Blog

Geolocalização Indoor: Conheça as aplicações

Geolocalização Indoor: Conheça as aplicações

Se seu objetivo é otimizar operações, reduzir custos, garantir segurança e ganhar uma boa vantagem competitiva no mercado, vale a pena entender os benefícios da geolocalização indoor.

Sua principal missão é possibilitar o acesso, em tempo real, à localização de máquinas, ativos e pessoas que você queira monitorar para que, com base no cruzamento e análise de dados, sua equipe tome decisões estratégicas e possa implementar a cultura lean e de melhoria contínua.

Para entrar em funcionamento, a geolocalização indoor se utiliza da Internet das Coisas e das RTLSbeacons, WiFi, ZigBee e outros protocolos -, o que torna o sistema bastante flexível e adaptável para os mais diversos ambientes e necessidades.

Embora possa estar presente em praticamente qualquer aplicação, listamos as principais para mostrar quais as vantagens da tecnologia e como elas podem ser úteis no dia a dia.

Confira!

 

 

Onde aplicar a geolocalização indoor?

 

Indústria

Se seu objetivo é rastrear pessoas, o monitoramento possibilita realocar equipes, enviar comandos em tempo real ao chão de fábrica e garantir a segurança dos colaboradores com um checklist automatizado contendo todas as informações necessárias para que eles saibam exatamente como realizar uma tarefa.

Além disso, você estará por dentro de toda a movimentação de materiais e máquinas, podendo traçar rotas estratégicas e mais eficientes para que a operação seja otimizada.

 

Hospitais

Uma das grandes vantagens aqui é a redução de custos com materiais extras. Por exemplo: um eletrocardiograma é um equipamento móvel muito caro, mas fundamental para hospitais. Por estar cada hora em um andar, é de difícil localização e requer cópias.

Com a possibilidade de rastreá-lo, você reduz custos e diminui significativamente o tempo de espera para consegui-lo em uma situação de emergência, já que saberá, em tempo real, onde a máquina estará.

Além disso, com a tecnologia, sua equipe consegue identificar as jornadas dos pacientes, entender em quais ambientes a demanda por recursos físicos e humanos é maior e onde estão localizados os principais gargalos.

 

Logística

Uma das áreas mais importantes para o bom desenvolvimento da empresa! Na logística, a geolocalização pode facilitar muito o trabalho e permitir que oportunidades sejam identificadas.

Você pode, por exemplo, rastrear um caminhão e saber exatamente quando ele chega e sai. Ou então monitorar equipamentos de movimentação interna, como empilhadeiras, e otimizar suas rotas.

A tecnologia também possibilita que as operações sejam realizadas com maior qualidade e eficiência, desde a acuracidade do inventário até a distribuição de tarefas entre os funcionários.

 

 

Facilities

Ficou surpreso? Pois é, a geolocalização também pode ajudar – e muito – no gerenciamento das operações de facilities.

Isso porque você terá controle total de tudo que acontece e poderá designar recursos de acordo com as demandas, além de controlar todas as equipes, desde manutenção até limpeza.

Aqui, é uma boa ideia também investir no monitoramento de staff para saber quando cada funcionário chegou ou saiu do cliente, melhorando sua gestão de pessoas.

 

Como a Novidá pode te ajudar?

Com apenas alguns exemplos, já foi possível notar como a geolocalização pode gerar vantagens significativas dentro do negócio e otimizar as operações de forma holística.

Para te ajudar a abraçar essa tecnologia, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor de precisão, funcionando a base de diferentes protocolos e garantindo segurança, praticidade e flexibilidade.

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Clique aqui e descubra como podemos te ajudar!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil