É de extrema importância para o êxito de uma empresa que todos os funcionários que para ela trabalham sintam-se pertencentes àquele local. A companhia irá gerar valor para seus proprietários e acionistas na medida em que também gere benefícios e, em especial, bem-estar a seus colaboradores.
Trata-se de um objetivo passível de ser atingido de diversas formas.
A valorização da mão-de-obra da empresa é uma iniciativa que tem de partir da direção da companhia. Este é um exemplo clássico de ação que deve vir do topo para a base da organização.
A preocupação em levar adiante o reconhecimento profissional dos colaboradores é uma medida humanista a ser adotada. Temos aqui algo que transcende o aspecto profissional: proporcionar bem-estar a outras pessoas é uma atitude civilizatória.
Mas tal atitude adquire ainda maior importância quando se dá via reconhecimento profissional dos colaboradores da organização.
Via de regra, o principal efeito de tal reconhecimento é o aumento da produtividade da empresa. Ressaltar as melhores características de seus funcionários os fará perceber o quanto a ação deles se traduz, de fato, em crescimento da receita e dos lucros da organização.
Há, com efeito, um poder presente no reconhecimento profissional dos colaboradores. Este poder se expressa na forma de uma empresa:
A) Mais dinâmica;
B) Dona de uma presença mais forte no mercado;
C) Capaz de absorver e tornar suas clientes as melhores companhias do setor onde atua;
D) Capaz de converter em recursos, em receita e lucros, a boa imagem da qual desfruta.
Este último ponto em especial, o que fala sobre a boa imagem da empresa, merece uma reflexão em particular.
Toda companhia pode e deve, na medida de suas possibilidades, investir em marketing. Trata-se de algo extremamente importante a ser feito – e por um bom motivo: o prestígio que uma companhia desfruta no mercado é, talvez, seu maior patrimônio.
Ativos físicos (fábricas e equipamentos, por exemplo) são importantes, mas de nada adiantam se os produtos que confeccionam não tiverem valor devido a uma possível fama negativa que a companhia carregue, justa ou injustamente.
E é aí que entra uma das faces mais brilhantes do poder do reconhecimento profissional para seus colaboradores: funcionários satisfeitos fazem e divulgam um bom nome para a companhia no mercado (ainda mais que a propaganda – embora esta não possa ser descartada enquanto elemento de qualquer estratégia empresarial de sucesso).
Os stakeholders internos (ou seja, os colaboradores da empresa) espalham uma boa reputação para a companhia da forma mais eficiente que se conhece.
A divulgação espontânea feita por eles das vantagens de se trabalhar para determinada corporação, do bom clima empresarial que lá existe, acarretam uma gama enorme de vantagens para a organização.
Por exemplo: devido à boa fama de uma empresa, os melhores funcionários disponíveis no mercado passam a desejar trabalhar para a mesma. Captação e manutenção de talentos é um dos fatores que mais contribuem para o sucesso de qualquer organização. Nenhuma empresa tem uma estatura maior do que a que tem seus funcionários, figurativamente falando.
A alta produtividade, é claro, é outra grande vantagem da qual desfrutam as melhores companhias – ou seja, aquelas que melhor conferem reconhecimento profissional para seus colaboradores.
Funcionários satisfeitos geram mais riqueza para a organização. Isto é um fato. Ao se sentirem valorizados, retribuem (às vezes, até de forma inconsciente) aumentando a já citada produtividade. Isto não quer dizer, apenas, trabalhar mais; quer dizer produzir mais a partir de uma mesma quantidade de tempo e esforço dedicados.
É preciso ter em mente, também, que o absenteísmo (ou seja, as faltas contínuas ao trabalho) são um mal do qual pouco ou nada padecem empresas que dão a seus colaboradores um máximo de reconhecimento profissional.
Se, nos dias de hoje, a falta de empenho em gerar resultados por parte de seus funcionários são um grande problema para várias organizações, o reconhecimento e o enaltecimento do conjunto dos funcionários da empresa são um bom caminho para que se escape disto.
Motivado, cada colaborador em caráter individual, e todos em caráter coletivo, irão entregar o melhor de si para a companhia – sabendo que obterão dela, em troca, a devida consideração pelos esforços prestados e pelo talento que possuem e usam visando o sucesso e o crescimento da empresa da qual fazem parte.