blog

Otimize os seus processos com a Roteirização Logística!

Otimize os seus processos com a Roteirização Logística!

Criar uma rota é um dos passos principais da roteirização logística e ainda é possível agregar diversas variáveis a este processo para o desenvolvimento das melhores opções possíveis de acordo com o cenário atual. Tudo isso permite muito mais eficiência e otimização dos recursos da empresa, que passam a contar também com mais inteligência e capacidade analítica.

Uma das principais demandas para aplicar com sucesso uma roteirização logística é a capacidade de trafegar informação de qualidade e em tempo real, proporcionando respostas rápidas a qualquer tipo de mudança ou alteração no que foi planejado. E a tecnologia tem um grande potencial de auxiliar nesta tarefa, convergindo diretamente com as melhores técnicas e aplicações para aprimorar o desempenho da empresa e otimizar ainda mais a utilização de recursos do negócio. 

Quer saber mais sobre a roteirização logística e como a sua integração com novas tecnologias pode entregar mais eficiência para o seu negócio? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!

O que é a roteirização logística?

A capacidade de programar as rotas e a execução da logística do negócio consegue entregar diversos benefícios sendo para a área de gestão, transportes e entregas. A roteirização é o processo de definir todos os trajetos e rotas que serão realizados tanto na entrega de produtos, na prestação de serviços e até na coleta de insumos e materiais necessários para a operação. 

As empresas que trabalham com esse tipo de execução geralmente realizam um planejamento prévio e longo de como as cargas serão transportadas de um local para o outro. Um ótimo exemplo é uma montadora de veículos, que recebe peças automotivas de diversos locais diferentes e realiza a montagem do automóvel na sua planta de produção.

Essa montadora deve se preocupar com pontos importantes na hora de planejar a sua roteirização logística, como:

  • O caminho mais adequado para a entrega ou coleta;
  • Como está o trânsito ou o tráfego durante o seu percurso;
  • Qual a distância total da rota;
  • Quais as condições do asfalto, da rodovia e até qualquer tipo de risco ou segurança ao veículo ou ao condutor;
  • Se existem algumas restrições quanto ao peso do veículo ou a altura total da carga que está sendo transportada;
  • E até se existe algum tipo de pedágio ou taxa especial a ser paga naquela rota.

Para que tipo de empresa é a roteirização logística?

Algumas pessoas podem começar a visualizar tantos detalhes e ter uma ideia de que a roteirização logística não se encaixa nos serviços realizados pela sua empresa. As atividades envolvidas são consideradas complexas para ter o melhor resultado na hora de executar as rotas e a logística do negócio.

Continuando o exemplo da montadora de veículo, esta pode depender da entrega de um dos seus fornecedores sendo este responsável pela fabricação das portas do automóvel. Mesmo numa localização considerada próxima a da fábrica, o trajeto curto conta com alguns pedágios e é importante realizar um planejamento prévio para ter as melhores condições de tráfego na rodovia.

Assim, a roteirização logística é um ponto principal das empresas que se preocupam em otimizar a execução das suas rotas de entrega e de coleta, sendo essencial entender todos os detalhes de localização e trajetos. Uma ótima forma de melhorar a eficiência da roteirização logística é por meio da tecnologia, apostando num sistema ou num software que realize um monitoramento em tempo real e entregue melhores indicadores para o controle da operação.

Case de Sucesso - Bauducco e Novidá

Quais são as vantagens e os benefícios de aplicar um sistema de roteirização logística?

A principal vantagem de aplicar um sistema de roteirização logística é a certeza da eficiência e da otimização dos recursos do negócio, obtendo sempre os melhores trajetos de acordo com a realidade atual da demanda. E esse benefício ainda impacta diretamente nos custos do negócio, sendo importante para minimizar os gastos com combustível, pedágios e taxas.

O objetivo ao se utilizar uma ferramenta deste estilo é permitir que o negócio aproveite melhor os seus recursos, usando o orçamento do setor de logística e transportes de forma eficiente. Ao programar uma rota ou trajeto, pode-se obter mais pontos positivos como:

  • Ter um melhor aproveitamento da frota, com a avaliação do melhor veículo para realizar a rota entendendo as características da carga e até do condutor que irá atuar neste cenário. Assim, problemas como uma manutenção desnecessária e até o desgaste antecipado dos veículos e suas peças podem ser evitados;
  • Com essa prática, consegue-se uma diminuição das despesas consideradas variáveis como combustível, taxas de pedágio, troca de pneus e até as manutenções periódicas;
  • Outro ponto importante e positivo é o relacionamento da mão de obra com a roteirização logística, proporcionando melhores condições de trabalho e oferecendo um nível de organização maior aos colaboradores.

Clientes mais satisfeitos

Esse benefício merece ser destacado como um dos pontos principais na hora de aplicar uma roteirização logística de sucesso e de forma eficiente no seu negócio. As entregas são realizadas de forma mais rápida, deixando os clientes finais mais satisfeitos e agregando valor para uma melhor percepção do serviço oferecido.

Isso assegura que os envios e as coletas sejam realizadas dentro do prazo estipulado, contribuindo diretamente para a satisfação do cliente. E isso ainda impacta diretamente na qualidade da própria operação que terá um índice de organização muito maior e conseguirá manter os equipamentos em bom estado de funcionamento por mais tempo. 

Como implementar a roteirização logística em uma empresa?

Implementar uma roteirização logística em uma empresa é uma tarefa que depende de uma análise prévia e um bom entendimento dos processos do negócio. A primeira etapa da implementação é a visualização de todos os destinos e prazos para as entregas e coletas, entendendo também se podem ocorrer algum tipo de variação nestas características.

Isso influencia diretamente no tipo de roteirização logística escolhida, sendo estas de forma estática ou de forma dinâmica. A estática é o modelo mais comum e é realizado um planejamento prévio das rotas de acordo com os critérios do negócio. Já a dinâmica lida justamente com as ocorrências que não são atendidas pelos roteiros programados, abrangendo inclusive alguns ajustes.

Alguns modelos de roteirização logística

Seguindo a implementação da roteirização logística, existem ainda alguns modelos que podem ser mais indicados de acordo com o cenário ou com o atendimento da empresa. O método de varredura é uma opção interessante quando existem muitos pontos de parade e permite traçar roteiros múltiplos, levando em conta restrições de distância ou capacidade de carga dos veículos. Consiste na realização de duas etapas, o agrupamento e a roteirização.

Outro método importante na hora de realizar a roteirização logística em uma empresa é o das economias que tem como objetivo principal reduzir a distância total a ser percorrida durante a entrega ou coleta assim como o número de veículos necessários para a sua execução. Parte do princípio da análise das distâncias percorridas entre duas ou mais rotas e o depósito principal da empresa, analisando todas as paradas até que um roteiro final seja desenvolvido.

Mais um método considerado como um dos mais simples é o do caixeiro viajante, sendo ideal para percursos com poucos pontos de parada e oferecendo o menor custo possível de execução. O seu processo consiste em passar por todos os pontos de parada uma só vez, retornando ao ponto de partida no fim do percurso.

Como usar os métodos de roteirização logística e a tecnologia para otimizar os processos do seu negócio?

A logística é uma área fundamental para aumentar a rentabilidade das operações do negócio e contar com ferramentas que apoiem a tomada de decisão é a melhor forma de otimizar os processos relacionados. Assim, a tecnologia tem um impacto direto na melhoria do desempenho da empresa, simplificando a execução e criação de rotas e o planejamento das entregas e coletas.

Outro ponto importante é a integração de tecnologias como o mapeamento em tempo real e até análises avançadas dos indicadores do negócio para dar ainda mais embasamento na tomada de decisão. Tudo isso realizado de forma simples e prática, com dados confiáveis e integrando todos os diferentes pontos da cadeia de produção.

Como a Novidá pode apoiar o processo de roteirização logística?

A plataforma da Novidá consegue integrar a internet das coisas e a inteligência artificial para entregar a melhoria contínua nos processos do negócio, de forma transparente e colaborativa. Assim, promove a entrega de relatórios automáticos com dados confiáveis e sem a interferência humana para a medição do desempenho operacional.

Ao utilizar a solução da Novidá, a empresa consegue acompanhar as rotas operacionais, o tempo produtivo por veículo e até ser capaz de identificar e resolver desperdícios. Com isso, consegue aplicar uma análise Lean dos tempos e dos movimentos realizados, além de entender a alocação dos recursos do negócio.

A roteirização logística é um importante passo de otimização do setor promovendo um uso muito mais racional dos recursos do negócio e entregando muito mais eficiência operacional. Assim, potencializa o desempenho da organização e passar a embasar a tomada de decisão estratégica, com reflexo positivo nos custos e na satisfação dos clientes.

Conte com a Novidá para apoiar a sua roteirização logística. Entre em contato com o nosso time de atendimento e saiba mais sobre como a nossa solução pode te ajudar!

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil