Blog

Como aplicar o VSM ou Mapeamento do Fluxo de Valor?

Como aplicar o VSM ou Mapeamento do Fluxo de Valor?

O Value Stream Mapping, também conhecido pela sua sigla VSM e tradução do termo para o português como Mapeamento do Fluxo de Valor entrega uma ótima forma de visualizar o funcionamento da linha de produção e operação do negócio. Assim, permite que sejam identificados quais passos são necessários e que agregam valor de fato ao produto até ser entregue ao cliente final.

Tudo isso concede mais autonomia e controle para a tomada de decisão gerencial, identificando os pontos positivos e de melhoria dentro da filosofia do Lean Manufacturing. Estes mapas podem ser desenhados em diferentes momentos levando em conta o estado atual e o estado ideal ou estado futuro que se deseja alcançar com o negócio e os seus processos.

Continue acompanhando a nossa publicação para entender mais sobre o VSM e como aplicar na prática um Mapeamento do Fluxo de Valor que faz sentido para o seu negócio!

 

O que é o VSM?

O VSM é uma aplicação estratégica para os processos da empresa que permite visualizar todas as etapas da operação desde o início até a entrega para o cliente final. A partir desse fluxograma, consegue-se apontar, ilustrar, analisar e até quantificar os processos, identificando quais atividades geram um maior valor agregado e quais possuem algum tipo de desperdício. 

O Mapeamento do Fluxo de Valor permite ainda uma avaliação do desempenho dos processos e uma análise com a capacidade de identificar qualquer tipo de perda de acordo com a filosofia do Lean Manufacturing. Este tipo de aplicação se diferencia dos tradicionais mapas de processos, uma vez que integra os princípios do Lean e tem como objetivo principal a produção enxuta e a melhoria contínua.

 

A relação do Mapeamento do Fluxo de Valor com a filosofia Lean

Aplicar esse tipo de visualização nos processos do negócio é uma ação importante para tomada de decisão gerencial, mas não se limita somente a implementação de um fluxograma. O VSM tem uma relação direta com a implementação da filosofia do Lean no negócio, principalmente com a responsabilidade de orientar as ferramentas consideradas como de apoio.

Este pode ser utilizado como um diagnóstico claro e uma forma de avaliar o desempenho dos processos da empresa, além de identificar qualquer ponto ou ocorrência de uma perda. Assim, se conectam as fontes de desperdícios citadas pelo Lean, como:

Todos esses pontos podem ser percebidos com a construção do Mapeamento do Fluxo do Valor, servindo como um ótima estrutura de apoio para a metodologia Lean e permitindo inclusive outros avanços relacionados. Estes seriam principalmente a capacidade de padronização das atividades e transformação em processos do negócio, modelando a linha de produção.

Assim, permite-se que tanto os processos da linha de produção, os processos administrativos e até processos considerados como transacionais ou informacionais sejam passíveis de identificação de qualquer fonte de desperdícios.

 

 

Qual a importância e os benefícios de se aplicar o VSM na empresa?

A principal importância do Mapeamento do Fluxo de Valor é permitir enxergar e entender o processo produtivo da empresa de outro ponto de vista, o do cliente. Isso significa que ao realizar esse tipo de ação, consegue-se identificar de forma correta o que agrega ou não valor ao produto final e o que impacta diretamente na eficiência do negócio.

Seguindo a linha da metodologia Lean, ao identificar o que de fato agrega valor ao produto final consegue-se também identificar e entender o contexto dos desperdícios, assim como definir as melhores estratégias para a sua redução ou eliminação. Outro fator importante da aplicação do VSM é permitir uma visão dos pontos de melhoria contínua, entendendo os impactos positivos das mudanças.

Um mapa de fluxo de valor possui uma divisão básica dos seus elementos numa determinada hierarquia, sendo:

  • Os elementos que agregam valor ao produto final e ao cliente;
  • Os elementos que não agregam valor mas continuam sendo importantes para o negócio e para a qualidade final do produto;
  • Os elementos que não agregam valor e não são importantes para a qualidade final do produto.

Tomando como exemplo uma empresa de tecnologia da informação, uma ótima forma de perceber a importância do VSM é na identificação de qualquer tipo de funcionalidade ou parte do software que não agregue valor diretamente ao produto entregue ao seu cliente. Se o cliente necessita de uma plataforma para gerenciamento de dados, outras funcionalidades que não estão ligadas diretamente à gestão e segurança podem ser consideradas como elementos que não agregam valor. 

Outro fator importante do Mapeamento do Fluxo de Valor nesta empresa de desenvolvimento de software é o projeto sofrer menos intervenções dos seus clientes, com as aprovações ocorrendo de forma muito mais ágil. Isso acarreta numa redução da taxa de retrabalho e permite que a produtividade e eficiência geral aumente, com entregas mais assertivas.

 

 

Como aplicar o VSM de forma prática?

