Blog

Cost Deployment: Como colocar em prática?

Cost Deployment: Como colocar em prática?

Quem trabalha no setor industrial está constantemente a procura de ferramentas e filosofias para reduzir desperdícios e maximizar a produtividade. Um dos métodos mais conhecidos para esse objetivo é o World Class Manufacturing (WCM), que traz um conjunto de técnicas de gestão baseados na filosofia lean.

Um dos pilares mais importante do WCM é o Cost Deployment. Por meio dessa metodologia, é possível dimensionar custos de perdas e, a partir daí, definir estratégias de melhoria para reduzir os desperdícios.

 

 

O que é Cost Deployment?

Cost Deployment, ou Desdobramento de Custos, é um método para unificar diferentes áreas que precisam de melhorias e mensurar os resultados de ações práticas tomadas para diminuir esses desperdícios.

Trata-se de uma ferramenta que permite classificar de maneira sistemática tudo aquilo que não tem valor agregado ou que gerou algum tipo de desperdício. Dessa forma, o Cost Deployment permite transformar as perdas em custos, quantificando em medidas físicas (horas, kwh, unidades, etc).

 

As matrizes do Cost Deployment

Para começar a aplicar de fato o desdobramento de custos, é preciso traçar as sete matrizes que compõem a sua essência:

1- Localização das Perdas (Matriz A)

2- Identificação das Perdas (Matriz B)

3- Valorização das Perdas (Matriz C)

4- Definição da Metodologia para eliminar perdas (Matriz D)

5- Custo/Benefício (Matriz E)

6- Plano de Ação (Matriz F)

7- Ligação entre Projetos e Budget (Matriz G)

 

Essa matriz vai orientar os projetos de melhoria contínua, permitindo identificar e quantificar as perdas e criar um plano de ação.

Vale frisar que, nesse contexto, “perdas” e “desperdícios” têm significados diferentes. O primeiro se refere a uma “entrada” não utilizada. É um trabalho que adiciona custo, porém não agrega valor. Para ilustrar, pense em um balde furado recebendo água de uma torneira. Provavelmente você nunca conseguirá enchê-lo e, portanto, terá uma perda.

Já o desperdício é a utilização excessiva de recursos de entrada para obter uma saída. No mesmo exemplo do balde, pense agora que ele está transbordando porque a quantidade de água é maior do que o balde pode fornecer.

 

CTABlog_Lean_Gerdau

 

7 Passos para aplicação do Cost Deployment

Com a matriz traçada, é a hora de começar a de fato tomar as decisões. Para isso, a lógica de percurso do Cost Deployment tem 7 passos. Nos quatro primeiros são feitos a identificação e o entendimento das perdas. No 5 e 6, é traçado um planejamento para a melhoria dos processos. E o último diz respeito ao acompanhamento dos resultados:

1- Identificação de Custos – Todos os custos da fábrica devem ser relatados aqui, identificando sua composição e estrutura. A partir disso, cria-se uma meta para a redução desses custos.

2- Identificação de Perdas – A partir da Matriz A, as perdas devem ser identificadas qualitativa e quantitativamente, analisando em que processos elas ocorrem.

3- Perdas Casuais e Resultantes – Separar e identificar a relação entre perdas casuais e resultantes (análise da Matriz B)

4- Cálculo das Perdas – Atuando na Matriz C, é preciso dimensionar todas as perdas, transformando-as em causas originais de custos.

5- Escolha de Métodos – Aqui é a hora de selecionar as metodologias (a partir do WCM) para remover as causas que estão gerando as perdas identificadas. Também deve-se estabelecer prioridades nesse plano (Matriz D)

6- Estimativa de Custos – É a hora de formular na prática um plano de ação (Matriz E), estimando custos para a melhoria dos processos e redução das perdas.

7- Implementação do Plano – Enfim, os planos de melhoria são estabelecidos e implementados, colhendo resultados e voltando ao passo 4 para recomeçar o processo.

 

Como a Novidá auxilia na implementação do Cost Deployment?

Conforme a metodologia do Cost Deployment, identificar as perdas dentro da operação é um dos primeiros passos para a otimização de processos. No entanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil. Por exemplo, como saber quantas horas seus colaboradores de fato perdem em determinada tarefa?

Com a plataforma de geolocalização indoor da Novidá você pode ter essa resposta! Por meio de beacons, smartphones e sensores, monitoramos a movimentação de funcionários dentro do seu ambiente de trabalho.

Dessa forma, você consegue medir tempos e movimentos, verificar como é a rotina produtiva dos colaboradores, identificar gargalos e reduzir desperdícios.

Baixe gratuitamente nossos cases de sucesso e veja como empresas como Gerdau, FCA e Boticário já melhoraram a eficiência operacional de suas equipes!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil