x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

Blog

Capacidade Instalada: O que é e como calcular?

Capacidade Instalada

Em um mundo cada vez mais competitivo a busca por maior produtividade é frequente em qualquer empresa. Uma das estratégias para ser mais eficiente é melhorar o aproveitamento da capacidade instalada. Ou seja, utilizar o máximo possível dos seus recursos da fábrica.

 

O que é Capacidade Instalada?

De forma geral é possível definir a capacidade instalada como o nível de atividade produtiva dentro de uma indústria (ou outro local), sempre em relação ao potencial máximo de produção daquela fábrica.

Esse métrica é apresentada em porcentagem e é usada para avaliar se a capacidade de produção está alta o suficiente. Isso é fundamental para propor medidas de melhoria e tomar decisões mais assertivas.

Assim, medir esse dado ajuda a empresa a definir se ela está produzindo em plena capacidade ou se parte dos seus recursos não estão sendo aproveitados. Essa informação também ajuda a entender o nível de competitividade do negócio e sua relação diante da concorrência.

Por fim, é importante mensurar a capacidade instalada para ter mais controle sobre sua operação e conseguir integrar diferentes equipes.

 

Como calcular a Capacidade Instalada?

Para chegar nesse número mágico e descobrir o potencial de produção do seu negócio, você precisa seguir os seguintes passos:

 

Calcule a produção por hora

Analise com base nos seus registros ou em observações futuras, quantas unidades do seu produto que são fabricadas em uma hora. Se estivermos falando de produtos muito pequenos, é possível fazer esse cálculo em minutos.

 

Calcule o tempo produtivo

Em seguida, você deve cruzar o dado obtido no passo interior com a carga horária da sua operação. Por exemplo, se você produz 1000 itens por hora e sua indústria opera 16h por dia, então são 16 mil itens no tempo produtivo.

Com esse dado você já começa a tirar alguns insights interessantes, porque é possível encontrar bases de comparação e entender se você está produzindo uma quantidade razoável de unidades na jornada de trabalho.

 

*Interrupções obrigatórias

É importante tirar desse cálculo as interrupções que você sabe que acontecerão na operação: ainda seguindo o exemplo acima, é provável que a indústria não opere 16h ininterruptamente. Então é importante tirar dessa conta intervalos de almoço, tempo médio de parada que a linha de produção tem para manutenção, entre outras interrupções.

 

Calcule sua eficiência

Agora você já tem em mãos a quantidade de produtos que sua fábrica pode produzir usando o máximo de potencial. Mas será que você está realmente aproveitando todos os seus recursos? Calcule quantas unidades do seu produto são produzidas diariamente e divida pelo número encontrado anteriormente.

Finalmente você encontrará sua capacidade instalada. Dessa forma, conseguirá identificar quanto ainda pode otimizar sua operação.

 

Como a Novidá ajuda a aumentar a capacidade instalada?

Imagine que você fez todos esses cálculos e descobriu que está usando 60% da sua capacidade produtiva. Como você pode otimizar seu negócio para aumentar esse número?

O grande segredo é identificar onde estão os principais gargalos da sua empresa. Encontrar em quais etapas você ainda está gerando desperdícios e eliminá-los. Porém, sabemos que isso não é uma tarefa fácil.

É por isso que a Novidá desenvolveu uma sistema de tracking de pessoas que acompanha a movimentação dos colaboradores durante suas jornadas de trabalho. Dessa forma, o gestor calcula tempos e movimentos, analisa o tempo de execução de cada atividade e consegue entender em quais etapas há necessidade de melhorias.

Aplicamos essa solução em empresas como Gerdau, Boticário, FCA e conseguimos proporcionar grandes melhorias de produtividade. Baixe nossos cases de sucesso e entenda melhor como funciona nossa plataforma!

QUE TAL TESTAR AGORA?

Entenda como nosso sitema funciona na prática! Receba o produto em sua empresa e comece a usar!

TESTE AGORA

Agende uma conversa agora

Quer entender melhor como funciona a solução? Faça uma avaliação gratuita e veja como podemos ajudar sua empresa!



voltar ao topo