Aplicar o VSM exige inicialmente um conhecimento grande dos processos do negócio e das etapas que ocorrem na linha de produção, qualquer que seja o tipo de atuação da empresa. Tanto que a primeira etapa é realizar um fluxo de produção atual, contendo as informações e cenários reais.

Além do exemplo de uma empresa de desenvolvimento de software podemos visualizar o VSM numa fábrica convencional, com uma linha de produção de peças para clientes.

 

A primeira etapa é determinar o escopo do VSM

Para determinar o escopo do Mapa de Fluxo de Valor deve-se entender o começo e o final do processo. Na empresa de desenvolvimento de software e aplicações, o VSM indicaria o fluxo de valor do produto numa caracterização de solução, resolvendo o problema do cliente. Contém as etapas desde o surgimento da ideia, tecnologias necessárias para a implementação das funcionalidades e até o produto final ser disponibilizado ou entrar no ar.

Já na fábrica convencional, a linha de produção pode ser o melhor exemplo para aplicar o Mapeamento do Fluxo de Valor. Pode-se mapear todos os pontos desde quando a matéria-prima ou o insumo inicial chega no local e é levado até o estoque e até a última etapa do processo produtivo, com as atividades de logística até a entrega ao cliente final. É importante se preocupar em realizar medições de tempo desde quando o pedido é criado e até satisfazer a demanda do cliente.

 

Visualize os passos do seu processo

Outro ponto importante é visualizar e considerar todos os passos envolvidos no processo, calculando a mão de obra e o esforço necessário para a sua execução. Informações importantes de produtividade como o Uptime das máquinas e até o tempo para a realização do ciclo também são essenciais para a construção. Para isso, uma gestão de KPIs eficiente e ter disponibilidade de dados confiáveis impactam positivamente a qualidade do VSM.

 

Monte o fluxo da sua produção

Após entender o começo e o final do processo, as diferentes etapas e os KPIs relacionados, é hora de montar o VSM de acordo com a realidade do negócio. Nesta etapa é importante seguir as diretrizes para a modelagem e as melhores práticas, seguindo um direcionamento correto e mantendo a boa visualização do documento. Uma ótima dica é refazer o percurso ou então fazer o caminho ao contrário, indo do fim até o começo.

 

Demonstre o fluxo da informação

O VSM vai além do fluxo do processo e também demonstra como o fluxo da informação passa pelas diferentes etapas da produção. Com isso, também pode ser possível adicionar as etapas de controle e monitoramento da operação, inclusive contendo responsabilidade e as atividades envolvidas além de como obter esse tipo de dado.

Outro ponto importante é não esquecer de mapear a comunicação, a forma como as informações fluem pela linha de produção e como são trocadas. Se um determinado relatório é enviado por email, segue uma comunicação eletrônica e esta tem um fluxo específico. Além disso, deve-se estar atento à frequência do envio dos dados.

 

Esteja atento à medição do tempo

Para que o VSM atenda a demanda de redução de desperdícios, é essencial demonstrar os montantes relacionados e criar uma linha do tempo desde o início até o final da produção. Deve-se separar estas medições entre os processos que adicionam valor ao produto sob a ótica do cliente e os processos que não adicionam valor.

É importante lembrar que essa análise deve ser realizada do ponto de visto do cliente, entendendo quais ações que causam uma percepção de gasto maior de tempo.

 

Defina o VSM ideal, atuando diretamente na redução dos desperdícios identificados

Após isso é importante definir as oportunidades de melhoria e elaborar um plano de ação com um mapeamento do fluxo de valor ideal para que o negócio siga a linha da filosofia Lean. Com isso, pode-se criar uma plano de ação que envolva o planejamento estratégico da empresa para que o VSM atual se torne o VSM ideal.

 

 

Como a Novidá pode auxiliar na visualização dos processos da empresa para aplicar o VSM?

A Novidá é a parceira ideal para auxiliar na hora de construir um Mapeamento do Fluxo de Valor de qualidade na sua empresa, permitindo uma visualização dos dados do negócio de forma confiável e automática. Com isso, consegue-se medir o desempenho operacional com uma gestão de KPIs efetiva por meio das métricas de performance. 

Ou seja, além da visualização do fluxo de valor do produto a plataforma da Novidá ainda garante as métricas de performance em tempo real, permitindo que a gestão siga orientada para a cultura do desperdício zero.

 

Saiba mais!

A Novidá oferece uma plataforma aderente as demandas do negócio, com a aplicação de alta tecnologia para resultados concretos de melhoria contínua das operações de forma integrada entre gestores e operadores. Com isso, entrega mais transparência num ambiente mais colaborativo, permitindo uma melhor tomada de decisão com o foco na redução de desperdícios e aumento da produtividade.

Entre em contato com o nosso time de atendimento e saiba mais sobre como a Novidá pode ajudar o seu negócio!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil