Novo Ergonomia Industrial – Ofereça qualidade no trabalho
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

Ergonomia Industrial – Ofereça qualidade no trabalho

Ergonomia Industrial – Ofereça qualidade no trabalho

Não é raro que o número de horas que um profissional passa no trabalho seja parecido com o tempo que ele passa em casa. Sendo assim, é fundamental que o ambiente corporativo ofereça conforto, qualidade e saúde para sua integridade física.

Preocupar-se com a ergonomia no trabalho é fundamental para essa missão. Hoje já existem normas e técnicas que, além de garantir as condições básicas ao colaborador, ainda são essenciais para aumentar a produtividade na empresa. No ambiente fabril, essa preocupação é ainda maior, já que diversos riscos estão envolvidos ali. Por isso, a ergonomia industrial é uma das preocupações mais importantes para gestores do setor

 

O que é Ergonomia?

De forma geral, a ergonomia é o estudo que organiza o trabalho a fim de torna-lo compatível com as características físicas e psíquicas do homem. Isso significa que seus especialistas vão analisar as atividades desenvolvidas, o perfil dos colaboradores e avaliar quais são os riscos de saúde física e mental que eles estão expostos.

Todo esse conceito também está regulamentado na NR-17, criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e organizações trabalhistas, de modo que as empresas, por lei, precisam estabelecer parâmetros mínimos de conforto e segurança aos seus colaboradores.

Uma das exigências da norma é que a empresa realize a “Análise Ergonômica do Trabalho” (AET), que é um levantamento completo para prevenir riscos no ambiente de trabalho que vão desde à má postura até ventilação insuficiente, por exemplo.

Embora tudo isso seja documentado e obrigatório por lei, é importante que gestores percebam que a AET está diretamente relacionada à qualidade dos colaboradores e, consequentemente, ao seu desempenho. Ou seja, a própria organização vai tirar bons resultados dessa prática.

 

Benefícios da Ergonomia no trabalho

 

Valorize o trabalho dos colaboradores

Ao se preocupar com a ergonomia no trabalho, você oferece um ambiente muito mais propício aos funcionários. Isso vai motivá-los e fazer com que eles se sintam mais dispostos a cumprir suas funções.

Além disso, o fato do colaborador estar confortável em seu ambiente de trabalho e perceber que a empresa se preocupa com sua saúde é mais um fator para engajá-lo e melhorar o relacionamento com sua equipe.

 

Previna problemas e reduza o absenteísmo

Diversas doenças e problemas podem surgir em um ambiente de trabalho que não se preocupa com ergonomia. Dores musculares, enxaquecas e LER (Lesão por Esforço Repetitivo) são algumas das principais.

Ao oferecer melhores condições, você diminui esse risco e, por consequência, reduz também o número de faltas e afastamentos. Isso evitará grandes prejuízos que a empresa poderia ter se não tivesse tomado as ações corretas de prevenção.

 

Aumente a Produtividade

Já é comprovado que o investimento em ergonomia resulta em aumento de produtividade. Em alguns casos, simples ajustes como iluminação ou ventilação já podem ter retornos expressivos, inclusive.

Se isso já faz diferença, dá para imaginar as consequências de um ambiente todo remodelado e pensado em cada detalhe da ergonomia no trabalho, certo?

 

Ergonomia industrial: por que ficar atento?

A indústria é um dos principais ambientes onde a preocupação com a ergonomia precisa entrar em cena. Afinal, esse é um local com muitos trabalhadores, geralmente executando atividades repetitivas e que envolvem pelo menos algum desgaste físico.

Durante o fordismo, os empresários não tinham essa preocupação e, com o passar dos anos, diagnosticou-se que muitas doenças e dores dos trabalhadores estavam relacionadas aos maus hábitos ligados à ergonomia.

Hoje, existem duas estratégias que podem ajudar a diminuir problemas relacionados a ergonomia na indústria: as pausas e os rodízios.

Os intervalos de interjornada e intrajornada regulamentam pausas obrigatórias que o colaborador deve fazer durante o trabalho. Além do almoço e do intervalo entre um dia e outro, trabalhos específicos que tenham desgastes físicos pedem outras pausas ao longo do dia. Mais do que implementar essas pausas, é essencial garantir que os funcionários de fato estão cumprindo os intervalos.

Os rodízios de função, por sua vez, delimitam a troca de postos de trabalho depois de um certo período. Isso impede que o colaborador realize o mesmo movimento repetitivo em toda sua jornada, reduz o tempo de exposição a uma determinada postura e ainda proporciona menor monotonia aos colaboradores.

Porém, mais uma vez é preciso ter mecanismos que garantam que os rodízios estão sendo executados. Além disso, é importante entender quais postos de trabalho vão rodiziar entre si, até para evitar a sobrecarga de um determinado músculo, por exemplo.

 

Como a Novidá auxilia no controle da ergonomia?

A essa altura você já deve ter entendido que a ergonomia no trabalho e na indústria é essencial para colaboradores e empresa, certo? Porém, uma das grandes dificuldades das organizações é garantir que seus esforços estão sendo cumpridos.

Por exemplo, como ter certeza que as pausas e rodízios são realizados? Essa falta de controle inclusive pode fazer a empresa receber multas, já que não consegue garantir aos órgãos competentes que as normas estão sendo cumpridas.

Diante desse cenário, a Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização indoor, que acompanha a movimentação de colaboradores dentro da organização. Por meio smartphones, beacons ou sensores, é possível identificar a localização de cada funcionário ao longo de sua jornada de trabalho.

Isso permite calcular tempos e movimentos, verificar a correta execução das tarefas e, claro, garantir que os rodízios e pausas estão sendo cumpridos corretamente.

A Solvay foi uma das empresas que testou nossa solução para controle de pausas e teve grandes resultados. Baixe esse case de sucesso gratuitamente aqui.

Faça um diagnóstico

rápido e explore mais como a Novidá pode
eliminar desperdícios na sua empresa

Agende agora
celphone

Entre em contato!

voltar ao topo