Certamente você já ouviu falar sobre Inteligência Artificial. Considerada uma das tecnologias de maior potencial disruptivo, a IA está literalmente dando o que falar e, segundo um relatório da Accenture, até 2035 a produtividade no trabalho pode aumentar em 38% graças a ela.
A proposta é um tanto intrigante, já que a ideia é fazer com que computadores e robôs pensem de maneira semelhante à mente humana. Assim, os dispositivos terão capacidade de realizar tarefas que antes necessitariam de pessoas, só que sem a possibilidade de erro.
O resultado: tomada de decisões estratégicas, resultados baseados em data intelligence, informações precisas e aumento da produtividade.
Junto com a Internet das Coisas, essa tecnologia é capaz de revolucionar a gestão de processos e pode ser aplicada não só no chão de fábrica, como também na área de logística, vendas, RH, facilities e em praticamente todos os outros setores.
Confira alguns exemplos de como aplicar a Inteligência Artificial na gestão de processos:
Gerenciamento de Informações
A palavra-chave aqui é estratégia. Ao analisar e aproveitar vários dados ignorados pelos gestores, a IA é capaz de transformá-los em gatilhos para potenciais mudanças e inovações.
Com essas informações, praticamente impossíveis de serem verificadas em processos manuais, os softwares podem projetar cenários e consequências de decisões a serem tomadas, além de apontar em que pontos deve-se investir ou reduzir a quantidade de gastos.
Cadeia de produção
Aplicando a IA na cadeia de produção da indústria, não haverá necessidade de nenhum controle manual.
A tecnologia entrega todos os dados na sua mão sobre a matéria prima que entrou, o quanto foi vendido, como anda a gestão de estoque e ajuda a otimizar todo o processo!
Todas as informações são integradas no sistema, acabando com a perda de tempo e reduzindo erros que podem ser fatais para o bom desempenho da empresa.
Contato com o consumidor
Calma, não é bem isso que você está pensando. Obviamente, nenhum robô atenderá fornecedores ou clientes, mas ajudará a saber o que eles estão pensando.
Isso porque, através da análise de dados, é possível traçar tendências de consumo e identificar quais tipos de produtos e serviços são mais buscados, o que auxilia na hora de inserir a marca na mente do consumidor e antecipar o comportamento deles.
Delegação de tarefas
Se a função da IA é pensar igual aos humanos, então nada melhor do que aumentar a produtividade utilizando essa inteligência ao máximo!
De que maneira? Delegando tarefas mais simples ou de menor valor à IA. Dessa forma, mais mãos livres surgirão e menos funcionários estarão propensos a desempenhar funções mecânicas, podendo colocar toda criatividade em prática.
Como a Novidá te ajuda a implantar a Inteligência Artificial nos seus negócios
Algumas das vantagens em trabalhar com a IA é ter, em todos os processos, agilidade, assertividade e otimização.
Com esses três pilares, a empresa é capaz não só de reduzir custos, mas tornar todo o projeto mais inovador e preparado para os desafios de mercado.
Para ajudar nessa tarefa, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor de precisão que une a tecnologia da Internet das Coisas com a Inteligência Artificial.
A partir dele, você poderá monitorar suas equipes, ativos e máquinas em tempo real e tomar decisões estratégicas com base na visibilidade da operação e em indicadores confiáveis.
Mais do que isso, o próprio sistema analisa os dados coletados para recomendar quais ações você deveria tomar para aumentar a eficiência do seu negócio.
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