Novo A tecnologia e as aplicações do Tracking de Pessoas
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endere莽o

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

A tecnologia e as aplicações do Tracking de Pessoas

A tecnologia e as aplicações do Tracking de Pessoas

O rastreamento ou tracking de pessoas já é uma realidade quando se pensa em ferramentas de monitoramento e controle de atividades, principalmente em ambientes ou locais fechados. Seja para entender o cenário e a movimentação numa planta de produção ou para visualizar a movimentação dos consumidores numa loja, esta aplicação une a tecnologia e a inovação. 

Este tipo de medição pode inclusive auxiliar na tomada de decisão estratégica e servir de insumo para os diversos sistemas de gerenciamento de recursos do negócio. Ao incluir variáveis como a demanda, tipos de serviço e até o tempo passado em cada um dos locais mapeados consegue-se ter uma visão ainda melhor do ambiente, proporcionando uma melhor alocação dos recursos.

Quer saber mais sobre como o tracking de pessoas já é utilizado hoje e a tecnologia envolvida nessa aplicação? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!

 

O que é o tracking de pessoas?

Tracking ou rastreamento de pessoas é qualquer tipo de aplicação ou solução que mapeie a movimentação, localização e o estado de uma pessoa única ou um determinado grupo de pessoas num ambiente controlado. Ao monitorar os indivíduos, consegue-se também quantificar as suas atividades num determinado espaço, gerando um melhor entendimento sobre o seu comportamento e as suas ações.

Outro ponto importante se dá pelo tipo de insights que pode ser gerado a partir do tracking de pessoas, como:

  • A demanda por determinado produto ou serviço;
  • O tipo de serviço;
  • O engajamento de pessoas;
  • A execução e criação de um mapa de calor ou entendimento da movimentação dessas pessoas pelo local.

Uma informação de localização pode contar uma história sobre a pessoa, desde onde ela estava, para onde ela está indo e o caminho escolhido por ela para executar esta ação. E quando se integra com outras informações externas ou que vão além da movimentação em si, pode-se gerar ótimos indicadores para qualquer negócio.

 

Como funciona o tracking de pessoas?

O tracking de pessoas pode funcionar por meio de alguns métodos diferentes e tudo depende do nível de aplicação da tecnologia para que esta tarefa seja executada com êxito. Um ótimo exemplo de tracking de pessoas é uma tabela de controle de movimentação, sendo preenchida manualmente por um colaborador da empresa.

Entendendo esse cenário como arcaico e antigo, percebe-se como é importante a aplicação da tecnologia para otimizar e evoluir ainda mais esse tipo de execução e controle. A transformação digital e a evolução dos negócios permite que soluções inteligentes sejam aplicadas nesse cenário, utilizando-se sensores, câmeras com processamento avançado e até capacidade de monitoramento em tempo real.

 

 

A tecnologia aplicada ao tracking de pessoas

A evolução da tecnologia está permitindo que o tracking de pessoas também evolua ao ponto de produzir informações confiáveis e em tempo real sobre o estado do negócio e demais indicadores. Por meio de sensores fixos e com um baixo consumo de energia, toda a área importante do negócio pode ser monitorada – independente da classificação do setor.

Assim, consegue-se saber com precisão quem está naquele local e por quanto tempo esteve no local. Combinando o uso desses sensores com smart tags e outros dispositivos específicos para essa finalidade, pode-se obter as informações de localização das pessoas com altíssima precisão.

Ao utilizar algoritmos avançados de inteligência artificial e análise de dados, consegue-se ainda obter melhores insights e uma capacidade de detecção de novos padrões. Modelos analíticos podem ser gerados com base em dados históricos, como a determinada movimentação pelo local e o impacto disso no panorama produtivo do negócio.

 

Algumas aplicações do tracking de pessoas

O tracking de pessoas tem o seu objetivo claro, principalmente quando se entende a sua tradução para o português como rastreamento de pessoas. Ao conseguir mapear efetivamente a movimentação de usuários ou colaboradores dentro de um espaço definido, consegue quantificar o comportamento humano.

As aplicações podem variar em diferentes cenários para o tracking de pessoas e um ótimo exemplo é no entendimento do comportamento de um consumidor dentro de uma loja. Ao mapear o seu caminho desde a entrada até a saída e combinando com outras informações como o que foi comprado e o seu perfil, consegue-se entender o que cada cliente busca com a empresa.

Outro ponto importante é proporcionar novas experiências a partir deste entendimento profundo da jornada do consumidor dentro de uma loja ou num determinado espaço. Clientes que buscam um atendimento mais rápido podem ter uma experiência diferente de clientes que gostam de comparar e pesquisar mais sobre os seus produtos e opções disponíveis.

 

 

O tracking de pessoas na indústria

Saindo da área de consumo e entrando num cenário industrial, é possível aplicar com sucesso o tracking de pessoas permitindo uma supervisão operacional muito mais ativa das diferentes equipes de atuação. Seja na própria fábrica, na área de logística, no fornecimento de serviços e até na gestão de pessoas, obtém-se muito mais eficiência ao entender a movimentação dos colaboradores.

Na manufatura o tracking de pessoas pode servir tanto para entender o comportamento dos colaboradores quanto para otimizar a alocação dentro da linha de produção da empresa. Ao relacionar com outras informações do negócio como o OEE, permite-se uma visualização muito mais eficiente e um entendimento do impacto de cada colaborador para a produtividade da empresa.

No setor de manutenção o tracking de pessoas permite uma gestão das equipes muito mais otimizada de acordo com o perfil de cada colaborador e os planos de manutenção a serem executadas. A performance individual na execução das rotinas e a gestão das atividades de manutenção podem ser relacionadas analisando o que foi planejado para o que foi realizado, permitindo um gerenciamento com base em indicadores reais.

 

Os benefícios e a importância do tracking de pessoas

O monitoramento constante da movimentação das pessoas sobre determinado local ou ambiente é uma ótima informação e que pode impactar diretamente na qualidade da gestão da empresa. Ao acompanhar em tempo real o deslocamento de um colaborador, pode-se otimizar a sua rotina de execução de tarefas.

Mais alguns benefícios para diferentes setores são:

  • Para uma manufatura, tem-se a capacidade de alocação em tempo real dos colaboradores de acordo com a necessidade do negócio;
  • Para o setor de manutenção, pode-se acompanhar a performance de cada colaborador na execução das suas atividades e enviar instruções ou novas atividades em tempo real para o melhor perfil habilitado para determinada tarefa;
  • Para o setor de serviços, pode-se entender melhor as demandas da operação e permitir uma melhor visibilidade em tempo real dos colaboradores e das atividades.
  • Numa loja, um ótimo benefício é entender a movimentação dos seus consumidores, relacionando com dados como o perfil e consumo;
  • No setor de logística, as rotas dos veículos internos podem ser controladas e monitoradas em tempo real, oferecendo um melhor gerenciamento dos recursos e identificando mais rapidamente qualquer tipo de gargalo operacional.

Um ótimo exemplo prático da aplicação eficiente do tracking de pessoas juntamente com soluções de tecnologia é a gestão de staff de manutenção, case de sucesso da Novidá. Assim, a FCA conseguiu reduzir os tempos de parada de máquina na fábrica e aumentou a produtividade da sua linha de produção. 

 

 

E como a Novidá pode auxiliar a sua empresa a ter um tracking de pessoas eficiente?

A unir um tracking de precisão e a aplicação de técnicas de inteligência artificial juntamente com soluções de tecnologia, a Novidá permite que a sua empresa tenha uma supervisão mais eficiente das equipes operacionais. Os dados e os insights gerados são confiáveis e permitem a obtenção de métricas eficientes para o desempenho operacional do negócio. 

A Novidá auxilia a sua empresa a entender onde estão os funcionários, quais são as suas atividades exercidas no momento, o que já foi realizado e até como está o desempenho operacional de cada colaborador e do negócio como um todo. Com isso, se torna o parceiro ideal para entregar muito mais eficiência e otimização dos recursos do negócio, entendendo o cenário atual e permitindo uma identificação clara de qualquer tipo de gargalo ou falha da operação.

 

 

Saiba mais!

O tracking de pessoas é uma ótima forma de entender a movimentação em um determinado ambiente, melhorando a gestão operacional e entendendo os indicadores do negócio. Nos mais variados cenários e setores, consegue-se os benefícios do rastreamento em tempo real impulsionando ainda mais a transformação digital da empresa.

Continue acompanhando as publicações no nosso blog e saiba mais sobre como as soluções Novidá pode auxiliar o seu negócio!

 

voltar ao topo
× Vamos falar?