Blog

Mix de gerações no trabalho: desafios e vantagens de uma equipe diversa

Em janeiro deste ano surgiu uma informação surpreendente: o número de habitantes da China, país mais populoso do mundo, registrou uma queda de 850 mil pessoas em 2022.

A China encerrou 2022 com 1,411 bilhão de habitantes; em 2021 havia 1,412 bilhão de chineses. É a primeira vez em mais de 60 anos que a população chinesa, em números absolutos, decresce.

Este movimento decorre da queda na quantidade de filhos por mulher no país asiático. Este fenômeno não ocorre só na China; acontece também nos EUA, na Europa, na índia… e no Brasil.

Paralelamente, as pessoas estão vivendo cada vez mais.

Com menos crianças e jovens, e mais adultos e idosos fisicamente saudáveis, se dá um reflexo no mercado de trabalho: hoje, não é raro encontrarmos 3 ou 4 gerações diferentes de indivíduos trabalhando lado a lado dentro de uma empresa.

E isto é ótimo!

Múltiplas gerações, múltiplos talentos

Empresas que têm colaboradores de diferentes faixas etárias largam, na corrida pela entrega dos melhores produtos e serviços, já em grande vantagem: a diversidade de ideias que há dentro delas é muito maior do que a vista em empresas com apenas 1 ou 2 gerações em seu interior.

E isso conta pontos: problemas complexos pedem soluções complexas. Não existem respostas simples que resolvam desafios amplos, os quais se estendam por diversos campos de atuação.

E é justamente isto que se consegue quando se tem equipes intergeracionais trabalhando: as citadas soluções complexas. Aquilo que era difícil em demasia para ser compreendido por colaboradores com pouco tempo de carreira pode facilmente ser assimilado por um funcionário veterano.

Já o que era novo demais para ser reconhecido por operadores de idade elevada se mostra familiar aos mais jovens. Os grupos colaboram entre si; o resultado é um produto final melhor – muito melhor.

Mix de gerações no trabalho: desafios e vantagens de uma equipe diversa

Não se trata só de jovens e maduros

Como está dito anteriormente, os grupos colaboram entre si – todos os grupos, não apenas os de idade mais e menos avançada. Isto inclui os chamados Jovens Adultos (geralmente entendidos, pelos demógrafos, como os indivíduos de até 25 anos) e os adultos propriamente ditos (embora existam divergências sobre esta classificação, tratam-se dos homens e das mulheres entre 25 e 60 anos – claro, há subgrupos dentro desta faixa etária tão extensa).

A riqueza de se ter, no corpo de funcionários, uma equipe etariamente diversificada não está apenas nos extremos da vida humana (embora eles também sejam necessários). São bem-vindos à organização colaboradores de 21 anos e colaboradores de 70 anos. E, é claro, outros de 30, 40, 50 anos…

Cada pessoa, do ponto de vista de sua idade, pertencerá a uma geração (babyboomers, Geração X, Geração Y, Geração Z, Millennials e, mais para frente, os Alfas, que são os nascidos após 2010).

Todos terão uma carga cultural e de experiências de vida diferentes; e todas estas cargas se somarão para a produção de mais e melhores bens e serviços pela companhia.

Equipes multi gerações: desafios

Não há ações, no mundo empresarial, que só tragam benefícios ou só tragam malefícios.

Ter seu quadro de funcionários representado por um mix de gerações é excelente. É algo que trás um ganho para a empresa que pode, inclusive, ser até mesmo mensurado. Empresas multigeracionais geram mais lucros a seus controladores, melhores salários para seus colaboradores e, sobretudo, clientes mais satisfeitos.

Mas também há desafios a serem enfrentados por tais companhias, vindos desta característica (que é predominantemente positiva, vale sempre frisar).

Pessoas jovens costumam ser um pouco imediatistas. Buscam vislumbrar o resultado de seus esforços quando eles ainda sequer terminaram. Ocasionalmente, apresentam um índice de adesão à cultura da empresa abaixo do desejável.

Mix de gerações no trabalho: desafios e vantagens de uma equipe diversa

Já indivíduos de idade avançada podem se mostrar resistentes a mudanças. Não ocorre com frequência, mas estas pessoas podem estar extremamente adaptadas a práticas que foram bem-sucedidas no passado, mas que hoje estão ultrapassadas.

Porém, até nisso revela-se a beleza de empresas com quadros de funcionários de várias gerações: os funcionários mais velhos tendem a corrigir e compensar os erros dos mais novos – e vice-versa!

Em companhias com pouca diversidade etária, ocorre o contrário: as piores características da geração que predomina na empresa passam a ser as piores características da própria empresa. Isto se reflete, infelizmente, na qualidade dos produtos e serviços colocados pela companhia à disposição do mercado.

Cada trabalhador é um conjunto único de qualidades e defeitos

É preciso resistir à tentação, no entanto, de classificar as pessoas apenas de acordo com suas gerações. Até porque fazê-lo é uma forma de preconceito: o etarismo.

Claro, a geração a qual o trabalhador pertence influi em sua conduta. Não há dúvidas a este respeito. Daí, aliás, este artigo. E estas características próprias de cada geração precisam ser levadas em conta, inclusive, no momento em que a empresa faz um processo seletivo para o preenchimento de vagas.

Mas atenção: levar tal dado em conta no momento de contratar pessoal não significa rejeitar os mais velhos, nem tampouco os mais novos; é justamente o contrário – deve-se agir positivamente neste sentido, buscando contratar indivíduos de todas as idades para a companhia. Isto é conhecido como discriminação positiva.

Nós, da Novidá, nos orgulhamos da diversidade etária de nosso quadro de funcionários – e queremos que você, empresário-parceiro, tenha o mesmo orgulho em se tratando de sua companhia.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil