Blog

Planejamento operacional: porque sua empresa precisa ter um

Planejamento operacional é uma derivação de outro tipo de planejamento, o estratégico.

A prática do planejamento operacional já é uma constante nas empresas brasileiras. Nas últimas décadas, a percepção de que não há crescimento sem planejamento se tornou dominante no mundo corporativo nacional.

Esta é uma boa notícia… até porque deve-se levar em conta que, no Brasil, nem sempre foi assim.

A chegada da racionalidade característica do capitalismo e da economia de mercado se deu de forma relativamente tardia no Brasil, por razões históricas.

Isso fez com que muitas empresas surgissem rapidamente no país no fim do séc. XIX e depois disto – mas, em sua maioria, eram empresas organizadas internamente em moldes bastante precários.

Esse estado de coisas se estabelece. A prática desse tipo de planejamento vai se desenvolvendo de forma muito lenta no país, década após década, e só toma impulso a partir dos anos 1990.De algum tempo para cá, porém, enfim o planejamento operacional converte-se em norma a ser seguida e alcançada pelas companhias brasileiras.

É neste ponto que rhtechs como a Novidá assumem um novo e inédito grau de importância no Brasil.

Rhtechs, vale elucidar, é como são chamadas as startups voltadas à otimização da mão de obra de uma empresa. Rhtechs são companhias que aumentam a produtividade de suas empresas-clientes.

Vale, antes de prosseguir, definir em termos exatos o que se entende por planejamento operacional.

Planejamento operacional é uma derivação de outro tipo de planejamento, o estratégico. 

Ele, o planejamento operacional, tem por alvo transformar os objetivos específicos de cada setor em tarefas reduzidas e executáveis. Por vezes o planejamento operacional é também conhecido como plano de trabalho.

A divisão de grandes problemas – complexos em decorrência, em grande medida, justamente de seu enorme porte – em uma série de pequenos problemas facilmente solucionáveis acaba por levar, ao fim, à solução do problema maior que afligia a empresa.

Esta é uma das técnicas usadas em se tratando de planejamento operacional. Há, porém, várias outras.

Planejamento operacional: suas características (e porque sua empresa precisa ter um)

Os melhores planejamentos operacionais são aqueles que trabalham com os processos internos do negócio e com os recursos já disponíveis dentro dos mesmos. Ou seja, eles lidam com aquilo que a empresa já possui dentro de si; organizam os desarranjos internos da organização e os convertem em arranjos produtivos.

Tendo um planejamento operacional eficaz, uma companhia, de qualquer setor, é capaz de fazer com que suas metas se convertam em um fluxo de orientações e ações coerentes.

Justamente devido a tal motivo faz sentido que um planejamento operacional seja feito antes do início das operações da empresa. Nem sempre é possível assim agir, é verdade; mas é sempre desejável, preferível, que a coisas ocorram nesta ordem.

É claro: não ter tido e oportunidade de fazer um planejamento operacional prévia não é razão, de forma nenhuma, para que não se faça um planejamento operacional das atividades de sua companhia, mesmo que a posteriori.

Tal medida é necessária ao bom e rápido crescimento da receita e da lucratividade da empresa, estando ela ou não no começo de suas atividades.

Planejamento operacional

Uma considerável vantagem de se ter um eficaz planejamento operacional é que o mesmo possibilita que vejamos potenciais funis que estejam prestes a fazer a empresa parar de crescer (ou que já o estejam fazendo).

A contínua melhoria dos processos internos de um empreendimento, característica dos bons planejamentos operacionais feitos e implementados, traz justamente tal melhoria, o que só redunda em benefícios à empresa.

Um bom planejamento na operação, em suma, revigora sua companhia ao prepará-la para ações as quais podem ser aplicadas visando o cumprimento de metas já determinadas e acordadas com todos os stakeholders, internos e externos.

Há alguns itens importantes a serem destacados, quando se trata de tal assunto:

  1. O planejamento operacional é feito por uma unidade da empresa, um departamento da mesma. Cada campo da companhia deverá determinar como irá apoiar e contribuir com os demais campos para o planejamento estratégico que visa o futuro do negócio;
  2. O planeamento das operações tem seu próprio tempo de maturação. E cada um deles o tem de forma diferente de todos os demais planejamentos operacionais. O mais comum é pensarmos em um planejamento operacional focado nos próximos 3 a 5 anos de operação da companhia. Mas pode-se, em virtude de uma urgência surgida, até mesmo realizar um planejamento operacional para os próximos meses, apenas. Ele será provisório, é claro. Uma vez que se tenha chegado ao seu término, deve-se retomar o planejamento de logo prazo;
  3. São os gestores de nível médio, em geral, os que fazem o planejamento operacional de seus departamentos. Eles são quem melhor conhece a realidade daquele local e daquele ambiente.Por outro lado, diretores e CEOs precisam fazer o planejamento estratégico da companhia (uma tarefa mais ampla e complexa);
  4. Realizar esse tipo de planejamento não sai de graça – há um custo envolvido aí. O capital intelectual para tanto, como todo e qualquer outro capital, precisa ser remunerado. Mas de onde vêm as reservas que cubram os custos do planejamento operacional? Resposta: vêm do orçamento que se destina a cada departamento da organização.

Vale lembrar, por fim: a própria definição de planejamento operacional contém, dentro de si, a ideia de bem definir a operacionalidade de determinado setor de uma empresa.

E não há maneira melhor de fazê-lo do que definindo, a todo momento, onde está cada colaborador da companhia, de onde ele está vindo, para onde se dirige e com qual propósito.

O mesmo vale para os equipamentos móveis da empresa (por exemplo, empilhadeiras e pequenos caminhões).

A Novidá tem a capacidade de fornecer exatamente tais informações – e, portanto, ter a Novidá ao seu lado é uma extraordinária maneira de realizar um bom planejamento operacional para sua companhia.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil