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7 características que todo facilitador precisa ter

7 características que todo facilitador precisa ter

Algumas pessoas acham que ser facilitador de um grupo é simples. Não é? Quando um grupo de pessoas está reunido em uma sala, tudo pode acontecer. Algumas pessoas dominarão a reunião, enquanto outras permanecerão em silêncio; alguns se aterão ao tópico em questão, enquanto outros se desviarão. Facilitadores experientes sabem como manter um grupo nos trilhos sem ditar o resultado; como manter uma agenda enquanto permite a discussão de fluxo livre e como gerar consenso sem alienar os participantes.

 

Aqui estão algumas qualidades importantes para procurar em um bom facilitador:

 

1. Seja um bom ouvinte

 

A capacidade de um facilitador ouvir é crucial. É igualmente vital poder ouvir os outros e incentivá-los a ouvir. Um facilitador deve ser capaz de ouvir e compreender ativamente o que seu grupo está tentando transmitir. Você pode compreender e avaliar completamente o que as pessoas estão dizendo parafraseando, resumindo ou utilizando outras técnicas de escuta ativa. Um bom facilitador deve ser capaz de ouvir um grupo, uma única pessoa e até a si mesmo. Se você não estiver se sentindo bem, ou se estiver cansado, isso aparecerá em sua facilitação, e o grupo sentirá isso.

 

2. Uma pessoa que está sempre à procura de novas informações

 

Para ter uma conversa proveitosa, você deve fazer perguntas. Você não quer apenas falar com o grupo e dizer-lhes coisas, e o facilitador não quer apenas oferecer-lhes as respostas para seus problemas. Em vez disso, eles terão que fazê-los do zero. É significativamente mais útil para todos os envolvidos fazer perguntas abertas que podem levar a discussões significativas e produtivas que podem levar a soluções. O facilitador também deve ser capaz de questionar respeitosamente os participantes, não apenas para tirá-los de suas zonas de conforto, mas também para incentivá-los a ir mais fundo para tirar mais proveito da reunião.

 

3. Genuinidade

 

Um bom facilitador deve ser genuíno. Se você não for sincero, as pessoas rapidamente se desligarão, se desligarão e não confiarão no que você está dizendo. Ser real permite que você se conecte e se relacione com os participantes com muito mais facilidade. Para ser um facilitador genuíno, você deve estabelecer um ambiente seguro no qual os indivíduos possam se abrir e se expressar sem medo de retaliação. As pessoas e o facilitador não poderão exibir seus verdadeiros eus autênticos se não se sentirem à vontade ou seguros para expressar seus sentimentos. A chave para encorajar os outros a comunicar seus verdadeiros sentimentos e pensamentos é a confiança. A reunião será uma perda de tempo se não houver confiança e genuinidade.

 

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4. Não partidário

 

É fundamental manter uma perspectiva imparcial e evitar manchar as perspectivas dos outros com as suas próprias, a fim de facilitar diálogos abertos e frutíferos. Você não quer forçar suas opiniões sobre os outros; em vez disso, você deseja fornecer um fórum onde as pessoas possam discutir e se expressar livremente, permitindo que os problemas sejam resolvidos e as decisões sejam tomadas. Além disso, tratar todos como iguais garante que você tenha discussões honestas e de mente aberta. Se o facilitador estiver tentando direcionar a conversa e levar o grupo às suas próprias conclusões planejadas, os participantes serão capazes de dizer. Um bom facilitador cria um ambiente neutro no qual diferentes perspectivas e opiniões podem ser transmitidas de maneira cortês.

 

5. Energético e motivador

 

Um facilitador deve saber quando e como trazer energia para a sala, ao mesmo tempo em que sabe quando e como recuperá-la. A energia do facilitador tem o potencial de influenciar o humor e a atmosfera de um espaço. Se houver um exercício de brainstorming, ele pode servir para excitar, estimular e levar o grupo a apresentar respostas e ideias criativas, ou pode atenuar a atmosfera se for necessário um debate sério. A capacidade de controlar as emoções na sala será extremamente benéfica para facilitar discussões produtivas e manter a reunião no curso.

 

6. Paciente

 

Paciência, como dizem, é uma virtude, e é uma característica importante a ter quando se trata de facilitar. É fundamental manter a calma durante as conversas ou quando as coisas esquentam para evitar tensões ou problemas. Como você quer ajudar a melhorar a situação como facilitador, é fundamental que você dê o exemplo e mantenha a calma. É quase inevitável que as coisas nem sempre saiam conforme o planejado. As coisas nem sempre saem como planejado, seja devido a preocupações técnicas ou de processo. À medida que o objetivo ou plano evolui e se adapta, o facilitador deve ser paciente e resolver o problema promovendo o diálogo e fazendo perguntas diferentes ao grupo.

 

7. Focado em atingir um objetivo específico

 

É crucial, e muitas vezes difícil, manter os participantes no caminho certo e o discurso focado no objetivo principal. As conversas tendem a se desviar, o que pode levar a alguns dos debates mais intrigantes e produtivos, mas o facilitador deve saber quando e como trazer o assunto de volta ao objetivo central da reunião. As pessoas se desligarão e não se concentrarão se a reunião for muito longa, portanto, gerenciar o tempo é um componente difícil, mas necessário da facilitação.

 

Leva tempo e prática para se tornar um bom facilitador. Os talentos de que você precisa serão aprimorados ao longo de anos de preparação e prática em cenários do mundo real. É incomum você acordar no meio da noite e ser o facilitador ideal. Facilitadores de sucesso são desenvolvidos em vez de nascer.

 

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