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Gestão Organizacional: Como implementar?

Gestão Organizacional: Como implementar?

Não importa qual seja o ramo de uma empresa, ela precisa ter processos organizados e fluxos de informação muito bem definidos se deseja alcançar bons resultados. Assim, é fundamental criar uma boa estratégia e definir objetivos claros.

A gestão organizacional é justamente o fio condutor que vai guiar toda essa estratégia. Por meio dela, a organização vai conduzir processos e recursos para criar um bom ambiente colaborativo e atingir as metas esperadas pela companhia.

 

O que é gestão organizacional?

Por ser um tema muito amplo, sua definição também é bastante abrangente: a gestão organizacional é o conjunto de atividades que envolve planejamento e organização de processos e recursos humanos para produzir resultados positivos e atingir metas estipuladas.

Ou seja, estamos falando de um conjunto de práticas relacionadas à administração de um negócio em busca de maior eficiência operacional. Com um mercado cada vez mais competitivo, é muito importante que toda empresa tenha planejamento e processos muito bem estruturados para não perder espaço para os concorrentes.

Assim, uma boa gestão organizacional busca a melhoria contínua dos processos internos, caminhando sempre em busca de melhores resultados. Quando esse processo é construído de forma correta, a tendência é ter um ambiente mais agradável aos colaboradores, maior integração entre as equipes, melhor qualidade no produto/serviço prestado e, consequentemente, melhores resultados para a companhia. Ou seja: todo mundo sai ganhando!

 

Ações Práticas da Gestão Organizacional

Mas afinal, como tirar tudo isso do papel e implementar a gestão organizacional na empresa? Separamos algumas dicas práticas do que um gestor deve fazer para melhorar seus processos internos

 

Crie uma cultura organizacional

Se você não tem uma cultura bem definida na sua empresa, talvez esse seja o primeiro passo a se trabalhar antes de buscar outras melhorias específicas. Afinal, se você quer que todos os colaboradores estejam remando para o mesmo lado, o primeiro ponto a se definir é qual “lado” é esse, certo?

Portanto, tenha missão, visão e valores muito claros dentro da organização. Mais do que isso, repasse essas ideologias para seus colaboradores. Todos os funcionários precisam entender o que é a empresa, quais são seus objetivos, por que ela existe e quais são os valores que a orientam.

Por fim, lembre-se que são os líderes e gestores que devem ser os primeiros a colocarem em prática os valores definidos. Se eles não passarem esse exemplo, dificilmente os colaboradores vão entender qual é a cultura da empresa.

 

Foque no planejamento estratégico

Nenhum processo dentro de uma companhia deve ser feito por acaso ou sem nenhum padrão. Por isso é fundamental ter um planejamento estratégico, fazer um mapeamento de processos e “desenhar” como a empresa deve funcionar.

Esse plano deve ser revisto periodicamente, afinal, certamente a organização deve passar por mudanças constantes. Garantir que as atividades estejam ocorrendo conforme o planejado, facilita na criação de padrões de qualidade e até na avaliação de desempenho dos colaboradores. Tudo isso será fundamental para identificar gargalos e criar planos de melhoria.

 

Utilize métricas reais

Mensurar tudo que acontece dentro da sua operação é essencial para entender se suas estratégias estão dando bons resultados. Já existem tecnologias que ajudam a fazer esse monitoramento e levantar diferentes tipos de informação.

O essencial é se basear em dados reais sobre seu negócio e saber interpretá-los para tomar as decisões corretas. Se você se basear apenas na sua intuição, certamente terá problemas nas mudanças que implementar.

 

Faça avaliações constantes

É importante entender que todo esse processo trata-se de um ciclo contínuo, como um PDCA. Ou seja, depois de planejar, executar, mensurar e analisar, você entenderá o que está ou não dando certo dentro do planejamento estratégico e começará a executar novas ações.

Com as rápidas mudanças de cenário no mundo moderno, quem ficar parado certamente será ultrapassado. Gestores precisam a todo tempo rever seus processos, conhecer novas tecnologias, experimentar metodologias inovadoras e se adaptar aos novos desafios.

 

Como a Novidá auxilia na Gestão Organizacional

A Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização indoor que auxilia na gestão de equipes operacionais. Por meio de sensores IoT, beacons e smartphones, monitoramos a movimentação de colaboradores ao longo de suas jornadas produtivas.

Assim, é possível coletar dados de execução de tarefas, tempos e movimentos, localização de recursos e muito mais. Isso permite melhorar a gestão organizacional, já que você terá muito mais informações sobre o que acontece de fato na sua empresa, visualiza mais facilmente os gargalos produtivos e pode tomar decisões em tempo real.

Grandes empresas como Gerdau, FCA e Boticário já testaram nossa solução e tiveram melhorias significativas da gestão operacional. Baixe gratuitamente nossos cases de sucesso e veja como sua empresa também pode se beneficiar!

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