blog

Transformação Digital ou digitalização? Entenda a diferença

Transformação Digital ou digitalização? Entenda a diferença

Com a utilização cada vez maior das tecnologias digitais nas organizações, surgem diversos conceitos que podem gerar confusão, como é o caso da Transformação Digital.

Muitas vezes utilizada como um sinônimo de Digitalização, a Transformação Digital é um processo que vai além, reformulando a própria estrutura das empresas onde é aplicada. Nesse artigo vamos apresentar as diferenças entre as duas práticas, e como utilizar ambas para aproveitar os benefícios da tecnologia nos seus negócios!

O que é digitalização?

Em sua concepção mais básica, a digitalização é a passagem de informações e ferramentas do analógico para o digital. Um exemplo simples desse conceito é a transformação de documentos impressos em arquivos de computador, garantindo uma cópia virtual das suas informações físicas.

Embora apresente diversos benefícios, com destaque para a facilidade no acesso e compartilhamento dessas informações, digitalização não é o mesmo que transformação digital.

Onde a digitalização pode ser aplicada?

Como já dissemos, a digitalização pode ser utilizada em documentos, e é por onde a maioria das empresas começa, mas esse é apenas o primeiro passo.

É possível digitalizar processos, promovendo reuniões em chamadas de vídeo, por exemplo. A digitalização também pode estar alinhada com a inovação tecnológica, onde uma nova ferramenta substitui o modelo anterior, como o GPS em relação aos mapas.

Um uso avançado dessa técnica é a construção de ecossistemas de inovação. Eles são espaços nos quais empresas consolidadas podem dialogar com startups, universidades e outros centros de inovação, compartilhando ideias, documentos e ferramentas com rapidez e facilidade.

A digitalização também costuma estar ligada à automatização. Nesse caso, um processo não apenas é levado para o digital, como passa a ocorrer com o mínimo de interferência humana.

É o que acontece quando alguém faz uma compra, e recebe imediatamente um e-mail descrevendo itens, valores, prazos e canais de comunicação da empresa. A automatização também pode ser utilizada em processos internos, como na geração de uma folha de pagamentos, e até mesmo na produção, com robôs entrando nas linhas de montagem.

E o que é Transformação Digital?

A Transformação Digital é uma aplicação estratégica de novas tecnologias para resolver os desafios na produtividade, eficiência, comunicação, e assim por diante.

Ela se diferencia por transformar a própria estrutura de uma organização, enquanto a digitalização costuma ser apenas uma forma de facilitar certas tarefas. A tecnologia, aqui, não é vista como uma ferramenta: é um pilar do negócio.

Pense nos aplicativos de lojas e nos bancos digitais. Vistos de fora, ambos parecem a mesma coisa: um app que oferece comodidade ao permitir fazer no smartphone o que antes era feito pessoalmente.

A diferença está no interior: enquanto o app da loja está digitalizando um espaço de vendas, o banco digital é tão diferente que muitos nem podem ser oficialmente chamados de “bancos”. Seus pontos fortes e fracos, sua estratégia de crescimento, seus processos, tudo é digital.

O maior erro nessa área é pensar a transformação digital enquanto um conceito de marketing, quando ela diz respeito à gestão.

Um exemplo comum: muitas empresas ainda acreditam que páginas de redes sociais estão transformando seus negócios. Este é um processo importante e benéfico, mas está apenas digitalizando o contato com o público.

A inovação é uma parceira indispensável à transformação digital. Ela garante que a tecnologia não seja apenas uma forma de acelerar ou otimizar processos, permitindo usar as ferramentas atuais para criar um processo inteiramente novo.

Os desafios podem ser encarados de forma interna, por meio da inovação organizacional, ou utilizar as soluções criadas por parceiros, como universidades, startups e times de outras organizações, através da inovação aberta.

A partir daí, será possível explorar territórios como a decisão baseada em dados, a utilização de softwares para automatizar a gestão das equipes e oferecer maior liberdade aos colaboradores ou a tecnologia aplicada aos produtos através da internet das coisas.

Perceba como a transformação digital permite falar sobre conceitos de gestão e estratégia, que mudam a forma como decisões são tomadas e produtos são feitos, indo muito além de uma ferramenta para atrair novos consumidores!

Exemplos de transformação digital

Na maioria dos casos, uma nova tecnologia é utilizada primeiro através da digitalização, até que alguém perceba o seu potencial de transformação. Quando isso ocorre, temos um exemplo de inovação disruptiva: uma mudança tão drástica que pode até destruir ou criar mercados.

É a diferença entre um restaurante que digitaliza seus pedidos através do Whatsapp e um aplicativo de entregas. Ele vai além, permitindo integrar milhões de clientes e estabelecimentos, acompanhar o percurso do entregador, fazer pagamentos automáticos e assim por diante.

Outro exemplo são as plataformas de streaming, que não apenas modificam a maneira como filmes e músicas são entregues, como transformaram a própria maneira com que estes conteúdos são planejados, levando artistas, produtores e concorrentes a uma corrida para se adaptar.

Essas plataformas também utilizam conceitos como o Big Data, para avaliar o comportamento de milhões de usuários, oferecendo conteúdos personalizados em tempo real, que um modelo analógico não seria capaz de apresentar a seu público.

Trazendo um exemplo mais tangível, apresentamos o case da Boticário com a Novidá. A empresa buscou a Novidá para ter maior controle sobre os processos internos, tanto na questão de organização como otimização na produção.

Com dois problemas em vista, quebras de produção ao longo do dia de trabalho e falta de dados de produtividade das equipes, a Novidá utilizou a gestão de pessoas para soluciona-los.

Foi criado um crachá com emissor BLE (Bluetooh Low Energy) para cada funcionário, para identificar se o colaborador estava disponível ou não para atender a linha de produção conforme sua distância e tempo na linha de produção. O sinal era captado diretamente da plataforma de produção através de um receptor de BLE.

Dessa forma, os gestores conseguiram obter uma visibilidade mais ampla e precisa da produtividade e disponibilidade de suas equipes, não deixando nenhum funcionário ocioso ou sobrecarregado através de uma dashboard interativa em tempo real.

 

Por que ambas são importantes e quais os seus impactos para sociedade?

A tecnologia transforma e é transformada pela sociedade. Conforme as pessoas se familiarizam com soluções como o Google, as redes sociais ou os aplicativos de mensagens, por exemplo, as próprias ferramentas assumem um novo papel, que muitas vezes nem seus próprios criadores anteciparam.

O mesmo movimento tende a acontecer nos próximos anos, em relação a conceitos que hoje são explorados apenas pelas organizações mais inovadoras. Mecanismos como a internet das coisas ou a inteligência artificial, quando popularizados, terão o verdadeiro potencial de criar um novo mundo.

Já neste mundo em que vivemos hoje, a digitalização e a transformação digital possuem um papel que simplesmente não pode ser ignorado. Elas permitiram acelerar e otimizar os mais diversos processos – da comunicação à transferência de recursos financeiros – e criar uma sociedade que, sem a menor dúvida, já podemos chamar de digital.

Entre os desafios dessa nova realidade, talvez a disputa por atenção seja o mais evidente. Há 20 anos, alguns canais de TV, estações de rádio e veículos impressos detinham a atenção quase absoluta das pessoas.

Hoje, embora seja possível investir para chegar até um público maior, a diferença entre a mensagem de uma multinacional, uma empresa de bairro e um amigo ou familiar é quase inexistente. As pessoas consomem centenas, talvez milhares de conteúdos por dia, e esquecem a maior parte deles.

Além disso, os parâmetros de competição ganharam novos contornos. Uma empresa, mesmo que local, estará fadada ao desconhecimento do público se não soube explorar ferramentas como o Instagram ou os aplicativos de entrega.

São questões para as quais quase ninguém estava preparado, e que muito em breve serão acompanhadas por desafios ainda maiores. Ao mesmo tempo, são oportunidades únicas, oferecendo um espaço de crescimento e consolidação para quem dominar as regras do jogo!

Conclusão

Tanto a digitalização quanto a transformação digital são conceitos necessários para uma empresa que busca sucesso na era de informação e tecnologia em que vivemos.

Novas ferramentas vão continuar a surgir: em alguns anos, pode ser que alguns instrumentos hoje modernos se tornem ultrapassados – como aconteceu com os CDs, pendrives, e câmeras digitais, itens de luxo há uma década.

Dominar rapidamente uma tecnologia não é mais uma questão de gosto ou interesse em seguir tendências, mas uma vantagem estratégica que posiciona certas organizações alguns passos à frente de suas competidoras: a escolha, aqui, é sobre qual posição você deseja ocupar.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil