Blog

Jornada do paciente e a excelência na qualidade dos serviços médicos

Jornada do paciente e a excelência na qualidade dos serviços médicos

Todos sabemos a importância de ter um bom atendimento hospitalar para garantir a credibilidade e eficiência do local. Entretanto, muitos pensam apenas nos detalhes técnicos e esquecem de focar no principal: a jornada do paciente.

Embora a maioria das pessoas já tenha um hospital de confiança, às vezes ocorrem imprevistos e é necessário correr para algum local próximo.

Esse é o caso de Joaquim, nosso personagem fictício que, de férias com a esposa, se hospedou por algumas semanas na casa do sobrinho em outra cidade.

Porém, certo dia ao acordar, ele sentiu uma forte dor no peito. Preocupado com a sua saúde, decide ir ao hospital do bairro, mesmo sem saber sobre a qualidade de serviço do local.

 

Check In

Assim que adentra o ambiente, Joaquim se depara com uma máquina de senhas automáticas.

A tecnologia, além de auxiliar na triagem, dá ordem e segurança durante todo o processo, já que impossibilita o erro manual e garante que pacientes preferenciais sejam atendidos primeiro.

Ao ser chamado, ele explica para a recepcionista que é sua primeira vez naquele hospital e é informado de que, caso haja necessidade de retornar, pode desfrutar do serviço de agendamento online.

Essa foi a melhor alternativa encontrada para diminuir as longas filas de espera e agilizar as operações. Sem contar que o ganho é bastante significativo: aproximadamente 80% do custo com agendamento podem ser reduzidos graças a  uma plataforma CMO (Centro de Marcação Online).

 

Pronto Socorro

Sentindo-se bem acolhido, Joaquim se dirige à consulta médica e recebe a notícia de que precisará fazer alguns exames, dentre eles o eletrocardiograma.

O aparelho utilizado é um dos equipamentos rotativos do hospital e há sempre dificuldades em encontrá-lo, isso quando não são feitos altos investimentos para que haja um número maior de máquinas distribuídas pelos andares.

Esse cenário, entretanto, não apareceu aqui. O hospital em questão conta com um sistema de rastreamento em tempo real que utiliza beacons, tags de Bluetooth acopladas no aparelho que permitem saber em que local a máquina está.

A boa notícia é que eles não influenciam em nada a eficiência dos aparelhos, o que contrasta com o RFID, tecnologia que pode servir para funções semelhantes, mas que tem capacidade de alterar negativamente o desempenho de alguns equipamentos.

Graças à sacada inteligente dos gestores, Joaquim foi rapidamente atendido pelo enfermeiro, que prontamente realizou o exame.

 

Internação

Devido aos resultados preocupantes, nosso paciente recebe a notícia de que precisará ser operado e é internado imediatamente.

Para que médicos e enfermeiros saibam exatamente como tratar Joaquim, todos os dados foram armazenados nos PEPs – Prontuários Eletrônicos. Além de ajudarem na redução do consumo de papel, a tecnologia passa maior confiança, já que as informações estarão a salvo de qualquer erro.

Como o hospital preza pela segurança e conforto de todos ali, os enfermeiros e alguns médicos também são monitorados e realocados de acordo com a necessidade, medida fundamental em situações críticas como a que aconteceu em uma noite incomum:

Joaquim e outros dois pacientes passaram muito mal e precisaram ser rapidamente socorridos. Por mais que sempre haja enfermeiros nos corredores, não havia um número suficiente que pudesse prontamente dar conta de todos.

Isso poderia ter gerado grande confusão e alarde, mas o problema pôde ser resolvido rapidamente com a realocação de equipes em ócio, monitorada com as tags de beacons, mas dessa vez na praticidade e discrição que o formato de crachá oferece.

 

Cirurgia

Claro que, por se tratar de uma operação, Joaquim estava bastante apreensivo com sua segurança. Temia pela sua recuperação e pelo bom funcionamento dos equipamentos.

Percebendo sua preocupação, os médicos lhe explicaram algumas das medidas que o hospital tomava para garantir que tudo ocorresse dentro da normalidade:

– Todas as máquinas rotativas eram monitoradas em tempo real com o sistema de RTLS, de modo que, se alguma fosse necessitada, estaria sob os olhares dos gestores;

– O local utiliza tecnologia de análise preditiva, que permite saber quando e porque um equipamento apresentará falhas, possibilitando a solução antes que o problema ocorra;

– A temperatura do hospital também é monitorada.

Dessa forma, Joaquim ficou mais tranquilo e confiante acerca das medidas de segurança do hospital.

 

Pós-operatório

Como previsto, a cirurgia foi um sucesso, mas todo cuidado é pouco nessa fase tão delicada.

Como o problema de Joaquim se deu no coração, os médicos decidiram que acompanhariam de perto os resultados e optaram por um dos tipos de wearable device.

Nesse caso, a escolha foi por uma camiseta que monitora a temperatura e frequência cardíaca, mas há inúmeras possibilidades, que variam desde sensores ingeríveis até chips embutidos na pele.

Graças à base analítica fornecida pela tecnologia, Joaquim pôde ser acompanhado em tempo real por um especialista designado pelo hospital, responsável por seu caso durante o tempo que julgar necessário, mesmo que o paciente já esteja se recuperando em casa.

 

Check out

Finalmente, liberado pelos médicos! Para o hospital, a saída de mais um paciente significava mais um caso de sucesso, mas faltava um detalhe: a pesquisa de satisfação.

O feedback acrescenta muito para o hospital, pois estará ouvindo em primeira mão as críticas e sugestões dos que passaram por ali. Isso evita que erros continuem e possibilita o investimento em soluções que deram certo, as quais, para Joaquim, giraram em torno do bom acolhimento e alta tecnologia.

Mesmo estando em casa, o contato com o hospital não acabou. Foram enviados para seu e-mail resultados de exames, lembretes e horários de consulta.

A dica aqui é aproveitar essa fidelização para enviar também mensagens de aniversário, boas festas e outros. Assim, o paciente sempre lembrará da qualidade do serviço e do nome do hospital que, para Joaquim, será sempre uma referência na área da saúde.

 

Como a Novidá pode ajudar a melhorar a jornada do paciente

Depois de acompanhar de perto a trajetória de Joaquim dentro de um hospital até então desconhecido, foi possível perceber a importância que as tecnologias para a saúde têm dentro desse tipo de cenário.

Com experiência de campo, a Novidá oferece soluções de geolocalização indoor e outdoor de precisão para que o monitoramento dentro do hospital seja completo e personalizado, com opções de excelente custo/benefício e que podem reduzir significativamente os gastos das operações.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil