Blog

PCP (Planejamento e Controle de Produção): o que você precisa saber!

Planejamento e Controle de Produção

Imagine uma indústria que não tenha processos organizados, definidos e justificados. O layout da planta foi escolhido de modo aleatório, ninguém sabe exatamente o tempo adequado de cada operação e não há um passo a passo claro. É impossível acreditar que um negócio desse tipo possa alcançar o sucesso, certo? É por isso que foi criado o PCP (Planejamento e Controle de Produção).

Trata-se de um processo para ajudar no gerenciamento das atividades de produção. É por meio dele que todos os recursos operacionais serão definidos. O PCP envolve funções de planejamento (o que será produzido e com que recursos), programação (definição de recursos e sequência entre os fluxos) e controle (monitoramento e correção de desvios).

Portanto, o grande objetivo aqui é facilitar as práticas de planejamento e padronização de produtos para criar um fluxo de trabalho visando obter melhores resultados. Dessa forma, com a implementação de um planejamento bem estruturado, a tendência é aumentar a eficiência, reduzir desperdícios e diminuir os gargalos da produção.

 

Etapas do Planejamento e Controle de Produção (PCP)

 

O PCP envolve diversas atividades que podem variar de empresa para empresa. Porém, existe uma estrutura de etapas de produção que geralmente estão presente em todas as indústrias:

 

Previsão da Demanda

Basicamente, é estimar o quanto a empresa deve vender para calcular a demanda de produção, materiais e recursos humanos. Trata-se de um planejamento com resultados tanto a curto prazo (quando falamos em questão de estoque, por exemplo), quanto a médio e longo prazo (se analisarmos o desenvolvimento de novos produtos, por exemplo).

 

Planejamento da Capacidade de Produção

Com a previsão de demanda a longo prazo definida, determina-se a necessidade de aumentar ou diminuir a capacidade para atender a demanda. Por exemplo, se a previsão foi de acelerar a produção e desenvolver novos produtos, será necessário adquirir novas matérias-primas e máquinas para cumprir o planejamento.

 

Planejamento Agregado da Produção

É nessa etapa que são definidas as principais estratégias que vão guiar o planejamento da produção. Decisões relacionadas ao volume de produção, contratação (ou demissão) de funcionários, horas extras, contratos com parceiros, etc.

Trata-se de um plano a longo prazo (geralmente anual), onde as informações de demanda e capacidade norteiam a tomada de decisão.

 

Planejamento Mestre da Produção

É a operacionalização das estratégias definidas para curto prazo, em um período definido. Ou seja, nesta fase os recursos são direcionados para produzir a quantidade necessária para cumprir a demanda de um determinado período. Como trata-se de um ciclo menor, os itens e quantidades são delimitados com um grau de detalhamento maior do que no planejamento agregado.

 

Programação Detalhada da Produção

Está relacionada às atividades desenvolvidas diretamente no chão de fábrica. Podemos dividir essa etapa em subcategorias:

 

Administração de Materiais: Planejamento da quantidade exata de materiais, gestão de estoque, definição do número de produtos por lote, entre outras atividades

Sequenciamento das ordens de produção: Definição da sequência de processos buscando maior eficiência das máquinas e minimizando atrasos.

Emissão das ordens de produção: Documentação necessária para iniciar as operações

 

Controle de Produção

É a última etapa do processo, onde temos o acompanhamento e a mensuração dos processos que foram colocados em prática nas fases anteriores. O objetivo é verificar o desempenho da produção e fazer os ajustes necessários.

A ideia aqui também é acumular os dados e criar uma base maior para tomar decisões futuras e, ao começar um novo ciclo, ter um ponto de partida mais direcionado. Nesse sentido, é importante definir previamente quais serão os indicadores de desempenho que serão analisados.

 

Quais são as principais vantagens do PCP?

Mas afinal, que benefícios práticos a sua empresa ganha com a adoção de boas práticas no PCP? Listamos algumas das principais vantagens:

 

Padronização e Organização

Com o planejamento da produção, a ideia é ter uma operação com processos padronizados. Todos na linha de produção saberão o que precisa ser feito e de que forma essas atividades devem ser executadas. Assim, o nível de organização da sua fábrica tende a ser muito alto, o que é fundamental para ter melhores resultados e visualizar mais facilmente quais são os principais gargalos que ainda existem.

