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Como entender as dores dos colaboradores para aumentar a produtividade

Como entender as dores dos colaboradores para aumentar a produtividade

Empresas sempre buscam realizar melhorias contínuas em seus processos e produtos, além de buscar aumentar a produtividade de seus times de forma a que seus resultados alcancem patamares mais elevados.

E, para isso, contam com a employee experience, ou experiência do colaborador, que é um fator de suma importância para que todo o planejamento e, principalmente, as ações a serem executadas, resultem efetivas.

Para que a employee experience possa contribuir sempre de forma positiva, é preciso olhar não apenas para o coletivo, mas também e, principalmente, dedicar especial atenção aos indivíduos. Isso porque cada um dos integrantes de um time terá percepções próprias do ambiente de trabalho e estará sob a influência de motivações diferenciadas, o que afeta, diretamente, sua forma de atuação e, por conseguinte, sua produtividade.

Por isso é importante que, além da gestão de processos, de projetos e de custos, preste-se muita atenção à gestão das pessoas, o que, como vimos, é fator essencial para o bom funcionamento de uma empresa.

 

A gestão de pessoas e a experiência do colaborador influenciam mesmo na produtividade!

 

Todos já nos sentimos desmotivados para realizarmos uma atividade de trabalho. Seja por motivos pessoais, ou pela forma como somos envolvidos na execução das atividades dentro de uma companhia, nossa produtividade é diretamente afetada pela nossa percepção e reação.

Mas, muitas vezes, não sentimos que o ambiente profissional é seguro e participativo o suficiente para que compreendam as nossas visões e que possamos comunicá-las sem esperar alguma forma de retaliação seja por parte da gestão, ou mesmo por parte dos colegas.

 

Como melhorar esse ambiente?

 

A união de esforços entre RH e responsáveis pela gestão, de uma forma geral, é o fator que levará à melhoria da imagem e do conforto do ambiente de trabalho, permitindo que o empregado se sinta acolhido, alinhado aos objetivos da empresa, e uma peça da engrenagem, agindo para que tudo funcione corretamente.

A realização de Auditorias Comportamentais, por exemplo, pode ser um primeiro passo para entender os indivíduos e as suas visões, proporcionando um panorama completo do seu trabalho. Mas os processos não precisam sempre ser tão formais.

A integração de processos formais com outros mais informais, como caixas de sugestões, ou mesmo estarem de portas abertas para receber ideias e feedbacks dos empregados é importante para que a comunicação seja mais transparente.

Aproveitando a employee experience para potencializar a produtividade do time

 

Melhores interações e relações no ambiente de trabalho, não apenas entre colegas do mesmo nível, mas também com todos na empresa, em geral, podem influenciar diretamente o comportamento e produtividade de cada indivíduo.

Por isso é importante que as empresas cultivem certas características como:

– Cultive as relações baseadas em confiança e respeito

Esses dois pilares definem e sustentam a relação entre os empregados e a empresa. É a partir do reconhecimento de que não há duas pessoas iguais, e de que todos merecem um tratamento humanizado, diferenciado e adequado às suas necessidades, que se constroem a confiança e o respeito mútuo, de maneira a que possam realizar o seu trabalho da melhor forma.

Ter um ambiente seguro para troca de ideias e atitudes que mostram que a empresa se preocupa, também, com o bem estar de seus empregados é fundamental. Isso faz com que as relações sejam menos pautadas no medo, melhorando consideravelmente o clima organizacional.

Quando este ambiente se mostra favorável e receptivo, mais difícil é também de haver uma alta taxa de turnover.

– Seja transparente na comunicação

Já sentiu que você não sabia por que estava trabalhando? Qual o objetivo das atividades que são executadas, ou que os processos não parecem fazer sentido?

Esse é um ponto importante a ser tratado. A empresa deve comunicar e alinhar sempre suas expectativas com seus empregados, e também deixar sempre claros os objetivos da companhia ao adotar determinadas atitudes. E sempre deixe claras as prioridades do time, e a delegação de tarefas.

Acontecendo esse alinhamento, evita-se que a famosa “rádio peão” tome o papel de comunicação interna da companhia, podendo trazer a tona opiniões errôneas e desinformação.

Como a empresa possui indicadores de produtividade definidos e alinhados com os objetivos da companhia, uma ferramenta interessante e que garante transparência em parte da comunicação, são painéis de Gestão à Vista. Eles facilitam que os próprios empregados visualizem o desempenho dos processos que estão inseridos, e assim possam ajudar a realizar os ajustes necessários para que os resultados sejam melhorados.

– Realize processos de feedback

Dar feedbacks para colaboradores muitas vezes pode ser um desafio para a gestão que não foi treinada para fazê-lo.

Por isso é preciso que seja feito de forma clara, humanizada, e compreensiva, para que a pessoa possa tirar dúvidas e evitar quaisquer mal-entendidos.

Mas, é importante que esses processos sejam realizados como mão dupla. É preciso que a empresa também esteja aberta a receber feedbacks que partam de seus empregados. Eles são as pessoas que mais possuem contato com os processos e seus conhecimentos tácitos são muito importantes e suas vivências com certeza afetam a produtividade individual e empresarial.

– Cruze os dados com as percepções

Ao observar que algum indicador de determinado processo não está seguindo a tendência desejada, é importante escutar as opiniões dos gestores e também dos empregados inseridos no mesmo.

Só assim é possível tomar decisões mais assertivas, como realocar um empregado de determinada atividade, verificar se as ferramentas disponibilizadas são realmente adequadas, ou ainda a decisão de crescer o time para que haja um aumento na produtividade. É possível identificar, também, oportunidades de realocação de pessoas, e necessidade de treinamentos.

– Reconheça os esforços e as conquistas

Uma das maiores dores de empregados dentro de uma empresa, é que seus esforços muitas vezes parecem passar despercebidos pelos gestores e RH.

Mas com o estabelecimento de uma comunicação mais efetiva, é importante que a cultura organizacional vivida diariamente leve em conta que os empregados devem ser reconhecidos por seus esforços, mesmo que o resultado ainda não seja o esperado.

– Admita seus erros

Como parte de uma comunicação transparente, é importante que a empresa também reconheça quando comete algum erro. Esses erros, normalmente, afetam não apenas aqueles que estão nos níveis mais altos da empresa, como diretores e gerentes, mas todos que fazem parte da companhia. Assim, é preciso que todos tenham conhecimento das reais situações e necessidades para, inclusive, ajudar a superar quaisquer dificuldades que possam surgir.

 

Como a tecnologia pode ajudar a melhorar a produtividade dos colaboradores?

 

Além de muitas vezes ser pensada no contexto de máquinas em linhas de produção, a tecnologia pode ser utilizada das mais diferentes formas para melhorar a produtividade em uma empresa.

Pensando na experiência do colaborador, é possível utilizar sistemas baseados em inteligência artificial para automatizar algumas tarefas rotineiras que estariam tomando muito tempo dos empregados, de forma que os mesmos possam, então, se dedicar às atividades em que sua atenção será realmente melhor aproveitada.

Além disso, empregados que trabalham de forma conectada, podem realizar seus trabalhos de forma conjunta, mesmo não estando fisicamente no mesmo ambiente. A utilização de equipes de trabalho remoto têm sido uma tendência, e pode ter suas atividades gerenciadas, também, através de plataformas digitais.

Plataformas digitais podem também ser utilizadas para monitorar os indicadores de produtividade, através de entradas automáticas de dispositivos conectados ou por inputs realizados pelos próprios empregados através de aparelhos móveis, por exemplo. Assim fica fácil ter uma visão sistêmica da companhia, e envolver os empregados de forma que todos participem.

A Novidá tem soluções que auxiliam em todos os aspectos acima. Com sua plataforma em nuvem, alimentada por sensores plug and play que utilizam conceitos de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial, e desenvolvida para integrar conceitos de melhoria de produtividade operacional baseadas na filosofia lean. Assim, é possível realizar análises automáticas sobre a execução das atividades, contando também com um sistema interativo de feedback e reconhecimento dos empregados, melhorando seu engajamento.

Para conhecer mais sobre a plataforma da Novidá, visite a nossa página!

 

 

 

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