Novo Turno Ininterrupto de Revezamento – O que é?
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

Turno Ininterrupto de Revezamento – O que é?

Turno Ininterrupto de Revezamento – O que é?

Algumas atividades da indústria precisam produzir 24h por dia. A indústria automobilística, as linhas de montagem de máquinas e o setor alimentício são algumas das áreas que geralmente não param a produção.

Essa situação é chamada de turno ininterrupto de revezamento. Ela requer uma série de medidas especiais para os trabalhadores envolvidos, já que eles precisam revezar em escalas conseguir manter a produção sempre de pé.

É fundamental estar atento a todas essas especificidades para garantir os direitos trabalhistas e não ser surpreendido com processos ou multas.

 

O que é turno ininterrupto de revezamento?

O turno ininterrupto de revezamento é um modelo de jornada que permite que a empresa funcione 24h por dia, sem nenhum intervalo.

Para isso acontecer, os colaboradores não cumprem uma jornada fixa, sempre com os mesmos horários. Pelo contrário, seus horários são divididos em turnos (como manhã, tarde, noite e madrugada) para que a operação esteja sempre ativa.

Esse modelo é muito comum em indústrias, principalmente aquelas em que um minuto parado significa grande perda de produção. O mais comum é que os turnos sejam divididos das 6h às 12h, das 12h às 18h, das 18h às 0h e das 0h às 6h.

 

Direitos dos trabalhadores

Como o turno ininterrupto de revezamento tem características particulares, a CLT também define algumas normas para os trabalhadores que precisam se adequar a esse modelo:

 

Jornada Especial

A principal característica do turno ininterrupto é a jornada reduzida, que deve ser de no máximo 6h. Assim, o profissional cumpre no máximo 36 horas semanais.

É possível haver horas extras, mas elas precisam ser permitidas a partir de acordo em convenção coletiva e estão limitadas a, no máximo, 2h diárias. Vale lembrar que a regra dessas horas extras é a mesma de outros colaboradores: ela vale 50% a mais que a hora normal.

Quando o colaborador é escalado para trabalhar à noite, também existe outro benefício, o adicional noturno. A regra se aplica a todas as atividades realizadas entre 22h e 5h. Nesse caso, o acréscimo da hora deve ser de ao menos 20% do valor na hora normal.

Por outro lado, como a jornada é reduzida, não existe o intervalo de 1h para refeições aplicado em jornadas normais. Quem trabalha em turno ininterrupto tem direito apenas a um intervalo de 15 minutos.

 

Descanso semanal

As leis trabalhistas também garantem aos profissionais pelo menos 24h consecutivas de descanso semanal, o que também vale para os trabalhadores que cumprem jornada fixa.

O Artigo 67 da CLT também exige que esse descanso ocorra preferencialmente em um domingo. Como nos turnos ininterruptos isso não pode ser aplicado na prática (afinal, nesse caso, a fábrica teria que parar a produção no domingo), a lei exige então para que em ao menos um domingo no mês o trabalhador ganhe a folga de 24h. Um detalhe interessante é que, no caso de mulheres, esse descanso dominical deve ocorrer ao menos quinzenalmente.

Vale lembrar que a preferência pelo domingo tem caráter puramente social. A ideia é que os trabalhadores tenham direito a folgas em períodos que eles possam desfrutar com a família e pessoas próximas.

 

Consequências do não cumprimento

Como as regras são muito particulares nos turnos ininterruptos, é essencial ter atenção e cuidado para não descumprir as normas.

Caso isso ocorra, a empresa fica sujeita a riscos trabalhistas. Afinal, os profissionais podem ir à Justiça e processar a organização pelo não cumprimento das leis. Geralmente, esses processos envolvem grandes quantias de dinheiro que podem trazer graves prejuízos aos caixas das empresas.

Além disso, respeitar os direitos trabalhistas também é uma forma de fazer uma boa gestão de pessoas, manter os colaboradores mais satisfeitos com o trabalho e, consequentemente, evitar perdas de produtividade.

 

Como a Novidá pode garantir a realização do turno ininterrupto de revezamento

Quem trabalha com turno ininterrupto de revezamento não tem uma missão fácil na hora de fazer a gestão das equipes operacionais. Mesmo que seja intenção da empresa cumprir todas as leis trabalhistas, é difícil ter o controle de grandes equipes e garantir que cada intervalo e cada jornada está dentro das normas.

Nesse sentido, a Novidá pode trazer grandes benefícios. Nossa solução de geolocalização indoor permite que o gestor acompanhe a jornada produtiva de cada colaborador. Assim, é possível calcular tempos e movimentos e receber alertas caso as jornadas estejam passando dos limites ou as pausas não sejam cumpridas.

Além disso, a empresa ainda ganha uma plataforma robusta para fazer avaliações de desempenho individuais, identificar gargalos na operação e otimizar as rotas percorridas pela equipe ao longo do dia.

Empresas como Gerdau, FCA, Boticário e outras já testaram nossa solução e tiveram resultados significativos na gestão de seus times. Acesse nossos cases de sucesso e veja como sua empresa também pode se beneficiar!

Faça um diagnóstico

rápido e explore mais como a Novidá pode
eliminar desperdícios na sua empresa

Agende agora
celphone

Entre em contato!

voltar ao topo