 

Monitoramento de atividades

Como já vimos, o controle de produção se refere ao acompanhamento e mensuração de tudo aquilo que foi planejado. Com processos organizados e metas definidas sobre o que é esperado naquela operação, fica fácil monitorar as atividades do chão de fábrica. Mais do que isso, esse acompanhamento ainda vai gerar ciclos de melhoria contínua para que os processos sejam cada vez mais otimizados

 

Redução de Custos

A aplicação correta do PCP busca diminuir desperdícios, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade dos itens produzidos e otimizar a experiência dos colaboradores. Tudo isso caminha para uma mesma direção: o aumento da lucratividade da empresa e a redução de custos.

 

Setores Envolvidos

Como você deve ter percebido, o esse é um processo que permeia diferentes áreas da fábrica. Engenharia, Compras e Estoque talvez sejam os protagonistas, mas é muito importante que outros setores participem das decisões e do planejamento.

Afinal, o Planejamento e Controle de Produção deve colaborar para a integração entre as áreas de produção e vendas, equilibrando processos internos (que busquem sempre a eficiência) e externo (que façam a ligação com o mercado).

Dessa forma, o setor de vendas deve participar ativamente do PCP. Até porque, como já dissemos, a previsão da demanda é a primeira etapa desse processo. Esses profissionais também participam de decisões sobre quantidade de produtos e capacidade.

O RH também deve estar envolvido nessa estratégia. Afinal, é necessário determinar quantas pessoas devem trabalhar no projeto para cumprir a demanda. O financeiro entra também, principalmente na parte do balanço de estoque, matéria-prima e produto finalizado, para entender se a empresa caminha na direção certa.

Ou seja, toda fábrica precisa estar conectada e participar do Processo e Controle de Produção.

 

 

Ferramentas de suporte

Para colocar tudo isso em prática, é possível utilizar algumas ferramentas de gestão que vão tornar o processo mais intuitivo:

 

Kanban

O Kanban é uma metodologia de gestão à vista que, de forma geral, divide as atividades em “fazer”, “fazendo” e “feito”. O simples ato de separar as tarefas dessa forma em um quadro já ajuda a entender melhor como está o andamento de cada atividade.

Assim, o gestor identifica se os prazos estão sendo cumpridos e onde estão os principais gargalos da produção.

 

Six Sigma

O Six Sigma é uma metodologia que busca representar uma escala de qualidade onde “1-Sigma” é o nível com maior número de defeitos e “6-Sigma” é o padrão ideal, onde a qualidade é garantida.

De forma resumida, é preciso determinar objetivos e metas que a empresa deseja alcançar, mensurar o sistema pela qual a companhia funciona, analisar os processos que ocorrem nesse ambiente e, então, buscar oportunidades de melhoria e controle desses processos.

 

Kaizen

Kaizen significa melhoria contínua, ou seja, trata-se de um processo cíclico, que deve ser constantemente revisado. A ideia pregada é a eliminação de qualquer desperdício, seguindo os conceitos de Lean Manufacturing.

Para isso, os processos que ocorrem na empresa devem ser muito bem estudados, para que alguns padrões possam ser aplicados e para que toda a empresa trabalhe coletivamente em busca de maior eficiência.

 

A tecnologia no Planejamento e Controle de Produção

A Indústria tem passado por grandes transformações nos últimos anos. O conceito de Lean Manufacturing, que tem a eficiência como norte, é cada vez mais difundido. Paralelamente, o avanço na tecnologia está promovendo a digitalização completa do setor, o que chamamos de Indústria 4.0.

E o que isso tem a ver com o PCP? Tudo! Hoje a tecnologia é um grande auxílio para construir uma estratégia de planejamento e controle eficiente. Por exemplo, o uso de um software ERP ajuda a organizar os processos de venda, estoque, produção e até na gestão dos colaboradores.

Mas é possível ir além: e se você pudesse ver em tempo real como cada um dos funcionários se movimenta pela planta? Isso já é possível com sistemas de Internet das Coisas como o da Novidá. Por meio de sensores espalhados pela fábrica, é possível monitorar a rota de cada trabalhador e entender quais processos podem ser otimizados.

É possível também usar sensores para gerir o estoque e analisar a movimentação das máquinas ao longo do dia. Isso pode aumentar a eficiência da operação em até 20%. Entenda melhor como nosso sistema de geolocalização pode ajudar sua empresa.

 

Bônus – Case de Sucesso Novidá & Ornare

A Novidá aplicou sua solução na fábrica de móveis de luxo da Ornare.Usamos nossa tecnologia de geolocalização indoor para entender a movimentação de pessoas na fábrica. Em poucas semanas, já foi possível ter um ganho operacional significativo e reduzir o tempo de rondas presenciais. Baixe nosso case gratuitamente e veja como a tecnologia também pode beneficiar sua empresa.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil