperado e, se necessário, desencadeará ações adicionais.


As organizações tradicionais não abordam esses padrões porque não é um comportamento típico das pessoas buscarem algo que criaram para falhar . Uma quantidade significativa de tempo seria gasta criando o papel ideal , que incluiria detalhes suficientes para descrever com precisão o processo prescrito .Quando a instrução é liberada, o trabalho é considerado “concluído” e a pessoa passa para o próximo projeto .O documento só seria revisado se houvesse um grande problema que exigisse atenção imediata . E porque as pessoas não estão procurando por razões precisas pelas quais uma prática está falhando , pequenos problemas serão negligenciados. Como resultado , a melhoria contínua do processo não ocorre e a variabilidade entre os operadores em como o trabalho é realmente concluído cresce.

 

Uma Mudança Mental sobre o trabalho estruturado

Manter instruções claras, visuais e fáceis de seguir exige mais do que simplesmente dizer às pessoas o que fazer. Requer uma mudança de pensamento muito mais significativa do que muitas pessoas acreditam ou estão dispostas a aceitar. Quando o trabalho rotineiro é abordado como parte de um experimento contínuo para desenvolver o processo ideal , ele é visto como muito mais do que apenas um meio de transmissão de dados. Ele será visto como um catalisador para o aprendizado e a solução eficaz de problemas, bem como um componente crítico do sucesso geral da empresa .

Case Boticario - Gestão de Processos

Case O Boticário – Gestão de Processos

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil