Blog

Intralogística: Como torná-la eficiente e eficaz?

Intralogística: Como torná-la eficiente e eficaz?

Quando falamos sobre logística, é natural que nos venha a mente caminhões e cargas sendo transportadas em grandes distâncias. Em um país com dimensões continentais, é natural que esse seja um dos grandes desafios para quem vive a rotina do setor.

No entanto, também existe logística dentro da fábrica ou centro de distribuição. Aliás, a intralogística é onde há maiores possibilidades de otimização e melhoria na eficiência operacional.

 

O que é intralogística?

Podemos chamar de intralogística o fluxo interno de equipamentos e materiais de uma fábrica, armazém ou centro de distribuição. Ou seja, estamos falando da movimentação de materiais e da movimentação de cargas dentro das empresas.

É muito importante se atentar a intralogística porque um processo organizado e eficiente pode gerar diminuição de desperdícios e maior produtividade. São muitos fatores que estão em jogo: rotas internas, organização dos processos, equipamentos utilizados, distribuição das ferramentas adequadas, etc.

Quando falamos da logística externa, por outro lado, as margens de otimização são menores. É por isso que gestores precisam olhar também para dentro de casa para aumentar a eficiência do setor logístico.

 

 

Quais são as vantagens de uma boa intralogística?

Otimizar o fluxo logístico interno pode trazer grandes benefícios para a empresa. Os principais deles são:

 

Redução de Custos

Conforme já comentamos, ao aplicar boas práticas de intralogística, os gargalos ficam muito mais perceptíveis. O gestor passa a enxergar quais são os processos mais ineficientes, quais rotas podem ser melhoradas e como utilizar melhor suas empilhadeiras e equipamentos móveis.

Tudo isso vai ter impacto direto no caixa da empresa: o tempo dos funcionários será melhor aproveitado, os equipamentos tendem a durar mais e toda operação fica mais ágil.

 

Melhor experiência aos funcionários

Os próprios funcionários também se beneficiam com um bom plano de intralogística. Isso porque a tendência é que o fluxo interno esteja muito mais organizado, os equipamentos sejam novos e passem por manutenções regulares e as rotas internas sejam otimizadas.

Assim, o profissional que está em campo terá menos problemas inesperados, perderá menos tempo com tarefas que não agregam valor e, consequentemente, terá uma melhor qualidade em seu dia-a-dia.

 

Aumento da Produtividade

Com processos mais organizados, funcionários mais motivados e gargalos removidos, a tendência natural é que a produtividade da sua operação se multiplique.

Ou seja, você conseguirá produzir mais em um tempo menor. No fundo, todo mundo sai ganhando: empresa, funcionário e o cliente final.

 

 

Como otimizar a intralogística da sua empresa?

Mas afinal, como colocar tudo isso em prática? Preparamos algumas dicas rápidas do que você precisa fazer:

 

Crie um bom planejamento

O primeiro passo é estudar a movimentação interna da sua operação. Se dedique a mapear como os processos são executados, quais são os equipamentos utilizados, quais materiais estão envolvidos, quem são os responsáveis por cada atividade, quanto tempo cada tarefa demora para ser executada e outros possíveis fatores.

Com esse mapeamento em mãos, fica mais fácil identificar os principais gargalos da operação. Então, é a hora que os gestores precisam avaliar como resolver esses problemas, o que pode ser com o uso de ferramentas tecnológicas, reformulação do layout, aquisição de novos equipamentos, entre outras ideias.

 

Use a tecnologia ao seu favor

Existem inúmeras plataformas tecnológicas que podem auxiliar na otimização da intralogística. Softwares de gerenciamento de estoques, por exemplo, ajudam a organizar e melhorar a eficiência dos materiais dentro do pátio logístico.

Em uma outra ótica, robôs conseguem auxiliar na movimentação de paletes ou separação de produtos, acelerando a carga e descarga no ambiente.

E mesmo todo o fluxo interno pode ser monitorado por sensores IoT, que acompanham tudo que está acontecendo na operação e dão insights para os gestores otimizarem ainda mais o trabalho realizado.

Esses são só alguns exemplos que provam que a tecnologia pode ser aplicada em diferentes perspectivas. Basta identificar qual é aquela que vai resolver os problemas que você mapeou.

 

Foque em melhoria contínua

Por fim, é importante que a otimização da intralogística represente um ciclo constante dentro da empresa. Ou seja, não basta reformular todo o fluxo interno uma vez e acreditar que o trabalho está feito.

Afinal, novos problemas vão surgir, novas tecnologias vão ser criadas e a concorrência estará sempre buscando melhor performance. Assim, é preciso focar em melhoria contínua, refazendo o processo de mapeamento de processos, identificação de gargalos e tomadas de decisão para melhoria.

 

Como a Novidá auxilia na intralogística?

A Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização indoor que pode ser crucial para monitorar sua operação intralogística. Por meio de beacons, smartphones e sensores IoT, acompanhamos a movimentação de colaboradores e equipamentos móveis em qualquer ambiente.

Dessa forma, os gestores de logística podem monitorar as rotas de empilhadeiras, localizar um profissional ou um equipamento em tempo real, calcular tempos e movimentos de cada atividade e otimizar os processos internos.

A PSA Groupe foi uma das empresas que usou nossa tecnologia para monitorar o transporte interno dentro da fábrica da companhia. Você pode acessar esse case de sucesso gratuitamente aqui!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil