Perguntas frequentes

SMART TAGS (SENSORES MÓVEIS)

São dispositivos inteligentes, capazes de processar e transmitir dados pela internet, que são portados pelos operadores ao longo de sua rotina de trabalho.

 

Além disso, são dispositivos baseados em smartphones Android, mas que não possuem qualquer característica de um smartphone de uso pessoal, onde o operador só terá acesso a aplicativos e funcionalidades voltadas a facilitar seu trabalho no dia a dia, e que são previamente liberadas pela empresa.

A Novidá criou uma solução que busca agregar valor a todos os personagens operacionais, do COO ao operador, no chão de fábrica.

 

Só conseguimos viabilizar uma solução prática, que pudesse ser inclusiva ao operador, de fácil instalação e manutenção e com baixos custos indiretos (como tomadas e internet no ambiente) com um dispositivo inteligente como a Smart Tag.

Daria sim, mas não em nossa proposta de valor.

 

O monitoramento em tempo real do processo precisa ser suportado com inteligência na ponta, com o operador. E isso só é possível com um dispositivo inteligente como a Smart Tag.

 

Todos os demais dispositivos não são nada além de uma coleira eletrônica: Não geram valor ao operador e criam um ambiente extremamente nocivo para o uso da solução, com propósito exclusive de “saber onde o cara está” e mais nada.

Como empresa, não acreditamos e abominamos tal abordagem.

NÃO! E também não recomendamos este caminho, mesmo que você tenha wifi!

 

Sim, a Smart tag poderia ser conectada ao Wifi da sua empresa, mas existem riscos reais de perda de dados, principalmente porque as soluções de wifi corporativo não estão habituados ao padrão de transmissão de informações que usamos nas Smart tags (pacotes pequenos e constantes de dados – IoT), não permitindo que estes sejam transmitidos.

 

Sempre recomendamos o uso de internet móvel nas Smart Tags. Temos parcerias comas duas principais operadoras do Brasil e prover essa conectividade facilita a adoção da solução, com a máxima qualidade.

Poder, você pode. Mas existem limitações para isso.

 

Física: Os dispositivos precisam ser recarregados em sua totalidade para serem reutilizados e aguentarem um turno de trabalho com uso intensivo.

 

Legal: Existe um risco em relação à exposição de dados pessoais e LGPD, pois não há como garantir que o usuário irá deslogar da sua conta no fim do turno

 

Responsabilidade pelo equipamento: Como garantir e responsabilizar alguém em caso de avarias à Smart Tag, se não há um responsável? Recomendamos o mesmo procedimento feito com os Notebooks do pessoal do administrativo.

 

Desta forma, nossa orientação é sempre a relação 1×1 entre Smart tag e usuário.

A bateria de uma smart tag suporta até 15 horas de duração contínua, a depender do quão ela é utilizada no dia e, principalmente, da cobertura de 4G na sua região que pode acelerar o consumo de bateria.

 

Quase sempre, ela aguenta tranquilamente um turno de trabalho.

A Smart tag é preparada para suportar condições adversas de uso e ambiente. 
     Temperatura: A Smart Tag suporta trabalhar entre -30 a 70 graus celsius
     Ambiente: Ela não possui proteção especial IP67, mas é resistente a respingos, quedas e vai reforçada com película e capa antichoque.

SENSORES FIXOS

São sensores utilizados para transmitir uma onda de radiofrequência de forma contínua. No caso da nossa plataforma, optamos pelos sensores BLE, ou Beacons, pela sua facilidade, manutenção e baixíssimo custo comparado a qualquer outra tecnologia do mercado. Além de ser a que melhor funciona com as smart tags.

A duração das baterias dos sensores fixos da Novidá é de 48 meses, aproximadamente. Mas de forma preventiva, a Novidá sempre faz a substituição das baterias a cada renovação de contrato ou em 24 meses pós instalação, o que for menor.

Teoricamente, a cobertura de um sensor semelhante ao da Novidá pode ir até 100m de raio, mas a qualidade do seu sinal cai demais após 10m de raio, que é o padrão máximo que usamos em nosso sistema. A partir daí, temos algumas configurações padrão dentro de nossa plataforma para facilitar a instalação e uso.

Somente se for importante! Nossa solução é pensada e modulada para fazer a cobertura correta do processo de negócio. Se existem grandes áreas dentro da empresa, mas que não fazem parte da rotina da equipe que estamos gerenciando, não precisamos cobrir tal área. O sistema já identificará que a pessoa está fora da área de trabalho, e fará os processamentos adequados de tempo não produtivo. 

Nosso sistema consegue trabalhar com um nível de precisão máximo de 2,5m de raio entre Smart Tag e Sensor fixo. Para 99,9% dos casos de uso relacionados a pessoas e suas movimentações, esse range atende de forma integral. Abaixo disso somente tecnologias diferentes, e exponencialmente mais caras, como UWB podem atender.

O Sensor fixo é preparado para suportar condições adversas de uso e ambiente. 
     Temperatura: O sensor suporta trabalhar entre -35 a 65 graus celsius
     Ambiente: O sensor fixo tem proteção IP67 que suporta umidade, exposição ao tempo e chuva.

Extremamente Fácil! Os sensores já chegam a você com bateria 100% podem ser fixadas de até 3 formas: fita 3M, parafusos ou braçadeiras de nylon. Só definir o local (precisa ser livre de obstáculos) e fazer a instalação.

Como todo dispositivo de radiofrequência, os sensores da Novidá também sofrem com interferências do ambiente, como metais, umidade, etc. 99% destas interferências não impactam a solução, contando que sejam respeitados o passo a passo de instalação da nossa solução. 

APLICAÇÕES

A Novidá é uma plataforma sob serviço (SaaS). O acesso as análises, configurações da sua operação e consultas aos KPIS são todos feitos pela internet, de forma remota, pelo seu browser preferido. O acesso é dado por um endereço especifico que você receberá acesso assim que se tornar um assinante.

Consegue, mas não como em um Waze, por exemplo. E isso é proposital!

 

O foco da solução, como reforçamos em toda nossa comunicação, não é ser uma coleira eletrônica do operador, mas sim apontar tempos e movimentos e focar na medição da alocação e da produtividade de cada pessoa.

 

Uma de nossas telas é a de movimentação do(s) operador(es) mas nossa experiência nos diz que, fora a curiosidade recreativa e momentânea de ver o sistema funcionando, ela não gera valor na tomada de decisão.

 

Além disso, nosso sistema possui diversos tratamentos estatísticos para evitar erro nos dados (diferente do próprio waze que muitas vezes erra e te troca de faixa de uma avenida com frequência) e suportar variações na conectividade da operadora (como um operador em uma área sem cobertura de rede móvel).

Tudo isso traz precisão ao dado, mas interfere no tempo de resposta da posição no mapa, acabando por não ser um sistema instantâneo de posicionamento no mapa.

 

Nosso foco foi na qualidade da informação para tomada de decisão assertiva em detrimento ao entretenimento.

NÃO! A Novidá é uma plataforma orientada à produtividade dos operadores em suas diferentes funções, e não um sistema de telemetria. Por sinal, os KPIs que geramos são bem diferentes e complementares aos sistemas de telemetria e automação dos veículos. Entenda as diferenças neste comparativo

Não, pois não somos um sistema de telemetria.

O módulo Veículos ajuda gestores a gerenciar a alocação dos operadores de veículos internos, como empilhadeiras, para medir a sua produtividade. OS KPIs gerados sobre o veículo são baseados no uso destes pelo(s) motorista(s), assim produzindo indicadores de utilização, alocação e tempo produtivo do motorista e, por consequência, do veículo.

A Smart Tag é um dispositivo orientado e projetado para apoiar o operador e deve ser portado por ele ao longo de toda jornada de trabalho. Desta forma não é possível deixar a smart tag no veiculo.

Existem conceitos importantes para esclarecermos sobre alocação, produtividade e resultado do trabalho.

 

A gestão automática de tempos e movimentos nos ajudam com uma informação crucial, que as empresas não possuem formas de obter hoje a custos competitivos, que é a alocação real de seus operadores durante suas rotinas cotidianas.

 

A Alocação e tempo produtivo são uma parte importante da informação, mas não fecham o ciclo completo da produtividade, com toda certeza. Até mesmo por isso, incentivamos os clientes a usar outras métricas para, cruzadas com a alocação produtiva, trazer dados reais e super precisos sobre a produtividade. Como em caso de equipes que tenham planejamento, acompanhar os registros e apontamentos no Aplicativo Atividades da Novidá (ou outro checklist que esteja usando na Smart Tag ou nos apontamentos feitos no SAP, por exemplo) ou até mesmo para funções de linha de produção, as informações do OEE da máquina do seu sistema e o takt time de hora em hora.

 

Percebe a riqueza de análise que isso pode te trazer, sabendo a real alocação da hora homem por ciclo de produção ou realização de tarefa? Isso porque nem falamos sobre a qualidade do trabalho que, de fato, não há sistemas automáticos que possam garantir ou substituir a análise humana.

 

Em mais de 90% dos nossos clientes, a alocação produtiva como informação única já orienta decisões importantes e impactantes na produtividade geral dos operadores. Nos demais, os cruzamentos com seus sistemas existentes trazem uma visão impar para tomada de decisão.

É uma solução que não possui problemas legais ou trabalhistas. O Direito Civil, respalda às empresas no uso de nossa solução, contanto que não haja invasão de privacidade neste acompanhamento. E a forma como construímos a solução garante 100% de privacidade ao funcionário, contanto que a empresa respeite as regras de instalação e configuração da solução em suas instalações.

 

Caso este seja um ponto de dúvida, nosso time comercial possui diversos laudos de escritórios de advocacia renomados no Brasil validando o tema. No momento oportuno da contratação, podemos dividir com seu departamento jurídico, caso necessário.

DEZENAS DE EMPRESAS E SEUS GESTORES JÁ MELHORARAM SUA PRODUTIVIDADE OPERACIONAL EM +20%

QUANDO SERÁ A SUA VEZ?

Caso prefira estudar mais cases de sucesso antes de decidir…

AINDA NÃO ESTÁ CONVENCIDO?

Nos deixe te ajudar nesta importante decisão e eleve a barra das suas entregas!

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil