Blog

O poder do reconhecimento profissional para seus colaboradores

Veja o poder do reconhecimento profissional para seus colaboradores

É de extrema importância para o êxito de uma empresa que todos os funcionários que para ela trabalham sintam-se pertencentes àquele local. A companhia irá gerar valor para seus proprietários e acionistas na medida em que também gere benefícios e, em especial, bem-estar a seus colaboradores.

Trata-se de um objetivo passível de ser atingido de diversas formas.

A valorização da mão-de-obra da empresa é uma iniciativa que tem de partir da direção da companhia. Este é um exemplo clássico de ação que deve vir do topo para a base da organização.

A preocupação em levar adiante o reconhecimento profissional dos colaboradores é uma medida humanista a ser adotada. Temos aqui algo que transcende o aspecto profissional: proporcionar bem-estar a outras pessoas é uma atitude civilizatória.

Mas tal atitude adquire ainda maior importância quando se dá via reconhecimento profissional dos colaboradores da organização.

Via de regra, o principal efeito de tal reconhecimento é o aumento da produtividade da empresa. Ressaltar as melhores características de seus funcionários os fará perceber o quanto a ação deles se traduz, de fato, em crescimento da receita e dos lucros da organização.

Há, com efeito, um poder presente no reconhecimento profissional dos colaboradores. Este poder se expressa na forma de uma empresa:

A) Mais dinâmica;

B) Dona de uma presença mais forte no mercado;

C) Capaz de absorver e tornar suas clientes as melhores companhias do setor onde atua;

D) Capaz de converter em recursos, em receita e lucros, a boa imagem da qual desfruta.

Este último ponto em especial, o que fala sobre a boa imagem da empresa, merece uma reflexão em particular.

Toda companhia pode e deve, na medida de suas possibilidades, investir em marketing. Trata-se de algo extremamente importante a ser feito – e por um bom motivo: o prestígio que uma companhia desfruta no mercado é, talvez, seu maior patrimônio.

o poder do reconhecimento profissional para seus colaboradores

Ativos físicos (fábricas e equipamentos, por exemplo) são importantes, mas de nada adiantam se os produtos que confeccionam não tiverem valor devido a uma possível fama negativa que a companhia carregue, justa ou injustamente.

E é aí que entra uma das faces mais brilhantes do poder do reconhecimento profissional para seus colaboradores: funcionários satisfeitos fazem e divulgam um bom nome para a companhia no mercado (ainda mais que a propaganda – embora esta não possa ser descartada enquanto elemento de qualquer estratégia empresarial de sucesso).

Os stakeholders internos (ou seja, os colaboradores da empresa) espalham uma boa reputação para a companhia da forma mais eficiente que se conhece. 

A divulgação espontânea feita por eles das vantagens de se trabalhar para determinada corporação, do bom clima empresarial que lá existe, acarretam uma gama enorme de vantagens para a organização.

Por exemplo: devido à boa fama de uma empresa, os melhores funcionários disponíveis no mercado passam a desejar trabalhar para a mesma. Captação e manutenção de talentos é um dos fatores que mais contribuem para o sucesso de qualquer organização. Nenhuma empresa tem uma estatura maior do que a que tem seus funcionários, figurativamente falando.

A alta produtividade, é claro, é outra grande vantagem da qual desfrutam as melhores companhias – ou seja, aquelas que melhor conferem reconhecimento profissional para seus colaboradores.

jornada do operador enxuto

Funcionários satisfeitos geram mais riqueza para a organização. Isto é um fato. Ao se sentirem valorizados, retribuem (às vezes, até de forma inconsciente) aumentando a já citada produtividade. Isto não quer dizer, apenas, trabalhar mais; quer dizer produzir mais a partir de uma mesma quantidade de tempo e esforço dedicados.

É preciso ter em mente, também, que o absenteísmo (ou seja, as faltas contínuas ao trabalho) são um mal do qual pouco ou nada padecem empresas que dão a seus colaboradores um máximo de reconhecimento profissional.

Se, nos dias de hoje, a falta de empenho em gerar resultados por parte de seus funcionários são um grande problema para várias organizações, o reconhecimento e o enaltecimento do conjunto dos funcionários da empresa são um bom caminho para que se escape disto.

Motivado, cada colaborador em caráter individual, e todos em caráter coletivo, irão entregar o melhor de si para a companhia – sabendo que obterão dela, em troca, a devida consideração pelos esforços prestados e pelo talento que possuem e usam visando o sucesso e o crescimento da empresa da qual fazem parte.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil