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Controle de estoque e sua importância para a loja

O Brasil já foi classificado como o quinto país com maior número de perdas no varejo. Mas isso está mudando. A cada dia mais os lojistas percebem que a gestão eficiente do estoque gera um aumento no lucro. Isso porque as lojas que efetuam a gestão do estoque eliminam gastos desnecessários e evitam o excesso de produtos parados no estoque.

 

Efetuar o controle de estoque é uma tarefa essencial para entrar na disputa com a concorrência com grandes diferenciais que te façam conquistar o sucesso do seu empreendimento, mas também é um desafio para os empreendedores. Por ser uma prática comum desde antes da internet, ela geralmente é realizada de forma manual, o que acaba dificultando toda a organização do ponto de venda.

 

 

Controle de estoque, o que é afinal?

 

Nada mais é que registrar a entrada e saída de produtos e seus respectivos valores. Assim deve ser o controle de estoque. Parece uma tarefa simples, não é mesmo? Agora, multiplique isso por todos os produtos que você comercializa na sua loja. Esta é uma tarefa operacional que exige muita atenção e paciência.

 

A boa gestão do estoque faz com que a loja conte com os produtos certos para atender aos clientes, prevenindo o excesso de artigos no estoque sem necessidade e ajudando a lidar com os pedidos fora de hora.

 

Gerenciar o estoque é saber quais os produtos mais vendidos da empresa, os chamados “carro-chefe”, mas também é praticar estratégias de controle de qualidade nos seus produtos, realizar pesquisas de mercado e estudar as melhores formas de armazenamento do seu estoque, além de trabalhar melhor o mix da loja com foco em aumento de vendas.

 

 

Como fazer a gestão de estoque?

 

Ainda não sabe por onde começar? Confira a seguir algumas dicas da PDVend e da Novidá para melhorar a gestão do estoque da sua loja!

 

1- Conheça seu giro de estoque

Saber a quantidade de produtos que você precisa ter em seu estoque é fundamental, independentemente do tipo de produtos que você oferta. Por isso, estude o seu consumidor e faça previsões do comportamento dele.

 

2- Elabore controles!

 

Você pode criar planilhas próprias ou seguir modelos na internet (você pode usar a do Google Drive, por exemplo), só não se esqueça de registrar os códigos dos produtos, as descrições de cada item, o vendedor, as datas de entrada e as datas de venda de cada produto. Caso também queira fazer o controle das notas fiscais, insira um campo para elas. Confira abaixo algumas sugestões de itens que devem estar na sua planilha:

 

Registro de entrada de produtos:

  1. 1) Data: dia, mês e ano;
  2. 2) Prazo de validade;
  3. 3) Quantidade em estoque;
  4. 4) Valor correspondente;
  5. 5) Fornecedor do produto.

 

 Registro de saída de produtos:

  1. 1) Data;
  2. 2) Quantidade que saiu do estoque;
  3. 3) Custo e o preço já com margem do item.

 

 

3- Saiba o tempo certo da compra

 

Não adianta acumular produtos que não tem saída ou esperar acabar para comprar novos, não é mesmo? Conheça a rotatividade e a sazonalidade de venda dos seus itens para saber o momento ideal para fazer os pedidos aos seus fornecedores.

 

 

4- Mantenha preços equilibrados

 

Uma loja que é capaz de definir o preço correto do seu produto consegue fazer mais vendas e ter uma melhor saúde financeira. É fundamental manter um bom relacionamento com seus fornecedores. Isso garante não somente a manutenção do seu estoque com bons preços como também aumenta a fidelização desse parceiro.

 

 

5- Faça o armazenamento adequado

 

O produto deve estar armazenado na localização correta para além de facilitar sua localização, evitar problemas de validade, descarte e, consequentemente, dinheiro perdido. Muitos lojistas têm aderido à tecnologia como solução inteligente para a gestão de estoque. Usar a tecnologia a seu favor agiliza os processos, a tomada de decisões e até mesmo o atendimento ao cliente.

 

 

6- Utilize um sistema de gestão de estoque

 

Se você precisa ter um controle mais preciso ou tem uma maior quantidade de produtos em estoque, o sistema de gestão é a opção ideal. Existem diversos sistemas atualmente, tanto gratuitos quanto pagos. Os valores variam de acordo com as funcionalidades desejadas e o tamanho da sua loja.

 

Através do sistema de gestão, o lojista consegue automatizar as atividades mais operacionais e focar as estratégias do seu negócio. O sistema elimina a necessidade de alimentar manualmente as planilhas com as entradas e saídas de todos os produtos.

 

Adotar um sistema de controle de estoque amplia a sua produtividade otimiza a gestão de recursos e, consequentemente, aumenta os lucros da sua loja.

 

 

Anna Bella Bernardes, analista de inbound marketing da PDVend

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