Blog

SAT, RAT e FAP: Como se adequar?

SAT, RAT e FAP: Como se adequar?

Conhecer bem as obrigações contábeis da empresa é importante para não ser pego de surpresa com multas ou gastos desnecessários. Um conceito importante é o SAT – Seguro de Acidente de Trabalho.

Ele é o ponto de partida para se calcular o FAP – Fator Acidentário de Prevenção. Está perdido em meio a essas siglas ou faz confusão entre elas? Nesse artigo vamos explicar o significado de cada uma delas.

 

 

O que é SAT e (RAT)?

Se um colaborador sofre um acidente durante sua jornada de trabalho, ele tem direito a receber um valor do governo. Essa contribuição é chamada de SAT (Seguro de Acidente de Trabalho).

Porém, para formar um fundo para conseguir pagar o trabalhador acidentado, a Previdência cobra uma “taxa” – algo muito próximo ao que as seguradoras fazem. Quem deve pagar essa taxa – compulsoriamente – são as empresas.

Esse pagamento é chamado de adicional de SAT, ou RAT (Riscos Ambientais do Trabalho). A alíquota da contribuição para o RAT varia de acordo com a atividade da empresa. Se ela é considerada de risco mínimo, a alíquota é de 1%. Já atividades de risco médio correspondem a 2%. Por fim, atividades de risco graves tem alíquota de 3%.

Essa porcentagem é referente ao total da folha de pagamento. No Anexo V do Decreto 6.957/2009 estão relacionados os graus de riscos de cada atividade.

 

O que é FAP?

O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) “bonifica” ou “pune” as empresas de acordo com os acidentes de trabalho ocorridos em determinado período.

Trata-se de um multiplicador que vai de 0,5 a 2 aplicados sobre a alíquota do RAT. Por essa metodologia, as empresas que registrarem maior número de acidentes pagam mais. Porém, se a empresa não registrar nenhum acidente, ela é premiada com redução de 50% da alíquota do RAT, já que o menor multiplicador é de 0,5.

O cálculo do FAP pode ser feito aqui.

 

Qual a relação com o E-social?

Desde 2019, todas as informações referentes aos colaboradores devem ser lançadas no eSocial. Dentre elas estão o RAT, além das informações que serão utilizadas para o cálculo do RAT.

Portanto, o registro correto no E-social precisa ser feito para evitar divergências na Previdência Social e na Receita Federal.

 

 

Evite acidentes e pague somente o necessário com a Novidá

A Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização indoor que pode ajudar sua empresa a diminuir acidentes e ter mais controle sobre as atividades de seus funcionários.

Usando smartphones, beacons e sensores, monitoramos a movimentação dos colaboradores durante sua jornada produtiva. Assim, é possível receber alertas automáticos quando um funcionário entrar em alguma área de risco, por exemplo.

Além disso, computando tempos e movimentos de forma automática, o gestor consegue saber exatamente quais colaboradores executaram atividades de maior ou menor risco. O que contribui para o preenchimento correto das informações de RAT.

Empresas como Gerdau, Boticário e FCA já testaram nossa solução e tiveram bons resultados. Quer saber mais sobre nossa plataforma e conhecer seus benefícios? Baixe nossos cases de sucesso!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil