blog

PDCA: Aplique hoje mesmo, sem mistérios!

PDCA: Aplique hoje mesmo, sem mistérios!

A grande maioria das fábricas, empresas e organizações por todo o mundo buscam a melhoria e a evolução dos seus produtos e serviços, garantindo mais clientes e consequentemente um lucro maior. Com esse desafio, o PDCA é uma ótima forma de quebrar com a estagnação das empresas e disponibilizar um ambiente de melhoria contínua utilizando um ciclo claro para visualização e execução de atividades.

Assim, as palavras em inglês Plan, Do, Check e Act – que criam a sigla do PDCA – simbolizam a aplicação de todo um ciclo que visa principalmente definir objetivos e metas, controlando a sua execução e medindo o sucesso. Ter exemplos práticos dessa aplicação é uma etapa fundamental para entender o poder da metodologia e conseguir uma gestão de processos mais ágil e eficaz. 

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba um pouco mais sobre o PDCA, assim como alguns exemplos práticos para visualizar os benefícios desta metodologia.

 

 

O que significa o PDCA?

 

De forma objetiva, o ciclo do PDCA é uma metodologia gerencial para melhorar a tomada de decisão em qualquer ambiente, permitindo assim que as metas definidas de crescimento e evolução do negócio sejam atingidas. A sua própria resiliência em formatos práticos e para qualquer tipo de magnitude de projeto contribuíram para o seu desenvolvimento, se transformando numa metodologia popular e que entrega ótimos resultados quando aplicada corretamente.

A própria sigla do PDCA já dá um melhor entendimento do seu significado.

  • Plan, ou a etapa de planejamento. Consiste basicamente em estabelecer metas e identificar o melhor método para alcançar estas metas, elencando pontos importantes para este processo. A identificação do problema, observação de características, análises e a definição de um plano de ação são pontos importantes desta etapa;
  • Do, ou a etapa de execução. Após planejar, chega a hora de executar e aqui as tarefas seguem o que foi determinado na etapa anterior. O importante é coletar todos os dados durante o processo pois servirão de insumo para as próximas etapas;
  • Check, ou a etapa de verificação. A partir da primeira execução ou da etapa Do, verificam-se os dados que foram coletados e os resultados alcançados com as metas que foram definidas na etapa de planejamento, ou Plan;
  • Act, ou a etapa de atuação corretiva. Após a análise dos dados obtidos, é importante atuar no entendimento do cenário e possíveis correções tanto para a conclusão do ciclo quanto para a definição de ações que evitam que possíveis desvios ocorram novamente. Esta etapa inclusive é fundamental no processo, pois pode servir de base para outra rodada do ciclo PDCA.

 

O ciclo PDCA

 

Assim, a aplicação do ciclo contínuo do PDCA em algum processo da empresa permite que a cultura organizacional seja voltada à excelência, identificando qualquer tipo de melhoria. Este modelo é ideal para a cultura de melhoria contínua, fazendo com que todo o negócio seja impulsionado para a evolução dos seus métodos e processos, combatendo a estagnação e a complacência. 

Novos projetos ou processos também podem se beneficiar do ciclo PDCA, uma vez que pode ser aplicado diretamente nos estágios iniciais de implementação. Processos já existentes podem ser monitorados e qualquer tipo de mudança ou adaptação pode ser checada, melhorando a segurança antes de adotar estas ações em todo o cenário de produção.

O gerenciamento de mudanças inclusive é uma etapa que sofre bastante influência positiva do PDCA, permitindo que a inovação e a evolução dos processos seja realizada de forma embasada. A gestão da qualidade é outra área que tem ótimos benefícios da metodologia, permitindo a realização de análises, medições e identificação de qualquer tipo de variação na produção, otimizando a tomada de alguma ação corretiva.

 

Aplicações práticas do PDCA

 

O PDCA tem um cenário diverso para as suas aplicações práticas, atuando desde processos de uma linha de produção até empresas, prestação de serviço e atendimento ao cliente. E dentre esses cenários, uma fábrica pode passar a importância e os impactos positivos que a metodologia consegue entregar para a máxima eficiência e melhoria contínua nos processos.

Para exemplificar ainda mais a aplicação prática do PDCA, pode-se visualizar uma empresa que fabrica determinado produto e atende clientes de diversos segmentos. A sua linha de produção sofre com constantes paradas de máquinas e o time de manutenção também tem que lidar com a instalação e setup de máquinas novas no local. 

 

CTABlog_AutomaçãoIndustrial_Experimente

 

O ciclo PDCA numa fábrica

 

Entrando um pouco mais no cenário abordado, percebeu-se que algumas dessas falhas e paradas de máquina poderiam ocorrer devido a algum tipo de mudança no processo de fabricação. Isso impactava inclusive num índice de 40% de tempo de produtividade que a máquina não estava operando, problema latente e que influenciava negativamente em todo o resultado da empresa.

Este índice foi descrito seguindo o cálculo de tempo total de paradas dividido pelo tempo disponível para a operação. Esta fórmula é conhecida pela indústria como um ótimo indicador para visualizar a produtividade da planta como um todo, podendo ser calculado até para cada máquina separadamente. Para exemplificar, pode-se abordar o ciclo PDCA diretamente na forma de resolução do problema.

 

Etapa Plan

A primeira etapa ou Plan seria ideal para determinamos o problema principal ou o foco da aplicação da metodologia. A identificação do problema e observação das suas características demonstra que a disposição do time de manutenção na planta de produção não era a ideal, principalmente ao atender diversas demandas diferentes para equipamentos novos.

 

Etapa Do

Na etapa de execução ou Do, é a hora de executar algumas tarefas que foram identificadas na etapa anterior como possíveis correções para o problema principal. Ótimos exemplos de soluções executadas seriam a melhora da disponibilidade do time de manutenção pela planta de produção e até a utilização da tecnologia de rastreamento em tempo real.

Além disso, cada colaborador poderia ter um conjunto de ferramentas ideais para solucionar os problemas e podem compartilhar conhecimentos básicos de manutenção para os operadores. 

 

Etapa Check

Para a etapa de verificação ou Check, deve ser calculado novamente os índices utilizados na etapa de planejamento e na identificação do problema – no exemplo anterior, o índice de parada de máquina. Outro ponto importante é que o ciclo PDCA pode ser aplicado somente em uma linha de produção, servindo como um piloto inicial para gestão.

Assim, outros indicadores ainda podem ser gerados e comparados em tempo real com a mesma linha de produção ou com locais diferentes da fábrica. Isso permite uma visualização ainda melhor do potencial de ganhos e benefícios da metodologia.

 

Etapa Act

A etapa de revisão ou Act, permite que possíveis atuações corretivas sejam tomadas após a verificação dos indicadores e das melhorias percebidas após o ciclo. Um ótimo exemplo seria a percepção de outros tipos de problema após uma atuação específica – no nosso caso, como os trabalhadores do time de manutenção que param de atender as demandas da área para realizar a instalação de máquinas novas.

Outro ponto importante é a percepção de melhora na produtividade e o incentivo ao clima de melhoria contínua, fazendo com que a própria cultura organizacional seja voltada para a identificação de problemas, atuação e eficiência operacional. Indo além, consegue-se assim manter o ciclo do PDCA vivo na empresa, sempre identificando pontos de evolução e otimização do negócio.

 

 

Saiba mais!

 

A Novidá é o parceiro ideal para o seu negócio e possui a melhor solução de tecnologia para a sua empresa conseguir visualizar as informações importantes da operação e otimizar a tomada de decisão. Ao acompanhar a localização dos colaboradores e equipamentos móveis dentro do ambiente de trabalho em tempo real, auxilia as empresas a transformar a gestão de processos ao aplicar a tecnologia. 

Entre em contato com o nosso time de especialistas e conheça mais sobre a solução de tecnologia da Novidá e como ela pode revolucionar a tomada de decisão do seu negócio!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil